Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

Destaque

[Dica Rápida] Layer Styles – problemas e soluções no AE

O After Effects possui os mesmos Layer Styles do Photoshop. E para usá-los é muito simples, basta selecionar a opção Editable Layer Styles ao importar um arquivo PSD para o AE ou adicioná-los a layer clicando com o botão direito e em Layer Styles.

Eles são muito úteis e permitem criar diferentes efeitos, porém, eles nem sempre são bem vindos, já que não são muito compatíveis com algumas opções das camadas do AE. Descubra por que e uma forma simples de corrigir esses problemas.

Trazendo os Layer Styles do PS para o AE

01

Quando você importa um arquivo em PSD para o AE, uma tela aparece. Nela, você tem as opções Import Kind: Footage, Composition e Composition – Retain Layer Sizes. A opção de importar os Layers Styles está disponível apenas nas opções Composition. Para trazer os Layer Styles para o AE, basta deixar selecionada a opção Editable Layer Styles.

02

Problemas que acontecem usando os Layer styles

A primeira situação onde você não poderá contar com o uso dos Layer Styles no AE é em composições com layers em 3D. Isso porque as camadas respeitarão apenas sua posição na lista da timeline e não a posição em Z que estão. Por exemplo, você joga a 1ª camada da timeline bem para trás em Z, ela continuará sobrepondo as outras. Vejam que a camada selecionada está com o valor 1492 em Z,mesmo assim, continua sobre a textura de fundo que também está em 3D. Na teoria, ela deveria estar escondida atrás das outras.

03

Outra situação em que os Layer Styles apresentam problemas, é ao ativar a opção de Motion Blur dessas camadas. Nesse caso, os Layer Styles são aplicados por cima do efeito de motion blur e visualmente não ficará legal. Repare como o motion blur não afeta os drop shadows ou bevels do botão.

04

Por fim, layer styles ativados significam mais utilização de processamento, consequentemente, um projeto mais pesado, demorando mais para ser renderizado.

 

O que fazer quando é preciso utilizar os Layer Styles?

Nos dois primeiros casos a solução é muito simples, basta criar uma preComp (botão direito na layer>Pre-Compose) para os elementos com layer styles e deixar a opção Move all atributes into the new composition ativada. Agora, na composição principal você pode utilizar as opções 3D e Motion Blur sem problemas.

05

 

 

Agora é com vocês…

Algum de vocês já se deparou com alguma dessas situações descritas acima? Que outras problemas vocês tiveram com AE e foi difícil encontrar uma solução? 

 

Ótimas ideias a todos.

Adriano Dorow Darosi

Dica RápidaDica rápida After Effects

Adriano Dorow Darosi • 3 de novembro de 2013


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>