Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

VideoHive
10

Templates do After Effects no VideoHive

Os templates ou modelos são comuns em diferentes áreas, seja em cartões de visita, anúncios gráficos ou websites. Existem diversos sites especializados em templates nessas áreas, principalmente, os que vendem imagens (fotos) para trabalhos em Design Gráfico ou Websites. Dentre os principais atrativos destes sites, estão a variedade de materiais e o baixo custo, já que muitas e muitas vezes não existe muita verba para os trabalhos, não é verdade?

No caso do Motion Graphics não é diferente. Você pode encontrar inúmeros projetos e cenas prontas pela web. Seja para trabalhos ou para seu aprendizado. Um dos principais sites dirigidos a essa prática é o VideoHive que abriga uma vasta gama de projetos, principalmente, de After Effects, prontos para serem utilizados. Além disso, o site oferece algumas cenas para compra. Tanto as cenas quanto os projetos são oferecidos sob a licença conhecida como Royalty Free, ou seja, você adquire o projeto e a possibilidade de utilizá-lo por quanto tempo quiser, quantas vezes quiser e onde quiser, respeitando, é claro, as regras de uso do material.

Sobre o VideoHive

envato_4_large

VideoHive é um site, que pertence a rede Envato, e oferece materiais Royalty-Free onde por apenas alguns dólares você pode adquirir Cenas, Motion Graphics, Menus de DVD e Arquivos de Projetos. O site precifica os trabalhos de acordo com a complexidade e a qualidade do arquivo. Mas o VideoHive não é apenas um lugar para encontrar projetos prontos, é também uma comunidade, onde você fala com os autores, comenta os itens e assiste aos portfólios de inúmeros profissionais.

Como usar o VideoHive

Seguem os passos, quem preferir tem um vídeo explicando como começar a usar o VideoHive.

  • 1º Passo – Acesse o VideoHive utilizando o link – [button color=blue url=http://videohive.net/?ref=AEdicas]VideoHive[/button]

01

  • 2º Passo – Faça uma busca por projetos que você achar interessantes para seu trabalho ou que tenham algo que queira aprender como foi feito. Antes de criar uma conta no site, tente encontrar o que você quer ou precisa, dê uma olhada também nos mais populares – Start Browsing (Comece a procurar) e Popular Files (Arquivos Populares). Observe que existem diversas categorias no site.

02_

  • 3º Passo – Existem diferentes categorias de projetos do After Effects.

03_

04_

  • 4º Passo – Depois de dar uma olhada no site e ver algum projeto interessante, abra o projeto e clique no botão Purchase.

05_

07_

  • 5º Passo – Crie uma conta no site (Create Account) preenchendo todos os dados solicitados. – Username (nome de usuário), Password (senha), Confirm Password (confirme a senha), e-mail, Full Name (Nome Completo), digite também as palavras na imagem.

08_

 

09_

 

  • 6º Passo – Você receberá um e-mail para confirmar a criação de sua conta.

10_

  • 7º Passo – Faça um depósito de crédito Pré-Pago (Buy with Prepaid Credit) na sua conta do VideoHive ou Compre na hora (Buy Now). Em ambas as opções, você poderá pagar utilizando o PayPal. No caso do Depósito Pré-Pago, você pode escolher depositar mais dinheiro na sua conta do VideHive e com isso comprar outros projetos (os créditos no site expiram em 01 ano). No caso do Compre Agora, você paga apenas pelo projeto selecionado e há um acréscimo de $2 (dois dólares) no valor de cada projeto comprado.

11_

  • 8º Passo – Creio que a melhor opção seja Buy with Prepaid Credit, assim você poderá escolher o valor para depositar de acordo com o valor do projeto.

12_

 

13_

  • 9º Passo – Baixe o projeto imediatamente e comece a personalizá-lo.
  • 10º Passo – Para ver suas compras no VideoHive acesse a sessão Downloads do seu Perfil. Aqui você pode fazer novamente o download do projeto. Lembrando que o projeto estará disponível tanto tempo quanto ele estiver no banco de dados do VideHive. O site tem a política de analisar os projetos periodicamente e excluir aqueles que não forem mais interessantes ao VideoHive.

14_

15_

 

Assista ao vídeo de como comprar o seu projeto

 

Gostou? Acesse o VideoHive e comece a aprender ou trabalhar com projetos Royalty Free. Clique no Link e aproveite.

[button color=blue url=http://videohive.net/?ref=AEdicas]VideoHive[/button]

 

Vantagens e Desvantagens

Ao falar do VideoHive e da compra de projetos em geral, não podemos desconsiderar algumas questões essenciais. Sem entrar nos méritos do que é melhor ou pior para o mercado, vamos aos pontos positivos e negativos de utilizar o site.

Vantagens:

  • Existe uma grande variedade de projetos de After Effects, Motion Graphics e cenas.
  • O custo dos projetos é relativamente baixo.
  • O uso dos projetos prontos economiza tempo de produção.
  • É possível comprar projetos para aprender como alguns efeitos ou plug-ins são utilizados.

Desvantagens:

  • Você não será o único a utilizar o projeto, ele não será exclusivo (a não ser que compre uma licença estendida).
  • Você não poderá colocar esse trabalho em seu portfólio.
  • Alguns projetos são difíceis para modificar a estrutura (a não ser que você simplesmente queira mudar as fotos ou vídeos).

