Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

Celular 3D
2

Celular 3D no AE – Aprenda a criá-lo com a ajuda de expressões

Olá amigos do AeDicas.com, hoje vamos aprender a criar um celular 3D no AE. Para isso vamos utilizar uma técnica com uma expressão que serve para multiplicar layers e reposicioná-las automaticamente no espaço 3D. Você vai se surpreender com a facilidade que se pode criar essa animação. Nesse tutorial, montaremos um celular, mas você pode fazer com o objeto que preferir. Essa técnica é muito útil e rápida de ser aplicada, no trabalho utilizamos muito quando o tempo é curto para montar os materiais dos clientes. Veja o que vamos criar.

 Download Projeto

 

Como criar um celular 3D no After Effects

Passo 01

Em primeiro lugar vamos criar uma composição no AE, utilize o Preset HDV/HDTV 720 25, dê o nome de “Celular” e deixe ela com 10 s.

Passo 02

Agora importe o arquivo ‘Celular Project.psd’ que está na pasta de arquivos do tutorial. Para importar vá em File>Import>File… e selecione o arquivo. Feito isso, deixe a opção Import As conforme a figura abaixo, então clique em abrir. Uma tela irá surgir no AE, deixe as opções iguais as da figura abaixo:

 

Passo 03

Selecione as 2 camadas do Photoshop importadas, clique e arraste-as para a composição “Celular”.

 

Passo 04

Aproveite e deixe as opções de 3D e Motion Blur da sua composição ativas para facilitar a finalização do material.

 

Passo 05

Pronto, agora vamos inserir a expressão que irá auxiliar na montagem do celular. Segure a tecla ALT e Clique no Stopwatch (cronômetro) do position da layer ‘Celular_Trás’. Uma caixa com texto ficará habilitada na Timeline do AE. Escreva a seguinte expressão nessa caixa de texto: value+[0,0,index]. Você verá que a posição dessa Layer se modificará, ficará com o Z em 2.0. É isso mesmo, essa expressão usa o número da posição da layer na Timeline, ou seja, nossa Layer é a segunda na Timeline, portanto seu Z será 2.0, isso é o que retorna o comando ‘index’.

 

Passo 06

Com a Layer  ‘Celular_Trás’ selecionada, segure CTRL + D, esse comando duplicará a camada, repita o processo até que sua timeline tenha 25 Layers (Camadas).

 

Passo 07

Crie um texto pra colocar na tela do celular, pode ser qualquer um, pode ser também uma logo. Além disso, na Layer ‘Celular Frente’ e no Texto, aperte a tecla P (isso vai deixar apenas a Position na Timeline) uma vez. Modifique o Z do Position deixando em 2,0 nas 2 Layers.

 

 

Passo 08

Para finalizar esta parte, vamos colocar o efeito Glow (Effects>Stylize>Glow). Se quiser configure o glow como na figura abaixo, ou crie o efeito como quiser.

 

A Composição Final

Passo 09

Para finalizar o trabalho, crie uma nova Composição com o mesmo Preset do Passo 01. Depois arraste a composição ‘Celular’ que montamos para a Timeline.

 

Passo 10

Ative o Collapse Transformations e o 3D da Layer ‘Celular’. Veja que se você girar o celular ele terá certa profundidade, já que nós duplicados várias vezes as camadas dele. Para que vocês entendam, o Collapse Transformations faz com que as propriedades de 3D entre outras da layer ‘Celular’ sejam mantidas dentro da ‘Main Comp’.

 

Passo 11

Criamos uma Câmera, com o Preset 35mm. E vamos animar o Point of Interest e o Position da Câmera, conforme seguem as imagens abaixo.

 

Crie keyframes no início da Timeline com os valores abaixo.

 

Crie keyframes aos 8s da Timeline com os valores abaixo.

 

Passo 12

Vamos completar a animação do celular. Selecione a Layer ‘Celular’ e pressione R e logo depois, segure SHIFT + P, isso fará com que apenas essas propriedades fiquem disponíveis na Timeline. Agora em 1″15 da Timeline crie Keyframes em Position e Y Rotation. No position ajuste a Layer em Z em 470,0.

Volte na Timeline até os 0″10 e crie novamente keyframes nessas 2 propriedades. Ajuste-as conforme a figura abaixo. Position: 640,0/360,0 /-530. Y Rotation: 2x +0,0º.

Avance para 2″10 e crie outros 2 keyframes, deixe o position com os mesmos valores do anterior, altere apenas o Y Rotation para 0x +38º.

Agora avance para 2″20 e insira os valores para Position: 512,0/ 415,0/ 220,0.

Mais uma vez em 3″05 crie outros 2 keyframes, porém agora para a X Rotation e Y Rotation. Deixe esses keyframes ajustados conforme a figura abaixo. X Rotation: 0,0 e Y Rotation -1x -172º.

Avance mais uma vez, até 4″05 e crie mais 2 keyframes para o X Rotation e Y Rotation. Ajustes da seguinte maneira, X Rotation: 0x -12,0º e Y Rotation -2x -142,0º.

Agora em 4″20 crie apenas mais um Keyframe para Y Rotation: -1x -330,0º.

E agora crie o último keyframe dessa Layer em 6″10, deixe o Y Rotation em -2x -3,0º.

