Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

destaque_scripts
13

05 scripts pra acelerar seu workflow no After Effects

Preparei uma lista com os 05 scripts que mais uso no meu workflow dentro do Adobe After Effects. Desde scripts muito simples como o Shift Layers até o Motion 2 que é cheio de recursos.  A maioria deles, 4 de 5, pode ser adquirido gratuitamente ou você pode escolher o valor que quer pagar por eles. Gostaria de saber de vocês, quais os scripts que vocês mais usam nos seus trabalhos?


Aproveite! Nosso curso de Motion Design com After Effects foi lançado e está demais! Você vai aprender a criar uma intro de 15 segundos e vai praticar em diversos projetos. Saiba mais.

curso_motion_com_after


 

Conheça a lista com os 05 scripts


 

01 – Shift Layers

shiftlayers2

A função do Shift Layers é muito simples, ele acelera a tarefa de sequenciar layers. Vocês conhecem o Sequence Layers do próprio After que ajuda mas sempre demanda alguns preparativos na Comp antes de ser usado. Isso não acontece com este script que com alguns pequenos ajustes facilmente distancia as layers de acordo com o número de frames determinado.


 

02 – Layer Random Shifter

random_shifter

Este script adiciona uma função ao After muito parecida com o que o Shift Layers faz, mas de forma aleatória. Fica mais fácil criar uma variedade diante de layers com um mesmo elemento.


 

03 – True Comp Duplicator

duplicator

O True Comp realiza a tarefa de duplicar composições junto com as PreComps existentes. Por exemplo, imaginem que você aprovou a base da janela de ofertas que está dentro de uma composition cheia de precomps com as infos do VT. Normalmente, você duplicaria essa Comp, depois duplicaria as precomps e, por fim, substituiria as precomps da sua composição principal pelas novas. Muito trabalho não? Com o script basta selecionar a comp, dizer o número de cópias e pronto você tem as cópias necessárias e pode partir para a troca das infos pra cada oferta.


 

04 – Duik

duik

Duik é um dos scripts que sempre quis estudar melhor. Basicamente, ele cria controladores para os bones criados com a ferramenta Puppet. Isso facilita a animação de personagens dentro do After Effects. Com a nova ferramenta da Adobe, precisaremos ver como o mercado irá reagiar a ela pra entender o quanto o Duik será necessário.


 

05 – Motion 2

motion2

Este é um dos scripts que uso, praticamente, em todos os meus jobs. Ele é repleto de funções, dentre elas: controlar as curvas do Graph Editor, renomear layer com increment, ajustar o anchor point de várias layers ao mesmo tempo, faz o overshoot de animações, permite linkar 2 layers com uma linha e muito mais. Este é o único script que você, obrigatoriamente, terá que comprar caso goste dele. Eu recomendo ele (não recebo nada pra falar dele), apesar de que o preço dele subiu para $35 e, com o dólar em disparada, ficou mais difícil conseguir esta ferramenta.


 

Conclusão

Eu, particularmente, gosto muito de utilizar scripts e acho que cada um de vocês deve escolher aqueles que facilitam o seu workflow de acordo com o estilo de trabalho. Se vocês olharem nos meus menus, verão uma série de outros scripts que uso pra me ajudar no dia-a-dia, este foram aqueles que mais usei. Quais os scripts que vocês mais utilizam?

Deixe aqui nos comentários os scripts que você mais usa.

Ótimas ideias a todos.
Adriano Dorow Darosi

adriano_portfolio

05 ScriptsAdobeAdobe After EffectsAescritsAfter EffectsDuikLayer Random ShifterListaMotion 2ScriptsSequence LayersShift LayerTrue Comp DuplicatorWorkflow

Adriano Dorow Darosi • 30 de junho de 2015


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Vitor Andrade 1 de julho de 2015 - 12:07 Reply

    O Motion 2 é sensacional, é provável então que você Adriano tem como referência o Mt Mograph. Se meu inglês fosse um pouquinho melhor eu entenderia mais os conceitos, e não só o que ele faz no tutoriais, você se baseia nos trabalhos dele?

    • Adriano Dorow Darosi 1 de julho de 2015 - 14:03 Reply

      O MT Mograph é um canal muito bom. Sempre que posso assisto alguns dos tutoriais dele, assim como outros, ECA Abrams, EyeDesyn, Pixel Piñata. YouTube está cheio de canais legais ensinando Motion Graphics. Eu adapto algumas técnicas nos trabalhos que faço como freelancer.

  2. William Soares 1 de julho de 2015 - 13:57 Reply

    Essas dicas significam mais grana na conta! hahahah
    a produtividade aumente, a gente pega mais job e ganha mais bufunfa! Aí aproveita e faz uma doação pra galera que criou.

    • Adriano Dorow Darosi 1 de julho de 2015 - 14:03 Reply

      Essa é a ideia! Boa!

  3. MICHELBER DE PAULA SOARES 1 de julho de 2015 - 17:06 Reply

    Qual a diferença do Motion 1.0 para o 2.0?
    Pq eu tenho o 1.0 e ele é grátis

    • Adriano Dorow Darosi 1 de julho de 2015 - 19:33 Reply

      De graça, como? Não sei dizer quais as diferenças, eu comprei na versão 1 e quando recebi a atualização pro 2 é que comecei a usar efetivamente.

  4. Ianh Moll 1 de julho de 2015 - 19:12 Reply

    Adriano, você teria mais canais/sites bons de tutoriais pra indicar? Esses do ECA Abrams, EyeDesyn e Pixel Piñata são sensacionais, não conhecia. E parabéns pelo incrível trabalho, também tenho um canal no youtube de tutoriais e preciso voltar a gravar. Sempre tento buscar novas inspirações sem copiar, você me ajudou muito.

    • Adriano Dorow Darosi 1 de julho de 2015 - 19:34 Reply

      Tem tbm Greyscalegorilla, Videocopilot, Motionworks, Tuts+ Motion Graphics, Bloop Animation.

  5. Gildo Primo 23 de fevereiro de 2016 - 11:36 Reply

    O True Comp eu ainda não tinha testado até então…
    É uma mão na roda e sem ele é um tremendo abacaxi para descascar !!!
    Agente vacila e se ferra nessa operação que extremamente operacional e muito fácil de errar !!!

    Muito bom mesmo a postagem, forte abraço !!!

  6. Elton 1 de fevereiro de 2017 - 9:56 Reply

    Alguém sabe me dizer se colocando muitos scripts o programa pesa ainda mais? (Sim, meu notebook já é meio devagar, mas me faltam verbas! :)

    • Adriano Dorow Darosi 2 de fevereiro de 2017 - 10:36 Reply

      Boa pergunta, nunca senti diferença de desempenho com os vários scripts que tenho aqui.

  7. Victor 7 de junho de 2017 - 14:06 Reply

    Adriano, baixei a nova versão do do Duik (15.5). Acontece que toda vez que tento dar um “Bones” para se criar o controlodor, o controlador é criado no meio da tela, centralizando todos os puppets e distorcendo todo objeto. Preciso que esse controlador seja criado exatamente em cima do puppet, conforme o tutorial. Pode me ajudar? Valeu!

    • Adriano Dorow Darosi 27 de junho de 2017 - 9:59 Reply

      Difícil dizer o que pode estar acontecendo. Precisaria ver o projeto.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>