Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

A magia do som
4

A magia do som # 3º dia – controlando sua animação através do áudio

Olá amigos do aeDicas.com, hoje é o último dia do projeto “A magia do som”, onde aprendemos como controlar um efeito do After Effects através da waveform do áudio, da trilha que selecionamos.

Então, depois de ver como criar um medidor de volumes (usando o efeito Linear Wipe), a animação de uma caixa de som (usando a Scale e o efeito Bulge), vamos finalmente criar a composição final, juntando todas essas partes e fazendo com que elas façam algum sentido para nós. Só para que tudo fique bem claro, vamos ver como criar a composição e como ajustar a câmera para fazer o passeio com a grua sobre o nosso cenário virtual, o ajuste dos outros takes não fará parte desse tutorial. Mas não fiquem tristes, coloquem a mão na massa, ajustem seus próprios takes e deixem o projeto ainda melhor. Vamos ao que mais nos interessa.

 

Veja os tutoriais dessa série

 A Magia do som – 1º dia

A Magia do som – 2º dia

 

O que você vai precisar

Adobe After Effects

Uma trilha de sua escolha

 

Download do projeto

Caso precise, faça o download do projeto e abra para acompanhar melhor esse tutorial.

Download Projeto – After Effects CS5

A trilha que utilizei neste tutorial pode ser encontrada no site www.freeplaymusic.com, o nome dela é “Pregame” e está no Album “Electronic Grooves Vol 2″.

 

Criando a composição final

Acompanhem agora o passo a passo para completar a composição que começamos.

 

Passo 01

Em primeiro lugar vamos começar a montar o telão que aparece ao fundo do cenário. Para isso começamos com uma composição com o seguinte tamanho:  400 x 400. Deixem-a com o nome de “Circulos Cores”. Também copiem de alguma das composições que fizemos anteriormente a Layer “Audio Amplitude” aquela que criamos com a trilha.

 

Passo 02

Feito isso, vamos agora montar uma composição com 03 círculos de cores diferentes. Para isso, criem um sólido (Layer>New>Solid) na cor que preferirem, eu farei um na cor branca que será meu círculo externo. Para criar o círculo basta clicar 02 vezes sobre a ferramenta Elipse Tool, isso deverá criar uma máscara na forma de um círculo perfeito com o maior tamanho possível na Composição.

 

 

 

Passo 03

Criem outro sólido, novamente com a cor que preferirem, o meu será vermelho. Mas dessa vez vamos desenhar com a Elipse Tool na tela da composição. Para isso, clique na Elipse Tool, vá até o centro, segure as teclas Ctrl + Shift (Cmd + Shift), e faça um círculo menor que o primeiro.

 

Passo 04

Agora duplique (Ctrl) esse último círculo, vá em Layer>Solid Settings… e modifique a cor do sólido. Além disso, em Scale deixe o círculo com 50%.

 

Passo 05

O próximo passo é utilizar aquela técnica que aprendemos nos outros 2 tutoriais desta série. Vamos fazer um link entre a Scale do círculo menor e os keyframes da layer Audio Amplitude. Então, segurando a tecla ALT vamos clicar no stopwatch da scale dessa layer. Feito isso, é só multiplicar a expressão criada por: *+30. Assim teremos mais um elemento gráfico para o telão.

 

Passo 06

A composição Círculos está pronta, agora continuando o projeto vamos criar a composição do telão com 900×300, deem o nome dela de “Telão”. Feito isso, insiram a composição Circulos Cores, que acabamos de criar, e dupliquem-a.

 

Passo 07

Muito bem, agora é só ajustar as duas Composições, diminuam elas para que fiquem assim:

Passo 08

Coloquem agora a composição “Medidor de volume animação”, criada no 1º dia. Deixe-a um pouco menor e posicione-a no centro do telão. Por fim, duplique-a 2 vezes, você terá 03 medidores de volume, posicione-os um ao lado do outro, o primeiro no meio, o segundo a esquerda e o terceiro a direita. Dica: lembre-se de desativar o som dessas layers na timeline, ou seu áudio ficará bem alto.

 

Passo 09

Bom, vocês já devem ter reparado que os medidores de volume fazem sempre o mesmo movimento. Para deixar isso um pouco mais aleatório e parecendo que cada um corresponde a uma frequência diferente da trilha, faremos o seguinte: na timeline, deixaremos o inicio de cada um deles em um momento diferente, com uma diferença de frames. Ou seja, o primeiro (do meio) começará junto com a trilha, o segundo (da esquerda) no segundo frame da composição e o terceiro (da direita) no quarto frame, para deixar um pouco mais aleatório. A timeline ficará assim:

 

Passo 10

Só faltam alguns detalhes para finalizar nosso telão. Criem um sólido (Layer>New>Solid…) preto com o tamanho da composição e deixem-o como background. Depois, criem um sólido (Layer>New>Solid…) cinza escuro com o tamanho de 260×300.