 

Passo 13

Completada a animação faça mais uma coisa com os keyframes da layer, selecione todos eles e aperte a tecla F9, assim suavizamos a entrada e a saída do movimento dos keyframes. Outro detalhe importante ative a opção de Motion Blur da ‘Main Comp’.

 

Passo 14

Feitas as animações no celular vamos deixar essa Composição melhor. Vamos criar um sólido, em Layer> Solid (ou CTRL+Y). Faça esse sólido com a cor #94B1C2. Com o Sólido selecionado, dê 2 cliques sobre a Elipse Tool para criar uma Máscara redonda ao redor do sólido.

Ative o 3D da layer do sólido e ajuste conforme abaixo:

 

Passo 15

Vamos inserir algumas luzes na nossa composição para dar uma melhor impressão de 3D. Primeiro vamos criar duas luzes do tipo Point. Vá em Layer>New>Light e crie uma luz com 100% de intensity, do tipo Point com a cor Branca. Duplique ela com um CTRL + D. E agora ajuste a posição de cada uma delas conforme a imagem abaixo. Essas serão nossas luzes frontal e de trás.

Crie 2 outras luzes, mas com 45% de intensity. Também posicione-as conforme a imagem indica. Essas luzes serão as das laterais.

 

Passo 16

Para melhorar ainda mais a composição, vamos inserir um Adjustment Layer. Vá em Layer>New>Adjustment Layer. Deixe o Blending Mode  do Adjustment em Soft Light.

 

Então aplique o efeito Glow (Effect>Stylize>Glow) e deixe com as configurações iniciais.

 

Passo 17

Agora vamos colocar alguns efeitos na Composição ‘Celular’ a fim de melhorar sua aparência. Em primeiro lugar, vamos aplicar o efeito CC Light Sweep (Effects>Generate> CC Light Sweep) para dar uma leve borda um pouco mais estourada, semelhante ao efeito de uma Backlight em estúdio. Ajustaremos assim:

Em segundo lugar vamos ajustar um pouco as cores do celular, deixar o Highlight dele um pouco menos estourado. Para isso, colocamos o efeito Curves (Effects> Color Correction> Curves) e ajustamos a curva do RGB:

Ainda com o Curves, vamos trabalhar suavemente na curva Blue, puxando um pouco o meio da curva para elevar os Midtones de Azul e diminuindo um pouco os Highlights dela.

Por fim, adicionamos o efeito Unsharp Mask (Effects>Blur & Sharpen> Unsharp Mask), que dará maior nitidez ao nosso celular. Particularmente eu gosto de usar esse efeito em alguns dos meus trabalhos.

 

Passo 18

Estamos terminando já, vamos adicionar um Solid Layer preto (Layer>New>Solid Layer). Nesse Solid Layer vamos aplicar os efeitos Lens Flare (Effects> Generate> Lens Flare) e Tritone (Effects>Color Correction>Tritone). No caso do Tritone vamos muda apenas a cor dos Midtones: # 46757F.

Feito isso, vamos duplicar (CTRL + D) o nosso Solid (‘Black Solid 1′) e vamos deixar o Blending Mode em Screen e ativar as opções de 3D da camada. Vai ficar um pouco estranho mas já veremos o que fazer pra melhorar isso.

 

Passo 19

Vamos animar os Lens Flares dessas duas Layers para que se tenha algum movimento nelas. Aos 0″10 frames, criem keyframes nas duas layers, no Flare Center e no Flare Brightness. No primeiro ‘Black Solid’ ajuste o Flare Center: -31,5 / 570,0 e o Flare Brightness: 100%. No segundo ‘Black Solid’ ajuste Flare Center: 1127,7/ 856,7 e Flare Brightness: 100%.

Aos 01″ 05, em outros 2 keyframes, deixe no primeiro Solid o Flare Center: 518,0/427,7 e o Flare Brightness: 170%. No segundo Solid, coloque o Flare Center: 535,3 / 418,1 e Flare Brightness: 170%.

Aos 02″00, ajuste no primeiro ‘Solid’ o Flare Center: 1152,2 / 59,2 e o Flare Brightness: 100%. No segundo Solid, deixe o Flare Center: 204,0 / 242,0 e o Flare Brightness:100%.

Por fim, aos 07″24 vamos colocar um último keyframe, onde no primeiro Solid o Flare Center: 1370,6/ -115,6. O segundo Solid o Flare Center: 143,1 / 270,7.

 

Passo 20

Para terminar, vamos inserir outro Adjustment Layer (Layer>New>Adjustment Layer) e vamos inserir os efeitos Gaussian Blur (Effects>Blur & Sharpen> Gaussian Blur) e Optics Compensation (Effects> Distort> Optics Compensation) ajustados como na figura abaixo. Esse ajuste esconderá os cantos das Layers com os Flares e dará um efeito curvado no fundo da Composição.

 

Pronto o celular 3D está pronto, fique a vontade para alterá-lo como quiser.

 

 Para aproveitar ainda mais

Gostou deste tutorial?

  • Então conte-nos como pretende utilizar esta técnica.
  • Deixe suas dúvidas ou dificuldades com o tutorial.
  • Comente.

 

Um grande abraço e ótimas ideias a todos.

 

Como CriarExpressões

Adriano Dorow Darosi • 18 de janeiro de 2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Luiz 8 de março de 2014 - 19:07 Reply

    Olá adriano , onde consigo achar imagens assim para transformar em 3D? grato.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>