Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

[Freebie] AEdicas player – aumente o volume e divirta-se com este projeto

Olá amigos do AEdicas.com, aumentem o volume e aproveitem o Freebie que preparamos esta semana. Mais uma vez a música toma conta do Blog e quem estará no controle serão vocês.

Aproveitem para aprender um pouco mais sobre como montar articulações usando as funções de Parent do After Effects e vejam, também, como fizemos para montar o visual do player no Photoshop. Confiram tudo que foi feito para chegar na Composição Final, não percam nenhum detalhe.

O que vocês vão precisar?

  • Adobe After Effects CS5.
  • A fonte Airstream Regular.

Termos e condições dos Freebies do AEdicas.com

O download e uso dos Freebies é gratuito, porém, observem o seguinte:

  1. Deve-se aproveitar os Freebies para aprender as técnicas e recursos utilizados na confecção dos projetos.
  2. Sempre que possível personalizem as Composições antes de utilizá-las em seus projetos profissionais e/ou pessoais.
  3. Os projetos são de autoria do AEdicas e sua comercialização não é permitida.
  4. Ao utilizar os projetos disponibilizados em trabalhos profissionais e/ou pessoais, lembrem-se de citar as fontes deles.
  5. Usem os projetos com sabedoria e criatividade.
  6. Divirtam-se e ajudem a divulgar o trabalho do AEdicas.com.
Ao fazer o download dos projetos você estará concordando com esses Termos e Condições de Uso.

 

AEdicas Player – Confiram as etapas de composição deste projeto

 

Primeira etapa

Para começar o projeto, criei todos os elementos no Photoshop usando diferentes ferramentas, efeitos e layer styles.

Depois de cada um dos elementos estar desenhado, agrupei as partes das peças usando o Convert to Smart Object e nomeei cada uma das Layers para tornar o trabalho de animação mais fácil.

 

Segunda etapa

Depois de tudo desenhado e organizado, chega a hora de importar esse arquivo PSD para o After Effects. Para isso, é preciso lembrar de acertar algumas opções.

Com isso, as camadas do Photoshop estarão agora dentro do After Effects e prontas para serem animadas. Basicamente este projeto tem movimentos apenas nos braços de seleção dos discos. Cada um desses braços possui diferentes segmentos ligados uns aos outros por articulações. Para que esses segmentos sigam um ao outro, utilizamos a função Parent do After Effects e ajustamos o Anchor Point dessas camadas com a ferramenta Pan Behind Tool (Y). O Anchor Point de cada um desses deve ser exatamente na articulação entre eles.

Para que o disco siga os segmentos ele também precisa estar ligado a eles. Mais uma vez utilizamos a função Parent, porém, no momento da saída do braço encontramos um dilema, como fazer para que o disco pare de segui-lo? A solução encontrada neste projeto foi cortar a camada do Disco com CTRL (CMD) + SHIFT + D, criando assim duas camadas uma ligada aos segmentos e outra não. Feito isso, iniciamos a animação com keyframes dos braços de trás para frente, do ponto de corte para o início. Depois, animamos também os movimentos do disco girando. Reparem que cada junção do braço tem seus próprios movimentos.

Então, colocamos os letreiros com um efeito de gradiente (Ramp). Animamos o primeiro e então vamos duplicando, trocando a palavra e colocando cada um deles na sequencia do outro.

 

Terceira Etapa

Montamos então a assinatura com a Logo do AEdicas estilizada e um desfoque no fundo, feito com a ajuda de um Adjustment Layer. Inserimos também o Slogan e utilizamos a técinica do Track Matte.

 

Quarta etapa

Para finalizar utilizo dois Solid Layers com o efeito Fast Blur e posiciono um acima (amarelo) e outro abaixo (azul) com o Bleending Mode em Overlay e a Opacidade em 17%.

 

Download do projeto

Façam o download do projeto e aproveitem para aprender com este Freebie.

Download do Projeto  – Adobe After Effects CS5.(*)

* Ao fazer o download você aceita os Termos e Condições dos Freebies do AEdicas.

 

Considerações finais

E então, gostaram deste Freebie? Espero que sim. Como vocês puderam notar eu descrevi as etapas básicas do projeto, para que vocês pudessem entender tudo o que foi feito. Assim, ao invés de simplesmente baixar o projeto e ter que descobrir o que foi feito sozinhos, vocês já poderão ter uma idéia das técnicas e processos utilizados na confecção dele. Usem esse projeto como preferirem de acordo com os Termos e Condições listados acima.

  • Gostaram dessa forma de apresentar um projeto Freebie? Deem seu feedback para nós.

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

FreebiesTrack MatteVinheta

Adriano Dorow Darosi • 9 de maio de 2012


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>