Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

spider_man_vfx_breakdown

VFX Breadown: O Espetacular Homem-Aranha 2

No filme o Espetacular Homem-Aranha 2, dirigido por Marc Webb, Peter Parker enfrenta Electro, um gerador elétrico vivo. Para criar as cenas para esta sequência do filme, foram feitos alguns estudos com dublês e inúmeros cálculos para que se chegasse o mais próximo possível da física real. As equipes de CG utilizaram estas informações como referência para desenvolver novos movimentos e adicionar detalhes como, por exemplo, a reação das roupas ao vento.

spider_man_003

Outro detalhe que preocupou as equipes de pós-produção do filme foi a iluminação do personagem. A referência utilizada foi a iluminação observada nos quadrinhos do super-herói, onde se pode ver uma luz bastante dramática e os contornos de cada um dos músculos do homen-aranha. Pra isso, foram criados modelos diferentes e ferramentas que possibilitaram adicionar as reações dos músculos às animações.

spider_man_006

Separamos alguns breakdowns criados pela MPC e Sony Pictures Imageworks. Vejam só.

 

MPC The Amazing Spider-Man 2 VFX breakdown

Neste Breakdown da MPC, vemos os passos de várias cenas do filme. Por exemplo, a cena em que Max é atacado por enguias elétricas geneticamente modificadas, transformando-o em Electro. Vejam o trabalho de CG por trás do que se vê no rosto do personagem.

Music: “Put on the Suit” by Nicolas Techer

The Amazing Spider-Man 2 Animation – Sony Pictures Imageworks

Neste Breakdown, David Schaub narra a construção das animações do herói. Você vai ver que para ter certeza da física envolvendo os movimentos do Homem-Aranha, muitas pesquisas foram feitas, inclusive com o desenvolvimento de ferramentas específicas para que o personagem respeitasse a gravidade, por exemplo.

spider_man_001

A inspiração artística veio, como sempre, dos quadrinhos. Muitas das poses que o Homem-Aranha assume nos quadrinhos serviram de referência para a equipe de CG. A iluminação dramática dos quadrinhos também foi buscada nas cenas de O espetacular Homem-Aranha 2, pode-se ver isso nos detalhes dos músculos marcados pela luz.

spider_man_002

Diversas poses extraídas de experiências com dubles serviram para melhorar as nuances dos movimentos dentro do filme, inclusive adicionando novos movimentos ao personagem.

spider_man_005 spider_man_004

Os raios do Electro

spider_man_007

David Smith, supervisor de efeitos digitais, conta quais foram as referências e o trabalho por trás dos raios produzidos por Electro no filme. Dentre as inspirações, estão os raios produzidos pelas bobinas de tesla, bolas de plasma e por tempestades naturais.

spider_man_008

Além disso, a equipe estudou o plasma das nebulosas do espaço para ajudar a construir o visual dos raios do vilão. São 8 camadas sobrepostas que criam os o efeito no filme. Dentre estas camadas, pode-se ver uma que se relaciona ao fato de Electro ter sido criado após o ataque de enguias elétricas, pois assume as cores e algumas das formas de recifes de coral.

spider_man_009

 

The Amazing Spider-Man 2 VFX Behind the Scenes

Nesta sequência de O Espetacular Homem-Aranha, Peter Parker não usa apenas a cidade para se movimentar, mas também para se divertir com os movimentos. Foram exploradas novas formas de se locomover, mostrando novas perspectivas, como por exemplo, a visão de uma espécie de “câmera” presa a cintura do personagem durante seu passeio. Peter usa sua teia para se balançar, arremessar seu corpo bem alto no ar e aproveitar o momento de queda livre até o último instante.


© 2014 Columbia Pictures Industries, Inc. and LSC Film Corporation. All Rights Reserved.

 

Fontes:
The CGBros. YouTube Channel.
The Amazing Spider-Man 2: VFX Breakdown by MPC. CG Meet Up.

Agora é a vez de vocês, o que vocês acharam do filme?

E é isso ai, ótimas ideias a todos.
Adriano Dorow Darosi
adriano_portfolio

breakdownCGComputação GráfiadesenvolvimentoImageworksMPCO Espetacular Homem-AranhapesquisaPós-produçãoThe Amazing Spider-Manvfx

Adriano Dorow Darosi • 23 de julho de 2015


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>