Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

2

Em chamas – Tutorial de como criar um efeito de fogo no After Effects

Olá amigos do AEdicas.com, sejam bem-vindos para mais um dia de tutorial aqui no Blog. No tutorial desta semana conheceremos uma das formas de fazer fogo no After Effects.

Legal né?  Normalmente eu diria para não repetirem isso em casa, mas hoje será uma exceção, deixarei que vocês brinquem com fogo e essa atitude será bem-vinda. Muito bem, para criar fogo no After Effects utilizaremos uma técnica apenas com plugins nativos. Além disso, conheceremos mais uma das inúmeras expressões do AE, a expressão time, que utilizaremos para automatizar a animação das nossas labaredas e veremos como criar uma textura com efeitos do AE. Sem mais queimaduras, vamos ao tutorial e sem nos queimar ou fazer xixi na cama.

O que vocês vão precisar?

  •  Adobe After Effects

Download do projeto

Caso precisem, façam o download do projeto e abram para acompanhar melhor esse tutorial.

Download do ProjetoAdobe After Effects CS5

 

Tutorial Como criar um efeito de fogo no After Effects

Passo 01

Como de praxe vamos começar criando uma composição com o Preset HDV/HDTV 720 29.97, 5 segundos de duração e “Logo AEdicas” como nome. Insiram nessa composição um sólido (Layer>New>Solid…) com 2000px por 720, nome “Placa”.

 

Passo 02

O sólido é bem grande certo? Daqui a pouco explicarei porque ele deve ser assim. Vamos criar uma textura para nossa placa. Para isso usem o efeito Fractal Noise (Effect>Noise & Grain>Fractal Noise). Ajustem Contrast e Brightness do efeito.

 

Passo 03

Além do Fractal Noise, vamos colocar também o efeito Add Grain (Effect>Noise & Grain> Add Grain) e adicionar um pouco de ruído ao nosso sólido. Vamos deixar o ruído sem animação, que é padrão para esse efeito. Ajustem a intensidade, cor e a velocidade da animação.

 

Passo 04

Por fim, apliquem o efeito Fast Blur (Effect>Blur>Fast Blur) e ajustem o Blurriness, Blurriness Dimensions e ativem o Repeat Edge Pixels. A textura estará pronta.

 

 Passo 05

Agora vamos reduzir o tamanho dessa nossa placa, deixem o Scale dela em 40%. Com isso, deixamos a textura que criamos bem mais nítida, com as linhas mais próximas. Em seguida, escrevam o texto que preferirem sobre ela. No meu caso vou escrever AEdicas. Lembrando que coloquei uma cor para o “AE” (#404040) e outra para “dicas” (#A3A3A3), são dois cinzas, um claro e outro escuro.

 

Passo 06

O próximo passo, é adicionar alguns Layer Styles ao nosso lettering. Vamos começar com o Bevel and Emboss. Para quem não sabe como ativar os Layer Styles é só clicar com o botão direito sobre a Layer desejada e ir em Layer Styles. Feito isso, é só ajustar o Bevel and Emboss que estará nas propriedades da Layer na Timeline.

 

Passo 07

O segundo Layer Styles que aplicaremos é o Inner Shadow. Para isso, vamos em Layer Styles>Inner Shadow e ajustem.

 

 Passo 08

Agora sim, deixamos o “AEdicas” gravado na placa que criamos. Muito bem, falando na placa, apliquem nela o Bevel and Emboss. Apenas apliquem deixando a configuração original.

 

Passo 09

Para terminar a placa com a logo do “AEdicas” ou a sua logo, colocaremos o efeito Ramp (Effect>Generate>Ramp) com 25% de Blend with Original.

 

Passo 10

Com a placa pronta, começaremos a montar a Composição Principal e criar o efeito de fogo. Para começar essa etapa, criem outra Composição com o preset HDV/HDTV 720 29.97, o nome “Comp_Principal” e 5 segundos de duração. Feito isso, insiram a Composição “Logo AEdicas” na timeline dessa Comp. Deixaremos também um sólido quase preto no fundo da Composição (Layer>New>Solid).

