Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

1

A taverna – Aprenda a utilizar sites como sxc.hu em seus projetos

Olá amigos do aeDicas.com, vamos descobrir hoje como fazer uma sequencia de títulos para sua Taverna. Vamos ver como é possível realizar esse projeto utilizando algumas texturas encontradas na web, em sites que possuem bancos de imagens free.

Para esse projeto eu pesquisei por algumas texturas de madeira e papel no site sxc.hu. Além disso, vamos conhecer uma técnica que utilizo em alguns projetos um tanto quanto mais pesados, para deixar as coisas mais rápidas.

O que você vai precisar

  • Adobe After Effects
  • Texturas encontradas no site sxc.hu

Download do projeto e das imagens

Caso precise, faça o download do projeto e abra para acompanhar melhor esse tutorial.

Download Projeto A Taverna – After Effects CS5

 

Imagens do site sxc.hu

Textura de Madeira

Textura de Papel

 

Como criar uma sequência de títulos para sua taverna

Passo 00

Para que vocês saibam, antes de começar a trabalhar com After Effects nesse projeto, fiz algumas correções de cor nas texturas. Basicamente o que fiz foi retirar um pouco a saturação delas, principalmente da textura de papel que utilizaremos como fundo. Quem quiser pode tratar a imagem das texturas como achar melhor, ou então, utilize as texturas já modificadas que estão no Download do Projeto acima.

Passo 01

Agora sim, vamos começar o trabalho. De início crie uma composição com o preset HDV/HDTV 720 25 com 10 segundos de duração e dê o nome de “Buraco” para ela.

 

Passo 02

Importe os arquivos das texturas que podem ser baixadas junto com o projeto ou insira suas próprias texturas no Projeto.

Passo 03

Insira a textura de madeira no projeto, deixe a Scale dela em: 43,2% e vamos começar a desenhar o buraco nela. Para isso utilize a ferramenta Pen Tool (G) no Painel Tools.

Com a ferramenta selecionada é só clicar para criar os pontos da máscara.

Complete a máscara unindo o último ponto com o primeiro ponto criado. Deve ficar como na figura abaixo.

Para que essa máscara seja um buraco na textura é só abrir as opções de máscara da layer, para isso selecione a layer e use o atalho com a tecla “M” para abrir só as opções da máscara. No menu dropdown selecione a opção Subtract.

 

Passo 04

Agora vamos adicionar o efeito Roughen Edges (Effects>Stylize>Roughen Edges). Esse efeito serve para que as bordas da layer não fiquem 100% retas, vamos deixá-las com uma aparência mais desgastada, como se a madeira tivesse sido quebrada. Faça os seguintes ajustes.

 

Duplique esse efeito Ctrl + D, e faça os ajustes na cópia do efeito. Com os ajustes, duplique novamente o efeito (Ctrl + D) e modifique apenas a propriedade “Evolution”.

 

Passo 05

Insira novamente essa textura na composição e deixe, desta vez, Scale em: 57,1%. Feito isso, vamos criar uma máscara quadrada nessa textura. Para isso, selecione a Rectangle Tool (Q). Desenhe a máscara de forma que deixe algumas das arestas do buraco retas.

 

Passo 06

Para terminar essa a Composição ‘Buraco’ vamos apenas escurecer um pouco mais essas duas Layers que temos. Para isso vamos usar o efeito Curves (Effects>Color Correction>Curves). Faça isso nas duas Layers.

 

Passo 07

Essa composição está pronta, porém, vamos ver uma maneira de deixar as coisas um pouco mais leves para o AE. Vamos fazer o render de um frame dessa composição e aí sim aplicar o PSD criado na composição final. Eu uso essa técnica em composições do AE que deixarei estáticas para que o programa não tenha que calcular a Comp inteira cada vez que faço preview ou na hora do Render Final. Para fazer isso vamos em Composition>Save Frame As>File…, então é só salvar na pasta do seu projeto.

 

Passo 08

Agora crie uma nova composição com o mesmo preset e deixe com o nome ‘Taverna’. Então, importe o arquivo que acabamos de exportar para seu projeto e arraste-o para dentro desta nova Composição.

Passo 09

Nessa camada que acabamos de inserir, vamos ativar a opção de 3D e duplica-la (Ctrl+D).

Passo 10

Essa segunda camada que acabamos de criar, deverá ficar em uma posição em Z diferente da primeira Layer. Assim, devemos mudar o Z dessa Layer para 20.

Passo 11

Nós deixamos essas layers com essa pequena distância, para certa impressão de profundidade, como se a textura tivesse espessura. Para melhorar a aparência disso, vamos escurecer a Layer de baixo, usaremos o efeito Exposure (Effects>Color Correction>Exposure).  Além disso, vamos fazer um link entre essas duas Layers através da opção Parent.