 

Passo 11

Nesse sólido insiram o efeito Ramp (Effects>Generate>Ramp), ajustem-o assim:

 

Passo 12

Dupliquem o sólido e coloquem cada um deles em um dos cantos do telão. Deixem-os por baixo dos círculos. Fiz alguns ajustes nos círculos coloridos para que ficassem menores e melhor centralizados dentro dos sólidos.

 

Passo 13

O telão também está pronto, se quiser faça seus próprios ajustes, criem outros elementos gráficos, insiram um strobe light para deixar ele piscando, inventem, tentem. Depois, criem outra composição, agora nossa Composição principal. Agora sim, o tamanho dela será 1280×720 com 20 segundos.

 

Passo 14

Insiram na timeline todos os elementos os quais vamos precisar nessa composição final. A trilha, o telão e as Caixas de Som (duplique-as). Deixei cada uma das layers com uma cor diferente para vocês poderem diferenciá-las na timeline.

 

Passo 15

Comecemos pelo telão, por enquanto desative as caixas de som clicando no olhinho a esquerda da layer na timeline, deixem apenas o telão ativo. Tornem o telão 3D e posicionem-o conforme as informações abaixo. Caso as opções de 3D não estejam aparecendo cliquem no botão Toggle Switches / Modes na parte inferior da timeline. Também desativem o áudio das layers, deixando apenas o áudio da trilha ligado.

 

Passo 16

Com isso, nossa layer foi parar lá para trás na composição. Faremos o mesmo com as caixas de som agora. Ativem-as novamente, habilitem o 3D delas, diminuam a Scale delas para 39% e posicionem-as como mostrado abaixo.

 

Passo 17

Tudo está começando a ficar no lugar, as caixas de som vamos girar um pouco para dentro para que nosso palco não fique perfeitamente alinhado horizontalmente.

 

Passo 18

Precisamos criar o resto do cenário, montar a iluminação, inserir a câmera e fazer os ajustes finais. Vamos lá! Para ficar mais fácil mude a câmera de visualização para Custom View 3, ficará mais fácil entender o que estamos fazendo. Então, criem um sólido com o tamanho de 2000×1400, esse será o chão do nosso palco, a cor dele pode ser essa aqui #212121.

 

Passo 19

Ajustem a X Rotation da layer Chão para 92º. Vai ficar um pequeno ângulo que servirá para melhorar a reflexão da iluminação depois. Também ajustem a posição do chão como se vê abaixo ou como preferirem com os controles da layer na composição.

 

Passo 20

Pronto, criaremos agora a outra parte do palco, que será a altura do palco. Criem um sólido: 2000×300, com uma cor um pouco mais escura que o anterior e ativem o 3D da layer. Esse não precisamos girar, apenas posicioná-lo de acordo com o final do palco, para isso vamos usar os controles da layer. Se quiser apenas copie os valores da position, é preferível que tente ajustar por conta própria, use os vários ângulos de câmera do After Effects para facilitar o trabalho.

 

Passo 21

Vendo o cenário por esse ângulo tudo parece estranho, não é verdade? Mas não se preocupem na câmera final essa sensação não se confirmará. Muito bem, falta inserirmos uma parede no fundo do palco para que não fique transparente (apesar que o fundo padrão do vídeo já é preto) e um chão para a frente do palco. Para isso criaremos mais 02 sólidos. O primeiro sólido, que será o chão em frente ao palco, pode ser igual ao chão do palco, portanto, dupliquem esse sólido Ctrl + D e ajuste conforme a base da altura do palco. O segundo sólido também pode ter o mesmo tamanho, mas precisaremos zerar sua rotação e posicioná-lo um pouco atrás do telão, sua cor também precisará ser mais escura #0D0D0D.

 

 

 

Passo 22

Chegamos na parte da iluminação do cenário. Vou explicar como posicionei as luzes desse projeto. Todas as luzes são do tipo Spot. A luz nº 01 posicionei bem no meio, em cima do palco, com 50% de intensity, branca e apontada para as caixas de som.  A luz nº 02 serve para iluminar o chão tanto do palco quanto da composição. Essa luz foi posicionada bem no meio, entre as caixa e o telão, está apontada para a frente do palco; a intensity dela é 100%, sua Cor é azul # 59B7FF, Cone Angle 115, Cone Feather 75%. Já a luz nº 03 ilumina a caixa de som da esquerda, enquanto a Luz nº 04 ilumina a caixa de som da direita. Ambas possuem as mesmas configurações, Intensity 80%, Cor Azul #59B7FF. A seguir a posição de cada uma delas e a iluminação que proporcionam.

 

A iluminação final fica assim, sinta-se a vontade para modificá-la como achar melhor, treinem posicionar as luzes com vários angulos de câmera do After Effects.

 

Passo 23

Feita a iluminação falta muito pouco para terminar o projeto. Faremos agora alguns ajustes no telão e colocaremos um pouco de sombra nas caixas de som. Começaremos pelo Telão. Insiram no telão o efeito Venetian Blinds (Effects>Transition>Venetian Blinds), façam os ajustes:

 

Passo 24

Insira também o efeito Grid (Effects>Generate>Grid) e o efeito Glow (Effects>Stylize>Glow) e faça os ajustes necessários.

