Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

13

Coisas que você provavelmente nunca usa, mas deveria, no After Effects # 3 – Null Objects

Olá amigos do aeDicas.com, continuando a série de coisas que provavelmente você não sabia sobre o After Effects, vamos conversar hoje sobre mais um tipo de layer que normalmente é um pouco desconhecida, mas pode ser muito útil na hora de construir seus trabalhos no AE.

Os Null objects, objetos nulos, isso mesmo, nulos, não fazem quaisquer modificações visuais, a não ser que sejam usados como controladores de outras layer através das opções de Parent da timeline do AE. Pra ficar combinado, vamos ver hoje como utilizá-los para controlar cameras, poupar tempo na hora da alteração dos clientes e controlar várias layers ao mesmo tempo. Vamos ao que interessa.

Usando Null Objects para controlar cameras

Passo 01

Para este projeto vamos criar uma composição com o Preset NTSC DV Widescreen. A duração pode ser a que vocês quiserem.

 

 

Feito isso vamos inserir um texto, no caso “aeDicas”. Este texto vai ajudá-los a entender como é que a câmera se movimenta com o Null Object. Além disso, para que uma câmera funcione no AE é preciso ter algum objeto em 3D, por isso vamos ativar o 3D da layer de texto “aeDicas”.

 Passo 02

Para criar uma câmera vá até o menu Layer > New > Camera (Ctrl ou Cmd +Alt+Shift+C). Na janela aberta vamos utilizar o preset de 35 mm.

 

 

Passo 03

Agora vamos criar um Null Object. No menu Layer> New> Null Object você cria um Null Object. Ele vai aparecer na sua composição como um quadrado sem função nenhuma, aparentemente. Para que esta técnica funcione é preciso ativar a opção do 3D do Null Object criado.

 

Passo 04

Selecione a ferramenta Parent Layer e arraste para cima da Layer Null 1 e solte. Você verá na Coluna Parent (lista de seleção ao lado) o nome da layer “Null 1″. Isso significa que a Layer Null 1 controla a câmera a partir de agora.

 

Passo 05

Agora se você alterar a Y Rotation, por exemplo, a câmera também irá girar. Experimente também mover a Posição Z do Null e depois girar ele, você verá que agora gira em torno do Null. Além disso, você pode ainda mexer com as posições da câmera ao mesmo tempo que faz um movimento com o Null.

O efeito Câmera na mão

Agora vou mostrar como reproduzir no AE, aquele efeito câmera na mão, comum em algumas cenas de filmes e videoclipes musicais. Vamos lá.

 

Passo 01

Você vai ver que é muito fácil fazer este efeito. Basta segurar a tecla alt e clicar no Stopwatch (cronômetro) da Posição do Null Object que controla a câmera. Uma caixa com texto ficará habilitada, é a caixa onde podem ser inseridas expressões no AE. Eu criei várias cópias do texto aeDicas e dispus em diferentes posições de Z. Além disso, adicionei um Solid layer com o efeito Ramp. Tente você também criar a sua composição com várias textos em 3D.

Segurando a tecla Alt+clique

Passo 02

Agora basta inserir a expressão ‘ wiggle(0.5,40) ‘. A expressão wiggle faz com que a Posição do Null Object seja modificada aleatoriamente. O primeiro número indica quantas vezes em um segundo a Posição será alterada, já o segundo número indica a intensidade ou a variação numérica máxima em cada uma dessas vezes. Pronto, o efeito câmera na mão está pronto, altere os valores para testar outras possibilidades do efeito.

Controlando várias layers para poupar tempo

Passo 01

Os Null Objects podem ser usados ainda para controlar várias Layers ao mesmo tempo, o que ajuda a poupar tempo em alguns tipos de animação ou até mesmo na hora de alterar alguma parte do projeto. Vamos ver como isso é feito, crie um Null Object.

Passo 02

Use a ferramenta Parent Layer em cada uma das Layers, fazendo o link de todas as Layers de Texto com o Null. Você pode selecionar todas as layers e clicar apenas no primeiro parent layer.

 

Passo 05

Experimente criar keyframes na Position do Null, movendo no eixo Y totalmente para o lado esquerdo, por exemplo.

 

Deve ficar algo assim:

Bônus

Sinta-se livre pra ver como o projeto abaixo foi feito, faça o download e estude-o para aprender ainda mais.

Download Projeto

 

Para aproveitar ainda mais

Esta dica foi útil para você?

  • Deixe suas dúvidas sobre os null objects.
  • Como você costuma utilizar os null objects no AE?
  • Comente.

 

Um abraço e ótimas ideias a todos.