 

Passo 11

Como propõem este tutorial, começaremos a fazer o fogo. Para isso, voltem na Comp “AEdicas Logo”, copiem o texto e colem ele na Comp Principal. Ele deverá ficar exatamente sobre a placa que criamos.

 

Passo 12

Para trabalhar a Logo do AEdicas, teremos que deletar, neste Lettering copiado, os Efeitos e os Layers Styles, deixando apenas o texto original e mudando a cor dele para #C1B9B9. Lembrando que deve-se fazer isso apenas no texto da Comp_Principal e não na Composição AEdicas Logo, ok? Muito bem, então aplicaremos novamente o efeito Fractal Noise (Effect>Noise & Grain>Fractal Noise) e ajustaremos ele. Abaixo você pode ver na sequência, a Composição com a logo do AEdicas sem o Layer Styles, o ajuste do Fractal Noise e a Composição depois dos ajustes.

 

 

Passo 13

O Fractal Noise criou para gente uma espécie de mapa de cinzas, brancos e pretos. Para deixar este mapa com o aspecto que desejamos, teremos que aplicar algum efeito que faça-o brilhar. Pra isso, utilizaremos o efeito Glow (Effects>Stylize>Glow) e substituiremos esses tons de cinza por cores de fogo, vermelho, laranja e amarelo. Então, aplique o efeito Glow na Logo e então ajustaremos os parâmetros dele. As cores são: Vermelho (#FF0000) e Amarelo (#FFFC00).

 Passo 14

Agora faltam apenas mais 2 ajustes no visual e animar o efeito Fractal Noise. Ajustem o Blending Mode dessa camada para Add e a Opacidade para 70%.

 

Passo 15

Para terminar o visual dessa camada animaremos ainda o efeito Fractal Noise, para isso utilizaremos uma expressão time que retorna um valor baseado no tempo da timeline. Por exemplo, se você aplicar a expressão a Opacidade, o valor no primeiro segundo da timeline será 1 e, consequentemente, a Opacidade da Camada será 1%. Aos 2 segundos, o valor retornado será 2 e a Opacidade 2%. Essa expressão retorna valores conforme o tempo da timeline e é muito útil para gerar valores contínuos em uma propriedade. Muito bem, no caso do Fractal Noise, iremos aplicar essa expressão na propriedade Evolution. Para isso, segurem ALT e cliquem no Stopwatch (cronômetro) dessa propriedade do efeito. Por fim, na caixa de expressão aberta insiram a expressão: time*250. Isso fará com que o valor resultado da expressão seja multiplicado por 250.

 

Passo 16

Para completar o visual da Composição precisaremos duplicar essa Camada deixando a Cópia por baixo e trocar sua cor. Porém, para facilitar o trabalho, antes disso animaremos as nossas chamas se apagando. Então, apliquem a Transição Linear Wipe (Effect>Transition>Linear Wipe). Ajustem o Feather dela para 100,0. E por fim, vamos aos keyframes. Um deles no início da timeline, onde o Transition Completion será 0% e o segundo keyframe em 1″20 frames, o Transition Completion em 100%.

 

Passo 17

Com a animação da camada pronta, duplicamos ela (Ctrl+D). A camada AEdicas 2 deixaremos por baixo e alteraremos algumas propriedades do Glow. Vejam o que muda no Glow dessa Camada. Além de mudar o Glow dessa camada, mudaremos também, a Opacidade para 65%.

 

Passo 18

Olhando para o projeto, percebi que podemos acrescentar mais um efeito na Camada “AEdicas” (a de cima), para  deixar ainda melhor. Aplicaremos o efeito Roughen Edges (Effect>Stylize>Roughen Edges), que deixará as bordas do fogo mais “enrrugadas”, menos uniformes. Deixe o Roughen Edges logo depois do efeito Glow.

