Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

Aumentando o mundo – descubra como criar uma lupa no After Effects

Olá amigos do AEdicas.com, sejam bem-vindos a mais um tutorial aqui do Blog. Que tal descobrir uma das formas de fazer uma lupa no After Effects?

Muito bem, é isso que iremos aprender hoje, com a ajuda do recurso Track Matte e da opção de transformar uma camada em Adjustment Layer. Mas não é só isso que veremos hoje, para compor o Look final do projeto conheceremos mais uma das inúmeras expressões do After Effects. Preparados? Então vamos ao tutorial.

 O que vocês vão precisar?

  • Adobe After Effects
  • O PSD com as texturas e com as camadas da Lupa já desenhada.

Download do projeto

Caso precisem, façam o download do projeto e abram para acompanhar melhor esse tutorial*.

Download do Projeto – Adobe After Effects CS5

*Inicialmente, tentem baixar o projeto apenas para pegar o arquivo PSD.

 

Criando uma lupa no After Effects

 

Passo 00

Antes de começar a criar o efeito da Lupa ou Lente de Aumento, abram o arquivo PSD e vejam como separei os elementos que serão usados no After Effects.

Em resumo, antes de começar a produzir o efeito no After Effects, eu montei essa composição no Photoshop com texturas e uma lupa que desenhei aqui mesmo. Vejam que já criei as camadas de acordo com o que precisaremos no After Effects, temos o Fundo (Textura Madeira), a Folha (Textura Papel), a Lente e o Corpo da Lupa (Lupa). Se preferirem criem sua própria composição com a Lupa antes de iniciar o tutorial desse projeto.

 

Passo 01

Abram um projeto com o preset HDV/HDTV 720p 29.97, deem o nome de “Lente de Aumento” e deixem-o com 12 segundos. Feito isso, importem o arquivo PSD “Lupa”. Lembrem-ser de importar da seguinte forma.

Notem que ao importar os arquivos como “Composition – Retain Layers” será criada uma nova Composição com o tamanho da tela do Photoshop. Reparem também que a tela do Photoshop é maior, 1920×1080, do que a composição que criamos no After Effects, 1280×720. Precisamos fazer isso porque os elementos precisarão ser ampliados no efeito da lente de aumento, então, precisaremos que a resolução dos arquivos permita isso. Então fica essa pequena dica, sempre que fizerem a arte no Photoshop, montem tudo com um tamanho maior do que o que será utilizado no trabalho final, isso evitará dores de cabeça durante a execução.

Passo 02

Na composição criada ao importar o arquivo PSD, copiem todas as Layers e colem-as na nossa composição “Lupa” (1280×720). Então façamos alguns ajustes na posição e tamanhos das camadas “Textura Madeira” e “Textura Papel”.

 

Passo 03

Agora que já posicionamos essas duas Camadas, vamos dar um Pre-Compose nelas, para que se tornem uma Composição e possamos trabalhar o efeito da lupa. Selecionem-as e vão até em Layer>Pre-Compose. Na tela que surgir deem o nome de “BG_Carta” a nova composição.

 

Passo 04

Abram essa PreComp que acabamos de criar e insiram uma caixa de texto para que possamos colar algum texto. Escrevam o que quiserem, eu colarei um texto do próprio Blog. Para criar uma caixa de texto, selecionem a ferramenta de texto, cliquem num canto da folha e arrastem para selecionar a área. Feito isso, colem o texto, a fonte que estou usando é a “Scriptina Pro”, estilo: “Regular”.

 

Passo 05

Nessa mesma composição, deixaremos a borda da folha de papel irregular. Para isso aplicaremos o efeito Roughen Edges (Effect>Stylize>Roughen Edges) e Drop Shadow (Effect>Perspective>Drop Shadow). A cor do efeito Roughen Edges é #42331D.

 

Passo 06

Agora deixaremos o texto com um aspecto um pouco mais desgastado. Para isso duplicamos ele e no que estiver por cima aplicamos o efeito Burn Film (Effect>Stylize>Burn Film). Então, deixamos essa camada de cima com a Opacidade em 60% e a debaixo (sem efeitos) com 30%.

 

Passo 07

Ainda nessa Composição, selecionamos a textura de papel como Parent das layers de texto e rotacionamos a camada da Folha para que não fique tudo perfeitamente alinhado ou reto.

 

Passo 08

Agora na Composição “Lupa”, começamos a ajustar o efeito da lente de aumento. Criem um sólido branco (Layer>New>Solid) e então desenhem um círculo, com a ferramenta Ellipse Tool, do tamanho da lente da Lupa. Esse sólido será usado como Track Matte.

 

Passo 09

Agora dupliquem a PreComp “BG_Carta”. Na camada duplicada aumentem a Scale para 118,0% e mudem o Track Matte para Alpha Matte. Vejam que agora apenas na área do círculo que havíamos criado, a PreComp duplicada é mostrada. Já ajustem a opção Parent do círculo para a Camada da Lupa, também ajustem o Parent da Camada Lente para a Camada Lupa.