 

Passo 25

Para terminar os ajustes nesse elemento, dupliquem o Telão (Ctrl+D) e criem uma máscara nele. Depois, pressionem M e depois F no teclado, isso irá mostrar apenas a propriedade Mask Feather da máscara, então façam o ajuste.

 

Passo 26

Agora falta apenas posicionar essa layer. Peguem a ferramenta Pan Behing Tool (Y) e ajustem o Anchor Point de modo que fique na base da Layer, precisaremos disso para girar a layer. Feito isso, vamos terminar de posicionar nossa Layer, comecem modificando o X Rotation da Layer para 92º. Então, posicionem esse reflexo do telão no meio do palco. Deixem a Opacity da layer em 65%. Para isso, mudem novamente o ângulo de visualização da câmera como visto no passo 18.  Os valores podem ser vistos abaixo.

 

Passo 27

Vamos deixar nossas caixas de som com sombras projetadas para frente, dando um pouco mais de profundidade para o projeto. Para isso criem um sólido preto 250×400. Então ativem o 3D da layer dele e girem-no para 92º. Insiram o efeito Fast Blur (Effects>Blur>Fast Blur) e ajustem o Bluriness para 50,0. Falta apenas posicioná-lo, para facilitar essa parte, copiem o Position da Caixa de som da esquerda e colem no nosso sólido, depois é só ajustá-lo com os controles da layer. Feito isso é só repetir o procedimento e colocar a sombra na outra caixa de som.

 

Passo 28

Estamos quase terminando o projeto, agora é hora de inserir a câmera e animá-la. Para fazer isso vá em Layer>New>Camera. Escolham o preset 35mm.

 

Passo 29

Criem também um Null Object e façam o link dele com a nossa camera.

 

Passo 30

Por fim, chegamos na hora de fazer o movimento da câmera. Para isso, vamos começar aos 6″00 da composição final onde vamos criar keyframes na câmera, em Point of Interest e Position. Nesse ponto vamos ajustar a câmera para que fique com um pouco mais alinhada com o chão do nosso palco e com o enquadramento um pouco mais fechado. Para deixar os keyframes com um círculo, basta segurar o Ctrl clicar sobre eles.

 

Passo 31

Agora no início da composição, insiram outros 02 keyframes, com a ferramenta Track Z Camera Tool. Afaste a câmera da cena. Sua composição deverá ficar, mais ou menos, como abaixo.

 

Passo 32

Agora no null object vamos ajustar a rotação da câmera. Nos keyframes aos 06″00 da câmera vamos inserir keyframes para todas as opções de rotação do Null (Orientation, X Rotation, Y Rotation e Z Rotation). Ajustem apenas o valor de x da Orientation.

 

Passo 33

No início da timeline, criem outros keyframes e ajustem eles como abaixo, lembrem de deixar esses keyframes com Easy Ease (F9).

 

Passo 34

Mais um pequeno ajuste agora, aos 07″00 da timeline, insiram mais um keyframe em cada um dos parâmetros animados até agora. Por fim, ajuste os keyframes conforme abaixo. Veja como deverá ficar sua composição.

 

E pronto, a animação está pronta:

Considerações finais

Para melhorar ainda mais, pode-se incluir alguns flares, colocar um adjustment layer com efeitos para cor ou, ainda, inserir um grupo de pessoas em frente ao palco. Outra coisa que ainda pode ser feita é criar diversos takes diferentes da animação e montar um pequeno clipe com essa composição, mas isso eu deixo com a criatividade de vocês. Nesta série de tutoriais você pôde ver como criar algumas animações controladas automaticamente pelo áudio do seu trabalho. Espero que possam aproveitar esse projeto para alguma coisa.

 

  • Este tutorial foi útil para você? Deixe sua opinião sobre ele.
  • Teve alguma dúvida sobre o projeto?
  • Não importa qual tipo de música você goste, deixe seu comentário.

 

Grande Abraço e ótimas ideias a todos.
Áudio

Adriano Dorow Darosi • 7 de março de 2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Anderson Domingues 6 de agosto de 2012 - 19:38 Reply

    Finalizei o tutoria e agradeço mesmo a excelente aula!
    Você está de parabéns em didática e organização!!!
    Valeu Adriano!!!!!

    • Adriano Dorow Darosi 6 de agosto de 2012 - 20:59 Reply

      Que bom que você gostou Anderson. Obrigado pelo incentivo, é muito importante saber que estamos no caminho certo. Abraço.

  2. Alex Batista 17 de janeiro de 2013 - 20:03 Reply

    Excelente tutorial…Muito bem feito e explicado o tutorial. Parabéns pelo empenho, voce é fera. 😀

    • Adriano Dorow Darosi 20 de janeiro de 2013 - 23:00 Reply

      Obrigado Alex, aproveite todas as nossas dicas. Qualquer sugestão entre em contato. Se puder compartilhe para seus contatos. Abraço.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>