Olá amigos do AEdicas, estamos mais uma vez aqui reunidos para descobrir uma das Coisas que deveríamos usar no After Effects. Na dica de hoje, vamos aprender como transformar um Path, feito com a ferramenta Pen Tool (G), em keyframes da propriedade Position de uma Layer no After Effects.

Este é um recurso fácil de ser utilizado e que poupa tempo na hora de criar animações. Além desse recurso, vamos ver como alinhar a rotação de uma Layer de acordo com esse Path copiado para o Potition, através do recurso Auto-Orient do AE. E não será só isso, nas próximas postagens veremos como é fácil criar a tremida da flecha no momento do impacto com o Alvo e como recriar toda essa composição. Confiram!

O que vocês vão precisar?

  • Adobe After Effects


Criando uma animação em Position através de um Path da ferramenta Pen Tool (G)

Conheceremos como criar uma animação com a ajuda dos recursos Path to Position e Auto-Orient, conseguindo assim criar uma animação como essa:

 

Passo 01

Antes de mais nada precisamos acertar o Anchor Point, para isso usamos a ferramente Pan Behind Tool (Y) disponível no Menu de ferramentas. Com essa ferramenta e a camada na qual aplicaremos o recurso Path to Position selecionadas, mudamos o ponto para onde será o centro de rotação dessa Layer, no meu caso a Comp da Flecha, desenhada no After.

 

Passo 02

Antes de criar um Path, inserimos um sólido preto (Layer>New>Solid) e desativamos ele na Timeline. Então desenhamos com a ferramenta Pen Tool (G) a trajetória que desejamos para nossa Flecha (Layer).

 

Passo 03

A próxima etapa consiste em copiar esse Path para o Position da Layer desejada. Para isso, com o sólido selecionado na Timeline apertamos a tecla M, e aparecerá as máscaras desse sólido, em nosso caso apenas a máscara que corresponde ao Path criado. Selecionamos o Mask Path e copiamos ele com um simples CTRL + C (CMD + C). Abrimos as propriedades da Flecha, selecionamos a Position e colamos (CTRL + V ou CMD + V). Serão criados tantos keyframes quantos forem os pontos criados no Path.

Se acharem que a animação ficou muito lenta, é só aproximar o último keyframe que o do meio irá se movimentar proporcionalmente. Deixei a distância de 15 frames entre o primeiro e o último keyframe.

 

Passo 04

Para alinhar a camada de acordo com o Path, e consequentemente ajustar sua rotação conforme o movimento, é só clicar com o botão direito do Mouse e ir em Transform>Auto-Orient. Na tela aberta, ajustem para Orient along Path.

 

Feito! A flecha terá um movimento de rotação conforme a curvatura do Path que criamos. Para deixar ainda mais bacana, dupliquem essa flecha várias vezes e movam os clones  no keyframe final, criando uma rajada de flechas.

 

Considerações finais

Muito bem, com esta dica vocês acabaram de descobrir um atalho para animar seus objetos. Assim, além de criar máscaras e Paths, para desenhar linhas com Stroke, a ferramenta Pen Tool pode ser usada para desenhar o caminho que seus objetos deverão percorrer na composição. Espero que tenham gostado, nas próximas postagens veremos como fazer a flecha tremer ao se chocar com o Alvo, tudo isso de forma fácil e com uma ferramenta fácil de usar.

 

  • O que acharam do recurso Path to Position? Será útil para seus trabalhos?
  • Já conheciam o recurso Orient Along Path?
  • Já haviam quebrado a cabeça para fazer uma animação como essas no After Effects?

 

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

 

 

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

10 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estude After Effects

curso_motion_001

Assista nossos tutoriais e tenha ótimas ideias!

curva_script

x_particles

Nossos Amigos!

Banner_Oeditor

AEdicas no Vimeo

Acompanhe as novidades do AEdicas