 

Passo 10

Vamos melhorar o efeito, dupliquem a camada que está sendo usada como Track Matte, aquela do círculo. Lembrem-se de ativar sua visibilidade. Com a Selection Tool (V) deem 02 cliques na máscara dessa camada, vamos reduzir seu tamanho. Caso a máscara não esteja visível, vocês deverão ativar a opção Toggle Mask and Shape Path Visibility. Ajutem as propriedades dessa máscara.

 

 

Passo 11

Aplicamos o efeito Unsharpen Mask (Effect>Blur & Sharpen>Unsharpen Mast) e tornamos essa camada um Adjustment Layer.

Explicando: O efeito Unsharpen Mask aumenta a nitidez das imagens abaixo.

Passo 12

Duplicamos essa camada mais uma vez e deletamos o efeito Unsharp Mask da camada de cópia. Pressionem MM e dupliquem a máscara existente nessa composição, aumente as máscaras. A que ficou por cima (Mask 1) deixe com o tamanho um pouco maior que a Lente da Lupa, a segunda máscara deixe com um tamanho menor e coloquem em Subtract. Para visualizarem melhor mudei as cores de visualização das máscaras.

 

Passo 13

Completando a Lupa, deixamos a lente com Opacidade em 70%.

 

Passo 14

Agora criem um Sólido Preto (Layer>New>Solid Layer) com o tamanho da Composição, apliquem o efeito Ramp (Effect>Generate>Ramp) e mudem seu Bleending Mode para Linear Burn.

 

Passo 15

Vejam que esse Sólido preto confere a nossa composição uma espécie de efeito na iluminação. Mudaremos o clima do projeto deixando esse efeito de iluminação mais tremido, menos “certinho”. Para isso insiram a seguinte expressão em Start of Ramp e End of Ramp.

swing = Math.sin(time *10) *10;
x = value[0] + swing;
y = value[1] + swing;
[x,y];

*Vocês podem manipular os valores de multiplicação da expressão.

 

Passo 16

Outra coisa que não queremos é essa luz muito arredondada, então criaremos contornos irregulares para ela. Apliquem o efeito Turbulent Displace (Effect>Distort>Turbulent Displace). Ajustem e apliquem a time*30 ao Evolution do efeito.

 

Passo 17

Muito bem, agora dupliquem essa camada e deixem seu Bleending Mode em Soft Light. Mudem também as posições do Start of Ramp e End of Ramp.

Para que esses Markers apareçam é preciso selecionar o Ramp na janela Effects do After.

Passo 18

Deixem todas as Layers com o 3D ativado, ativem o Collapse das PreComps e ativem o 3D das camadas dentro dessas PreComps. Apliquem uma Camera (Layer>New>Camera) com o Preset 50mm, insiram também um Null Objetct (Layer>New>Null Object), ativem o 3D dele e deixem o Parent da Camêra ajustado para o Null Object. Assim vocês poderão movimentar a animação como preferirem.

Ativando a opção Collapse Transformations note que aumentamos a qualidade da PreComp.

Passo 19

Para finalizar faremos alguns ajustes nas cores de nosso projeto. Insiram um Adjustment Layer (Layer>New>Adjustment Layer). Usaremos o efeito Curves (Effect>Color Correction>Curves) que nos permite uma boa gama de possibilidades. Ajustem as curvas do Curves.

  • Curva RGB

  • Curva Blue (Azul)

 

  • Curva Red (Vermelha)

 

Muito bem a Composição está pronto, a animação fica por conta de vocês, quero ver hein! Como sugestões, diria para vocês usarem o Null Object da Câmera e a Camada Lupa para controlar os movimentos. Vejam como deve ficar o Look final do projeto.

 

Considerações Finais

E é isso aí galera! Chegamos ao final de mais um tutorial aqui do AEdicas.com. Nesse tutorial vocês descobriram uma das maneiras de produzir o efeito de uma lupa, através da técnica de Track Matte. Além disso, criamos um projeto em que se pode alterar facilmente a composição de fundo, apenas pela modificação da PreComp “BG_Carta”. Vocês aprenderam também como utilizar uma expressão para dar movimento ao efeito Ramp sem que fosse preciso criar um keyframe sequer. A animação fica por conta de vocês, o preview do projeto pode ajudar com algumas ideias, porém, o ideal é que vocês modifiquem o projeto para deixar do jeito que vocês quiserem, exercitem sua criatividade sempre.

  • Se gostaram do tutorial, compartilhem-o com seus colegas, vocês estarão ajudando com o crescimento do espaço do AEdicas.com.
  • Conhece outra forma de criar esse efeito?
  • Com o que vocês podem contribuir para melhorar ainda mais o projeto.
  • Deixem suas sugestões e comentários. 

 

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

CameraComo CriarExpressões

Adriano Dorow Darosi • 2 de maio de 2012


Previous Post

Next Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>