 Passo 19

Além desses ajustes, precisaremos animar o efeito Roughen Edges. Para isso, utilizaremos novamente a expressão time na propriedade Evolution do efeito. Então, ALT+Clique no Stopwatch (Cronômetro) da Evolution e na caixa da expressão insiram: time*300.

Preview do Projeto até aqui (Passo 19)

Passo 20

Vamos finalizar nosso projeto agora. Para isso, vamo aplicar alguns efeitos na Layer Logo AEdicas (aquela com a Logo e a Placa), em nossa Comp_Principal. O primeiro deles deve ser o Light Sweep (Effect>Generate>Light Sweep).

 

Passo 21

O próximo efeito a ser aplicado é o Glow (Effect>Stylize>Glow).

 

Passo 22

Outro ajuste que deve ser feito é o das cores de nossa placa, vamos deixá-la com um tom puxando para o Bronze, já que a placa puramente cinza deixa a impressão de que o texto em chamas está separado da placa. Para ajustar, utilizaremos o efeito Curves (Effect>Color Correction>Curves).

RGB Curve – Ajustando o contraste.

 

Curva Vermelha (Red Curve)

 

Curva Azul (Blue Curve)

 

Passo 23

Agora, aplicaremos mais uma vez o efeito Light Sweep. Para facilitar as coisas, podemos duplicar o efeito Light Sweep que já temos e colocá-lo abaixo de todos os outros. E então, vamos animá-lo para que acompanhe a animação do Linear Wipe dos textos em chamas. Muito bem, no 6º frame da timeline devemos adicionar um keyframe para a propriedade Center do efeito e ajustar sua posição. Exatamente 01 segundo depois, em 1″06f, inserimos outro keyframe e ajustamos a posição dele.

Em 0″06f

 

 

Em 01″06f

Passo 24

Aplicaremos também um pouco de sombras na placa. Insiram o efeito Drop Shadow 02 vezes e ajustem cada um deles de forma diferente, um com uma sombra mais longa e outro com uma mais curta e mais escura.

 

Passo 25

Para criar o movimento inicial da logo, deixamos as Layers em 3D, menos o sólido de fundo. Em seguida, inserimos uma Câmera (Layer>New>Camera) com o preset 50mm e um Null Object (Layer>New>Null Object) com o 3D ativo. Então, linkamos a Câmera ao Null com a função Parent (clique no ícone, segure e arraste até o Null, confira abaixo).

 

Passo 26

Temos que lembrar que haverá um flare rápido no início, por isso, animaremos o Null Object a partir de 10 frames da Timeline. Assim, em 0″10f ativem os keyframes de Y Rotation do Null e os keyframes de Point of Interest e Position da Câmera, insiram os valores mostrados abaixo. Iremos fazer um zoom out na cena, então, se preferirem ajustar com os controles de câmera para treinar, fiquem a vontade, é claro; em nosso caso pode-se usar o Z Camera Tool (lembre-se sempre de ativar os keyframes de Point Of Interest e Position nas Câmeras). Importante: lembre-se de deixar os keyframes com Easy Ease (F9).

Atalhos: depois de criar os keyframes, pressione a tecla ‘U’, desta forma apenas as propriedades com keyframes são mostradas.

Em 0″10f

 

Agora em 01″15, retornamos Y Rotation para o valor inicial que é 0º.

 

Avançamos 10 frames e, então, em 01″25f, criamos os keyframes da posição final da Câmera.