CameraCoisas que você nunca usa mas deveria no AEExpressõesNull Objects

Adriano Dorow Darosi • 20 de janeiro de 2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Felipe Leão 18 de janeiro de 2013 - 14:13 Reply

    Olá amigos do AE gostei muito dessa aula, já usei o null, mas muito pouco, descobrir o site de vcs a pouco tempo, vou entrar e fazer as aulas todos os dias… Essas aulas simples dá toda diferença no conhecimento do AE e faz com que as pessoas avancem (modifiquem) caso queira, se vcs colocarem em video essa simplicidade creio que será diferente de outros site aqui do brasil que explica muito a pessoa dá mó volta para ter um resultado não muito satisfatório, eu acho que o caminho de uma boa aula é esse que vcs aqui mostram. Obrigado!!

    • Adriano Dorow Darosi 20 de janeiro de 2013 - 23:04 Reply

      Que bom que gostou Felipe, é ótimo saber que estamos seguindo na direção certa. Espero que você aproveite cada um de nossos tutoriais. Obrigado pela sugestão, em breve teremos tutoriais rápidos em vídeo com ótimas dicas. Coisas simples que você pode adicionar ao seu workflow facilmente. Quando puder compartilhe nossos conteúdos para seus contatos e não deixe de curtir nossa página no Facebook. Abraço e ótimas ideias.

  2. Beto Graciano 10 de junho de 2013 - 9:42 Reply

    Olá.

    Muito bom o site e as dicas. Estão ajudando muito.
    Estou iniciando agora o uso do software e estou apanhando um pouco, gostaria de saber se vocês conhecem algum lugar, pode ser on line mesmo, que eu possa fazer cursos na área.

    Obrigado e continuem postando tutoriais e dicas, estão ajudando muito.

    • Adriano Dorow Darosi 10 de junho de 2013 - 23:12 Reply

      Olá Beto, obrigado pelo incentivo. Eu aprendi muitas das coisas básicas no http://www.videocopilot.net , tem uma sessão para iniciantes lá.
      Com certeza continuaremos postando mais e mais dicas. Ótimas ideias a você.

  3. lucia cristina 29 de junho de 2013 - 8:15 Reply

    Olá sou iniciante estou fazendo um video a partir (sonho glacial)mas chegou no final e nao consigo fazer com que o parent apareça, como gostei muito de suas dicas gostaria de saber qual ctrl ou outra coisa que aciono para ele aparecer, ja estou no final da folha 2/4.
    de qualquer jeito obrigado

    • Adriano Dorow Darosi 29 de junho de 2013 - 18:14 Reply

      Lucia, tem uns botões no canto inferior esquerdo da Timeline. O atalho para eles é F4, alterna entre os modos da timeline. Deve ser isso.

  4. NELSON DANTAS 3 de julho de 2013 - 10:28 Reply

    Caro professor:

    Estou estudando este extraordinário programa! Sua aula foi de um aproveitamente inestimável para usarmos este tipo de layer, e consegui aplicações distintas de efeitos em layer diferentes, colocando mais que um layer Null. Muitíssimo agradecido,
    Nelson

    • Adriano Dorow Darosi 3 de julho de 2013 - 13:30 Reply

      Obrigado Nelson, fico feliz que este post lhe foi útil. Continue aproveitando os conteúdos e compartilhe. Ótimas ideias a você!

  5. gaudiley 3 de julho de 2013 - 18:11 Reply

    para mim não aparece esse espiral do parent, mesmo apertando o f4. como eu faço?

    • Adriano Dorow Darosi 3 de julho de 2013 - 21:31 Reply

      A coluna deve estar desativada. Para reativar, clique com o botão direito na barra com os nomes das colunas da timeline (Ex. Layer Name/Source Name). Aparecerá um menu com a opção Columns, no submenu ative a opção Parent. Só pode ser isso. Enviei um email para você com a imagem do processo.

  6. Filipe 22 de agosto de 2013 - 15:59 Reply

    Sumiu o botão que ativa o 3d no objeto, o que eu faço pra ele voltar?

  7. Ibrahimo Paulo 6 de setembro de 2015 - 4:26 Reply

    Eu estou a seguir os passos conforme mas depois de lidar a camera ao objectivo Null, movimento o objecto ele anda juntamente com a camera mas na tela não muda nada, o que devo fazer para ver o resultado na tela?

    • Adriano Dorow Darosi 22 de outubro de 2015 - 13:00 Reply

      Deve ser pq não está com a câmera ativa da Timeline. Confira os 2 itens marcados em vermelho nesta imagem http://prntscr.com/8u3m73

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>