Passo 12

Pronto, agora as Layers movem-se juntas quando movimentamos a layer de cima. Então é hora de duplicá-las novamente. Selecione-as, pressione Ctrl+D e arraste-as para baixo na Timeline.

Passo 13

Você verá que ao duplicar, a opção Parent da última layer já deixará o link feito com a 3ª layer da Comp, exatamente como queriamos. Assim, é só jogar essa Layer um pouco mais para trás. Ative a Position da Layer com a tecla “P”.

Passo 14

Duplique as duas layers (Ctrl+D) e deixe-as ainda mais para trás.

Passo 15

Essa parte já está pronta, agora vamos adicionar o fundo a composição. Vamos importar e aplicar na composição a nossa textura de papel. Em seguida, modificamos a Position da Layer.

Passo 16

Vamos aplicar o texto que ficará no fundo da Composição. Com a ferramenta de texto escreva “Taverna” ou o que você desejar, tente personalizar seu projeto. Posicione a Layer de Texto como mostra a figura.

Passo 17

Vamos aplicar uma Camera na nossa composição (Layer>New>Camera), utilize o preset 50mm.

Passo 18

Para controlar a câmera vamos aplicar um Null Object (Layer>New>Null Object) e fazer o link da câmera com o Null. Não esqueça de deixar a opção de 3D do Null ativada (Leia nosso tutorial sobre Null Objects).

 

Passo 19

Crie outro Null Object (Layer>New>Null Object) e use a ferramenta Parent para fazer um link das Layers ‘Buraco’ e do Fundo (Textura de Papel) que estão com None (as que estava por cima). Faremos isso para poder fazer a parte final do projeto.

Selecione todas as Layers, desde esse Null, que acabamos de criar, até a Textura de Papel e duplique-as (Ctr+D). Feito isso arraste as Layers para baixo para organizar melhora a Timeline.

 Passo 20

Para terminar o nosso layout, vamos usar o Null de controle da câmera para ir a direita da nossa composição, como se pode ver abaixo.

Selecione agora um dos Nulls de controle das texturas e arraste-o para ficar alinhado com as Layers a esquerda. Veja.

Passo 21

Volte a Camera com Null para o centro da tela inicial. Agora já podemos fazer a animação da câmera, vou mostrar os valores de cada keyframe. O primeiro exatamente no inicio da Composição.

Aos 00″20 f:

Aos 01″15 f

Aos 03″09 f

E aos 04″24 f

 

Passo 22

Posicione a linha da Timeline nesse último keyframe que fizemos. Agora duplique (Ctrl+D) aquele texto que fizemos anteriormente e arraste sua Position X para o lado até que fique centralizado. Não esqueça de alterar esse texto para outro nome.

Passo 23

Agora vamos dar melhorar a profundidade de nossa composição. Ao invés de habilitar o Depth of Field da Camera, vamos usar o efeito Gaussian Blur (Effect>Blur & Sharpen>Gaussian Blur). Aplique o Gaussian Blur na primeira layer ‘Buraco’ e ajuste o Blurriness.

Copie e cole essa o Gaussian Blur para as outras layers mais próximas da camera. Note que essas são as layers do primeiro nível do nosso buraco, as que estão em primeiro plano.

Nas layers do Meio, as que estão no que podemos chamar de “Plano do meio” aplique o Gaussian Blur com Blurriness em 2,0.

 

Passo 24

Uma das últimas coisas a fazer nesse projeto é inserir a expressão Wiggle na Position do Null que controla a Câmera. Segure Alt e clique no Stopwatch da propriedade Position. Insira a expressão: wiggle(0.5,30). 

Passo 25

Um último detalhe que quero aplicar é uma camada de Vignette, que é aquele efeito de bordas escurecidas. Insira um Solid Layer Preto na Composição.

Dê 2 cliques na Elipse Tool e veja que uma máscara é criada no Sólido.

Agora basta ajustar as propriedades da máscara. Selecione o Sólido e aperte MM, isso fará com que só as propriedades da máscara apareçam. Então ajuste essas propriedades.

E está pronto, agora cabe a você personalizar esse projeto.

Para aproveitar ainda mais

Para deixar o projeto ainda melhor você pode deixar alguns desses níveis das texturas de madeira com Rotações diferentes. Pode ainda inserir outros elementos no fundo, como Canecos de Bebida, copos e símbolos de sua escolha. Além disso, se quiser você pode aumentar o número de seções, duplicando e arrastando para outras direções as Layers (Passo 19).

 

  • Este tutorial foi útil para você? Deixe sua opinião sobre ele.
  • Teve alguma dúvida sobre o projeto?
  • Deixe sua criatividade fluir e conte-nos suas ideias a partir desse projeto.
  • Comente.

 

Grande Abraço e ótimas ideias a todos.

Como Criar

Adriano Dorow Darosi • 23 de janeiro de 2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. file encryption 30 de dezembro de 2016 - 19:35 Reply

    cool article

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>