Collect files – reúna todos os arquivos de seu projeto em um única pasta

Olá amigos do AEdicas.com, acredito que a maioria de vocês já deve ter importado arquivos de diferentes partes de seu Computador para dentro do After Effects, não é mesmo? Bom, eu faço isso as vezes. Mas qual o problema disso?

O problema é que o After Effects trabalha apenas com digamos “caminhos” para os arquivos. Assim, todos os arquivos importados continuam em suas pastas originais e, consequentemente, se precisarmos, por exemplo, enviar o projeto para alguém ou formos arquivá-lo em um HD externo ou servidor, os arquivos não estarão todos na mesma pasta e quando abrirmos o projeto, o After Effects não encontrará esses arquivos. Uma tremenda dor de cabeça, não acham? Já perdi algum tempo procurando arquivos por esses motivos. Para que isso não aconteça mais com vocês também, hoje vamos conhecer o recurso Collect Files do After Effects que será a solução definitiva para evitar dores de cabeça no futuro.

O que vocês vão precisar

  • Adobe After Effects.

Usando o recurso Collect Files do After Effects

A primeira coisa que você deverá fazer é abrir um de seus projetos do After Effects, se possível um que tenha vários arquivos. No meu caso vou abrir o projeto de uma vinheta em que usei diversas fotos.

 

Passo 01

Reparem que meu projeto está dividido em diversas pastas e que cada uma delas possui diversas fotos. Considerem que estas fotos estão espalhadas por diversos locais do meu computador. Para juntar todas essas fotos utilizaremos o recurso Collect Files. Esse recurso encontra-se em File>Collect Files…

 

Passo 02

Ao selecionar Collect Files, o After Effects dirá que o projeto precisa ser salvo antes, façam isso. Feito isso, uma outra tela irá aparecer, que é a tela do Collect Files. Nessa tela vocês escolherão a opção All, para que todos os arquivos sejam coletados para a pasta destino. Para escolher a pasta destino basta clicar em Collect…

 

Passo 03

Escolham a pasta para onde os arquivos e o projeto devem ir.

 

Passo 04

Pronto, está feito! Agora basta ir até a pasta para onde mandamos os arquivos do projeto e vê-los todos reunidos em um lugar só.

 

Considerações finais

 

O recurso Collect Files do After Effects é muito útil na hora de arquivar seus projetos feitos no programa, já que você fará com que todos os arquivos importados no projeto sejam copiados para a pasta de destino. Além disso, se você organizar, no After Effects, sua footage em pastas, essa divisão dos arquivos será a mesma na pasta. Não percam mais seus arquivos de vista.

 

  • O que acharam desta dica?
  • Vocês já passaram por situações em que precisavam juntar todos os arquivos para enviar a alguém?
  • Deixem seus comentários, eles são muito importantes.

 

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

26 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estude After Effects

curso_motion_001

Assista nossos tutoriais e tenha ótimas ideias!

curva_script

x_particles

Nossos Amigos!

Banner_Oeditor

AEdicas no Vimeo

Acompanhe as novidades do AEdicas