Coisas que você deveria usar no After Effects – Puppet Tool

Olá amigos do AEdicas, hoje descobriremos mais uma das Coisas que deveríamos usar no After Effects. Veremos como utilizar a ferramenta Puppet Pin Tool, utilizada para construir uma espécie de esqueleto no objeto onde é aplicada. Com ela, podemos reproduzir movimentos como os de uma articulação, ideal para animações em bonecos, por exemplo.

Apesar dessa ótima utilidade, não a utilizaremos para isso, vamos usá-la em um projeto mais simples. Continuaremos a animação da flecha da dica anterior, sobre o recurso Path to Position, fazendo a flecha tremer após seu impacto no alvo. Vamos lá.

O que vocês vão precisar?

  • Adobe After Effects

 

Usando a ferramenta Puppet Pin Tool

Na dica anterior, vimos como transformar um Path em keyframes da propriedade Position no After Effects. Agora vamos ver como utilizar a ferramenta Puppet Pin Tool, para tremer nossa flecha com o impacto.

 

Passo 01

Considerando que já temos a animação da flecha pronta, usaremos a ferramenta Puppet Pin Tool a partir do impacto da flecha, ou seja, aos 15 frames da timeline.

 

Passo 02

Selecionamos, então, a ferramenta Puppet Pin Tool do menu de ferramentas. Com essa ferramenta, cliquem na flecha para criar 3 pontos, conforme mostra a imagem abaixo.

 

Passo 03

Agora, experimentem mover o ponto da cauda da flecha para cima. Viram o que acontece? Movendo os pontos, conseguimos distorcer seu desenho. Agora pressionando a tecla U com a camada da flecha selecionada, veremos que o efeito Puppet aplicado e os keyframes de cada um dos pontos que criamos.

 

Passo 04

Pressionando PageDown no teclado, movemos a agulha 2 frames pra frente na timeline. Nesse ponto movemos o Ponto da cauda para cima. Obs.: Caso os pontos tenham desaparecido, basta clicar no Puppet na janela Effects Controls ou nas propriedades da camada na timeline.

 

Passo 05

Mais 2 frames para frente (PageDown 2 vezes) e movemos esse ponto para baixo. Repetimos essas mudanças, para cima e para baixo, até que tenhamos 7 keyframes, sendo que no último keyframe voltamos a flecha para a posição inicial. Importante: para melhorar o movimento, a cada novo keyframe mova o ponto um pouco menos do que o anterior, para simular o movimento de desaceleração da tremida da flecha.

 

Pronto, acabamos de aprender como utilizar a ferramenta Puppet Pin Tool no After Effects.

 

Considerações Finais

O que podemos perceber nessas 02 últimas dicas aqui do Blog, é que diferentes técnicas e recursos são utilizadas para compor uma cena no After Effects. E não apenas isso, mas são várias as formas de completar uma mesma animação, algumas mais fáceis e rápidas e outras nem tanto. No caso da dica de hoje, continuação das dicas do projeto Tiro ao Alvo, aprendemos a usar a ferramenta Puppet Pin Tool do AE. Além dessa aplicação que vimos hoje, essa ferramenta pode ser utilizada para animar personagens desenhados ou até mesmo fotos de seus amigos, enfim, são inúmeras as possibilidades. Por hoje era isso, até a próxima!

  • Gostaram da ferramenta Puppet Tool?
  • O que acharam desta dica, ela foi útil?
Grande abraço e ótimas ideias a todos.

Adriano Dorow Darosi

 

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estude After Effects

curso_motion_001

Assista nossos tutoriais e tenha ótimas ideias!

curva_script

x_particles

Nossos Amigos!

Banner_Oeditor

AEdicas no Vimeo

Acompanhe as novidades do AEdicas