Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

Como criar um Preset
8

[Dica Rápida] Como criar um preset no After Effects

Olá amigos do AEdicas, aqui vai uma dica bem rápida, Pa-Puf, pra vocês. Imaginem que vocês estão num trabalho onde terão de repetir várias vezes o mesmo tratamento ou animação de texto.

Pode parecer bobagem, mas copiar e colar pode nem sempre ser uma boa opção. E como solucionar isso? Criando um preset, uma configuração pré-definida que ficará salva dentro do After Effects. Vamos ver como fazer isso?

Criando um preset no After Effects

Você pode criar presets de diversas coisas no After Effects, keyframes nas propriedades básicas, efeitos na Janela Effect Controls, efeitos com expressões ou tudo isso junto. Veja no exemplo a seguir, temos 03 efeitos diferentes em uma camada.

Para criar um Preset com estes efeitos e expressão, precisamos selecioná-los, na Timeline ou na Janela Effect Controls. Feito isso, vamos ao menu Animation>Save Animation Preset

Na janela aberta, dê um nome ao Preset e salve.

Pronto, seu preset estará salvo na Janela Effects & Presets e você precisará apenas arrastá-lo para camada sempre que quiser utilizá-lo.

Não limite-se a utilizar esse recurso apenas com efeitos, utilize nas propriedades básicas também, como Scale.

Grande abraço e ótimas ideias a todos

Adriano Dorow Darosi

After EffectsDica RápidaPresetsWorkflow

Adriano Dorow Darosi • 9 de janeiro de 2013


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Bruna 16 de janeiro de 2013 - 11:01 Reply

    E isso fica salvo apenas no projeto, ou no after todo? Se eu mandar esse projeto pra alguém ele consegue usar?

    • Adriano Dorow Darosi 16 de janeiro de 2013 - 12:13 Reply

      Bruna,
      ficará salvo dentro da pasta do After Effects em Documentos (Documentos>Adobe>After Effects CS5.5>User Presets). A pessoa conseguirá abrir sim, sem problemas, mesmo sem o preset instalado, pq o preset apenas carrega as configurações que você definiu. Caso a pessoa queira usar esse preset novamente no Projeto, aí sim vai precisar do arquivo salvo ali na pasta. Então, ou você envia para ela ou a pessoa pode, também, recriá-lo.

  2. Norival 21 de janeiro de 2013 - 11:30 Reply

    Boa tarde, pra quem nunca usou um editor e gostaria de começar editando os filmes caseiros (tenho a filmadora SONY que grava direto no DVD) qual editor que vocês indicaria???

    Anteciosamente
    Norival

    • Adriano Dorow Darosi 23 de janeiro de 2013 - 20:06 Reply

      Norival, se você puder, use o Adobe Premiere, é um ótimo editor na versão CS5.5 que é 64 bit. Como qualquer editor, não é difícil de aprender. Se estiver em um MAC, a melhor opção é o Final Cut e o Premiere.

  3. Américo Armanze 25 de janeiro de 2013 - 9:43 Reply

    caros, sou iniciante no aftereffects, gostaria de saber onde posso baixar templates para facilitar a minha aprendizagem

    • Adriano Dorow Darosi 30 de janeiro de 2013 - 23:56 Reply

      Gratuitos você encontra no http://www.freeaetemplates.com/ e pagos no VideoHive. Aqui no blog estão disponíveis para download os projetos dos tutoriais, é gratuito também. Abraço.

  4. salim 3 de outubro de 2016 - 9:54 Reply

    Adriano bom dia voce poderia tirar uma duvida para mim por favor.
    fiz alguns exemplos no after effects onde tem varios shaps e transiçoes gostraia de aproveitar alguns efeitos deste progeto para aplicar em outro projeto .

    como eu faço isso ?

    • Adriano Dorow Darosi 11 de outubro de 2016 - 11:41 Reply

      Você pode importar esse projeto que fez dentro de outro projeto. Ai você copia e cola. Normalmente, não tem muito mistério, só se tiver feito algo muito complexo, mas deve rolar com um Simples CTRL + C CTRL + V.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>