 

Passo 27

Agora precisamos mudar a posição dos keyframes do Linear Wipe das Layers que formam nosso efeito de chamas e do Light Sweep da Layer “Logo AEdicas” . Além de movê-los para “apagar” as chamas pouco depois da entrada da placa, deixaremos uma diferença de 05 frames entre os primeiros keyframes das camadas. Outro detalhe é deixar o início das camadas “AEdicas”, “AEdicas 2″ e “Logo AEdicas” em 0″10f para que não apareçam antes da passagem do flare que  colocaremos daqui a pouco. Para cortar as camadas aos 10 frames utilize ALT+ [

Em 00″28f, coloquem o primeiro keyframe do Linear Wipe da Layer “AEdicas” e 5 frames depois da Layer “AEdicas 2″. Importante: lembre-se de arrastar os keyframes do Light Sweep (Layer “Logo AEdicas”) junto para não precisar reajustá-los depois. (Para arrastar os keyframes basta selecioná-los, clicar e segurar sobre um deles e arrastar)

 

 

Preview do Projeto até aqui (Passo 27)

 

Passo 28

Adicionem um Sólido Preto (Layer>New>Solid) a Composição. Nesse sólido coloquem os seguintes efeitos, nessa ordem: Lens Flare (Effect>Generate>Lens Flare), Tritone (Effect>Color Correction>Tritone) e Glow (Effect>Stylize>Glow). Façam os ajustes nesses efeitos. No caso do Lens Flare, deixaremos para o próximo passo, quando também vamos animar as propriedades do efeito. Deixem o Blending Mode desse sólido em Screen para que apenas o Flare apareça na Composição.

Passo 29

Essa passagem do Flare terá apenas 0″20 frames, portanto, temos que saber que ele irá atravessar de um lado a outro e bem no meio dessa passagem vai estourar na tela. Assim, teremos 2 keyframes em Flare Center e 3 em Flare Brightness. Vamos a eles.

Em 0″00f – Coloquem o Flare Center numa posição fora da tela da Composição a esquerda, o Flare Brightness em 0%.

Em 0″10f – Brightness deve ir a 200%.

Em 0″20f – Coloquem o Flare Center fora da Tela da Composição a direita, o Flare Brightness volta a 0%

 

Feito isso, terminamos este projeto e você já pode comemorar ou não. Aos que quiserem continuar o projeto fica o incentivo. Uma das coisas que pode ser acrescentadas é uma Vignette (Aquelas Bordas Escurecidas) que deixaram o visual ainda melhor. Além disso, é possível que você duplique a Composição da Logo, nessa cópia apague o texto e coloque-a atrás da nossa Placa (“Logo AEdicas”) na Comp_Principal. Isso fará com que a Placa tenha profundidade. Bom, essas são algumas ideias que surgiram agora, continuem melhorando este projeto.

 

Considerações finais

O tutorial desta semana acaba de chegar ao fim, aos que completaram ele com sucesso, parabéns. Aos que tiveram dificuldades, sejam persistentes e se precisar deixem suas dúvidas nos comentários. Bom, nesse tutorial vimos como criar um efeito de fogo apenas com os Plugins que já vem com o After Effects. Além disso, conhecemos o recurso Layer Styles do After Effects, muito semelhante ao usado no Photoshop. Esse fato não é coincidência, já que ao importar um arquivo de Photoshop no After Effects é possível trazer esses estilos de forma editável.  Por fim, o tutorial apresentou e acrescentou uma nova expressão a nossa cartela, a expressão time. Essa expressão, que retorna um valor dependendo do tempo da timeline, pode ser útil para criar animações contínuas, sem que seja preciso criar vários keyframes. Layes Styles e essa expressão serão muito citados aqui no Blog.

 

  • Gostaram deste tutorial?
  • Vocês já brincaram com fogo? No After Effects é claro.
  • O que vocês acham das expressões no After Effects, úteis, difíceis de usar? Deem sua opinião.
  • Deixem seus comentários, eles são muito importantes.

 

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

Como CriarEfeitosExpressõesFogoLayer StylesNull Objects

Adriano Dorow Darosi • 3 de abril de 2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Carlos de Jesus 8 de abril de 2012 - 0:10 Reply

    Muito legal esse tutorial eu fiz aqui e ficou show de bola.. muito obrigado

    • Adriano Dorow Darosi 8 de abril de 2012 - 22:58 Reply

      Que bom que gostou Carlos, toda semana teremos pelo menos um tutorial novo pra todos praticarem. Obrigado pelo incentivo!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>