 

Considerações finais

O VideoHive é mais uma forma de completar alguns trabalhos ou aprender com projetos diferentes e muitas vezes bem complexos. Usar ou não, acredito que cada um deva decidir o que melhor suprirá as necessidades de cada trabalho. O site está aí e pode ser utilizado de diversas maneiras. É claro, sempre será melhor produzir os trabalhos do zero, tudo com originalidade e seguindo o estilo de cada um.

 

O AEdicas quer saber

Acredito que a este post caiba acrescer algumas discussões:

  • O que você pensa sobre o uso de templates na área gráfica, seja para Motion Graphics ou Websites, por exemplo?
  • Em termos financeiros, será que sites como esse sejam a solução para atender clientes sem a verba necessária?
  • Você faz ou já fez uso desse tipo de recurso?

 

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

Adriano Dorow Darosi

After EffectsMotion GraphicsTemplatesVideoHive

Adriano Dorow Darosi • 5 de julho de 2013


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Geison 12 de setembro de 2013 - 9:45 Reply

    Olá Adriano, primeiramente obrigado pela explicação simples e direta.
    Possuo uma verba MUITO reduzida para manter meu site bonito e funcional.
    Quero melhorá-lo e estou buscando criar vídeos bonitos para colocar lá e chamar atenção para o meu trabalho.
    Vídeos explicando o que faço, como faço… Enfim… Quero fazer diversos vídeos cada um com uma temática diferente, além de vídeos com gravações minhas explicando sobre temas que julgo ser interessante.
    pois bem… Entrei para o mundo VídeoHive e percebi que somente já tendo uma noção de After Effects, Cinema 4D (entre os outros) para se editar as imagens, não é mesmo?
    Você poderia montar um tutorial mostrando somente como alterar os textos e imagens em um template que não quero alterar muito?
    Quero MUITO fazer minha introdução dos vídeos de forma simples e bonita, mas uma empresa chegou a me cobrar R$ 1000,00 para uma abertura de 10 SEGUNDOS!!!
    Muito obrigado e aguardo seu contato.

    • Adriano Dorow Darosi 16 de setembro de 2013 - 21:37 Reply

      Olá Geison, realmente o VideoHive é a saída quando não se tem muito dinheiro a investir. Pois é, vinhetas em 3D e After Effects, podem chegar a este valor com certeza, depende muito daquilo que se quer. Bem, no VideoHive, normalmente, os templates tem um tutorial junto com eles, ou pelo menos, algum arquivo falando sobre como alterar o projeto. Tente saber se o projeto tem um tutorial que vem junto com ele pq cada um desses projetos é diferente. Abraço.

  2. Fernando 12 de setembro de 2013 - 13:54 Reply

    Olá,pessoal.

    Para clientes domésticos (casamentos, festas infantis e tal) acho que talvez seja interessante utilizar templates, sim… Mas quando os trabalhos são para empresas (principalmente broadcast), acredito que a originalidade seja fundamental.

    Eu costumo pesquisar templates interessantes e me inspirar neles para produzir minhas próprias animações. Acho que às vezes, o fato de não comprar o projeto e não saber quais as técnicas utilizadas pode ser um exercício até maior, pois eu fico tentando reproduzir os mesmos resultados através de outros caminhos.

    Por escolha pessoal, nunca comprei um template, mas não condeno quem compra. Orçamento e deadline às vezes são decisivos nas nossas escolhas.

    Abraço a todos e ótimas produções!

    • Adriano Dorow Darosi 16 de setembro de 2013 - 21:55 Reply

      Obrigado por colocar sua opinião Fernando! Acredito que este seja o pensamento que devemos ter, com certeza. Particularmente, também prefiro utilizar projetos originais, ainda mais quando sabemos que é isso que o cliente quer. Vale acrescentar que quando se vai comprar um projeto do VideoHive para um cliente, deve-se deixar bem claro que não será algo original e o cliente deve saber disso. Isso tem que ser bem acertado com o cliente, para evitar problemas posteriores. O cliente deve saber pelo que está pagando, simples assim.

  3. Foxtel Channel [V] - Identidade e Rebrand 2013 | Dicas e Tutoriais de After Effects
  4. Abertura da novela Meu Pedacinho de Chão | Dicas e Tutoriais de After Effects
  5. Lelo MArchi 15 de julho de 2014 - 14:07 Reply

    Olá… o site é mesmo muito bom, só é ruim um lance que ainda não entendi ao certo, e talvez possa me ajudar.
    Quero uma abertura para ser padrão de nossa empresa nos vídeos que faremos (eventos sociais e alguns documentários etnográficos). Gostaria de saber se poderemos compartilhar na internet os videos que produzimos com a abertura comprada no videohive… e ainda, se poderemos comercializar nosso material com a mesma abertura.
    Fico no aguardo… Abração.

    • Adriano Dorow Darosi 19 de julho de 2014 - 15:27 Reply

      Lelo, pelo que entendo dos projetos do Videohive, você poderá divulgar 01 vídeo para cada vez que comprar o projeto deles. Sugiro que você leia atentamente a política do serviço deles para se informar melhor.

  6. Rui César Santiago 6 de junho de 2016 - 9:18 Reply

    Olá, Adriano!
    Fiz a compra do videohive no meu cartão de crédito internacional. recebi aqui alguns arquivos. Tentei seguir o tutorial, mas o maximo que consegui foi baixar o logo da ENVATO. Você poderia me dar uma dica de como baixar a intro que eu comprei?

    • Adriano Dorow Darosi 15 de setembro de 2016 - 17:37 Reply

      Posso tentar ajudar sim. Me manda um e-mail aedicas@gmail.com

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>