Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

Imagem Destacada
4

Bokeh com Particular 2.1 – Aprenda a utilizar esse plugin para criar o efeito

Olá amigos do aeDicas.com, hoje vamos conhecer como criar um Background com o efeito Bokeh. Esse efeito é bastante conhecido na fotografia e é nada mais, nada menos do que Blur ou Desfoque.

Esse efeito é produzido quando se obtêm uma imagem com pouca profundidade de campo, ou seja, o objeto principal fica focado e o fundo desfocado, técnica usada para deixar o objeto principal em destaque.

Se repararmos no fundo de uma imagem com pouca profundidade de campo veremos que são produzidas algumas formas como pentágonos ou círculos de desfoque. Dependendo da lente utilizada, as bordas dessas formas ficam bem definidas. Como curiosidade existem técnicas que podem deixar o efeito Bokeh com formas como estrelas, corações, etc. Se você observar fotos natalinas verá muito bem esse efeito nas luzinhas de enfeite. Veja os exemplos.

Abaixo é possível observar o efeito com um objeto em primeiro plano e o fundo desfocado, repare como surgem algumas formas no fundo. Como se vê é um efeito bastante usado na fotografia.

O que você vai precisar

 

Download do Projeto

Caso precise, faça o download do projeto e abra para acompanhar melhor esse tutorial.

Download Projeto Bokeh – After Effects CS5

 

Como criar o efeito Bokeh com Particular 2.0

Muito bem, deixando agora a teoria, vamos aprender a criar esse efeito com a ajuda do Plugin Particular 2.1 da Red Giant, que você pode fazer o download da versão Trial no link acima “O que você vai precisar“.

Passo 01

Para começar abra uma nova composição com o “Preset HDV/HDTV 720 25″, deixe ela com 10 segundos.

 

Passo 02

Agora crie 2 sólidos com o tamanho da Comp, um deles Azul (#224978 ) com o nome “BG” e outro Preto com o nome “Particulas Bokeh”.

 

Passo 03

Na Layer “Particulas Bokeh”, vamos aplicar o efeito Particular (Effects>Trapcode>Particular).

 

Passo 04

Como você pode ver, o Particular cria um emissor de partículas, essas partículas são criadas continuamente. Vamos fazer alguns ajustes para criar o nosso efeito Bokeh. Em primeiro lugar, vamos ajustar as propriedades do Emitter, abra-o e insira os valores conforme mostrados na imagem abaixo.

 

Passo 05

Abra agora as propriedades de Particle e também insira os valores conforme destacados na imagem abaixo.

 

Passo 06

Como você verá, as particulas já estão se parecendo com o Efeito Bokeh, porém elas não param de ser criadas pelo Particular. Para diminuir a velocidade com a qual as partículas são criadas, vamos animar algumas propriedades do efeito. A primeira delas é a Particles/Sec. Em 00″3 da Timeline, crie um keyframe para o Particles/Sec, deixe-o com o valor que ele estava, avance um keyframe e crie outro, deixando o Particles/Sec em 0, faça a mesma coisa no primeiro frame da composição.

 

Passo 07

Como se pode ver, as partículas continuam se afastando rapidamente, porém, o que nós queremos é que elas passem apenas um breve sentimento de movimento. Assim, vamos nas propriedades de Physics do Particular. Aqui vamos ajustar o Physics Time Factor, aos mesmos 00″3 do keyframe do meio do Particles/sec, vamos criar um keyframe nessa propriedade. Avançamos um keyframe e ajustamos o Physics Time Factor para 0,3 e pronto as partículas terão apenas um pequeno movimento.

 

Passo 08

Precisamos resolver um último probleminha, no primeiro keyframe da Composição as partículas não aparecme. Isso acontece porque elas são criadas a partir do início da Layer onde o Particular está inserido, assim não temos partículas no primeiro Keyframe. Para resolver isso basta selecionar a layer e arrastá-la até que o último keyframe dela esteja alinhado com o primeiro frame da composição. Com isso, as partículas já estarão criadas no início da Timeline.

 

Passo 09

Para melhorar a composição, vamos duplicar a Layer “Particulas Bokeh” e deixe a Cor (Color) das particulas com a seguinte cor: #C76A61. Além disso, é preciso que os Keyframes da Layer Duplicada estejam em posições diferentes. Portanto, vamos puxar essa Layer de volta para o inicio da Composição e vamos colocar os 2 últimos keyframes exatamente a 01 frame a frente do primeiro Keyframe (Repare no timecode dentro do quadro Azul). Feito isso, faça o mesmo de antes, coloque o último Keyframe alinhado com o Primeiro Frame da Composição.

 

Passo 10

Para terminar o fundo, crie um Adjustment Layer (Layer>New>Adjustment Layer) e adicione o efeito Curves (Effects>Color Correction>Curves). Ajuste as curvas RGB, Red e Blue do efeito conforme as imagens abaixo.

 

Passo 11

Por fim, insira ainda no Adjustment o efeito Glow (Effects>Stylize>Glow) e ajuste o Glow Threshold e Glow Radius.

 

E é isso, o nosso BG com Efeito Bokeh está pronto. Para terminar você pode inserir seu nome ou alguma logo sobre o BG e animá-la como desejar. Se preferir utilize o projeto desse tutorial para ver como foi feita a animação da logo aeDicas.

 

Para aproveitar ainda mais

Uma última dica: vá no Particular e teste o que o Color Random e Size Random podem fazer com esse efeito.

 

  • O conteúdo deste post foi útil para você?
  • Como você pretende utilizar o efeito Bokeh em seus trabalhos?
  • Deixe seu comentário.

 

Grande Abraço e ótimas ideias a todos.

BokehComo CriarEfeitos

Adriano Dorow Darosi • 19 de janeiro de 2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Léo 7 de março de 2014 - 14:52 Reply

    Show de bola, mas acho que ao invés de fazer os tutoriais “passo a passo”, voce deveria continuar investindo nas video aulas; creio que além de te dar menos trabalho do que ter de ficar tirando prints, é mais proveitoso e didatico pra quem acompanha.

    Parabens pelo trabalho e pela iniciativa

    • Adriano Dorow Darosi 7 de março de 2014 - 23:15 Reply

      Ah sim Léo! Este é um dos nossos primeiros tutoriais. Também preferimos fazer os tutoriais, fica mais fácil pra quem quer aprender. Obrigado! Abraço.

  2. Guilherme Antunes 2 de maio de 2014 - 0:08 Reply

    Muuuito bom, parabéns!!
    sabe dizer onde consigo fazer o download
    do plugin trapcode para mac cs6??

    • Adriano Dorow Darosi 4 de maio de 2014 - 20:21 Reply

      Obrigado Guilherme. Sobre o plugin, você consegue no site da Red Giant.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>