Legal né? Normalmente eu diria para não repetirem isso em casa, mas hoje será uma exceção, deixarei que vocês brinquem com fogo e essa atitude será bem-vinda. Muito bem, para criar fogo no After Effects utilizaremos uma técnica apenas com plugins nativos. Além disso, conheceremos mais uma das inúmeras expressões do AE, a expressão time, que utilizaremos para automatizar a animação das nossas labaredas e veremos como criar uma textura com efeitos do AE. Sem mais queimaduras, vamos ao tutorial e sem nos queimar ou fazer xixi na cama.
O que vocês vão precisar?
- Adobe After Effects
Download do projeto
Caso precisem, façam o download do projeto e abram para acompanhar melhor esse tutorial.
Download do Projeto – Adobe After Effects CS5
Tutorial Como criar um efeito de fogo no After Effects
Passo 01
Como de praxe vamos começar criando uma composição com o Preset HDV/HDTV 720 29.97, 5 segundos de duração e “Logo AEdicas” como nome. Insiram nessa composição um sólido (Layer>New>Solid…) com 2000px por 720, nome “Placa”.
Passo 02
O sólido é bem grande certo? Daqui a pouco explicarei porque ele deve ser assim. Vamos criar uma textura para nossa placa. Para isso usem o efeito Fractal Noise (Effect>Noise & Grain>Fractal Noise). Ajustem Contrast e Brightness do efeito.
Passo 03
Além do Fractal Noise, vamos colocar também o efeito Add Grain (Effect>Noise & Grain> Add Grain) e adicionar um pouco de ruído ao nosso sólido. Vamos deixar o ruído sem animação, que é padrão para esse efeito. Ajustem a intensidade, cor e a velocidade da animação.
Passo 04
Por fim, apliquem o efeito Fast Blur (Effect>Blur>Fast Blur) e ajustem o Blurriness, Blurriness Dimensions e ativem o Repeat Edge Pixels. A textura estará pronta.
Passo 05
Agora vamos reduzir o tamanho dessa nossa placa, deixem o Scale dela em 40%. Com isso, deixamos a textura que criamos bem mais nítida, com as linhas mais próximas. Em seguida, escrevam o texto que preferirem sobre ela. No meu caso vou escrever AEdicas. Lembrando que coloquei uma cor para o “AE” (#404040) e outra para “dicas” (#A3A3A3), são dois cinzas, um claro e outro escuro.
Passo 06
O próximo passo, é adicionar alguns Layer Styles ao nosso lettering. Vamos começar com o Bevel and Emboss. Para quem não sabe como ativar os Layer Styles é só clicar com o botão direito sobre a Layer desejada e ir em Layer Styles. Feito isso, é só ajustar o Bevel and Emboss que estará nas propriedades da Layer na Timeline.
Passo 07
O segundo Layer Styles que aplicaremos é o Inner Shadow. Para isso, vamos em Layer Styles>Inner Shadow e ajustem.
Passo 08
Agora sim, deixamos o “AEdicas” gravado na placa que criamos. Muito bem, falando na placa, apliquem nela o Bevel and Emboss. Apenas apliquem deixando a configuração original.
Passo 09
Para terminar a placa com a logo do “AEdicas” ou a sua logo, colocaremos o efeito Ramp (Effect>Generate>Ramp) com 25% de Blend with Original.
Passo 10
Com a placa pronta, começaremos a montar a Composição Principal e criar o efeito de fogo. Para começar essa etapa, criem outra Composição com o preset HDV/HDTV 720 29.97, o nome “Comp_Principal” e 5 segundos de duração. Feito isso, insiram a Composição “Logo AEdicas” na timeline dessa Comp. Deixaremos também um sólido quase preto no fundo da Composição (Layer>New>Solid).
Passo 11
Como propõem este tutorial, começaremos a fazer o fogo. Para isso, voltem na Comp “AEdicas Logo”, copiem o texto e colem ele na Comp Principal. Ele deverá ficar exatamente sobre a placa que criamos.
Passo 12
Para trabalhar a Logo do AEdicas, teremos que deletar, neste Lettering copiado, os Efeitos e os Layers Styles, deixando apenas o texto original e mudando a cor dele para #C1B9B9. Lembrando que deve-se fazer isso apenas no texto da Comp_Principal e não na Composição AEdicas Logo, ok? Muito bem, então aplicaremos novamente o efeito Fractal Noise (Effect>Noise & Grain>Fractal Noise) e ajustaremos ele. Abaixo você pode ver na sequência, a Composição com a logo do AEdicas sem o Layer Styles, o ajuste do Fractal Noise e a Composição depois dos ajustes.
Passo 13
O Fractal Noise criou para gente uma espécie de mapa de cinzas, brancos e pretos. Para deixar este mapa com o aspecto que desejamos, teremos que aplicar algum efeito que faça-o brilhar. Pra isso, utilizaremos o efeito Glow (Effects>Stylize>Glow) e substituiremos esses tons de cinza por cores de fogo, vermelho, laranja e amarelo. Então, aplique o efeito Glow na Logo e então ajustaremos os parâmetros dele. As cores são: Vermelho (#FF0000) e Amarelo (#FFFC00).
Passo 14
Agora faltam apenas mais 2 ajustes no visual e animar o efeito Fractal Noise. Ajustem o Blending Mode dessa camada para Add e a Opacidade para 70%.
Passo 15
Para terminar o visual dessa camada animaremos ainda o efeito Fractal Noise, para isso utilizaremos uma expressão time que retorna um valor baseado no tempo da timeline. Por exemplo, se você aplicar a expressão a Opacidade, o valor no primeiro segundo da timeline será 1 e, consequentemente, a Opacidade da Camada será 1%. Aos 2 segundos, o valor retornado será 2 e a Opacidade 2%. Essa expressão retorna valores conforme o tempo da timeline e é muito útil para gerar valores contínuos em uma propriedade. Muito bem, no caso do Fractal Noise, iremos aplicar essa expressão na propriedade Evolution. Para isso, segurem ALT e cliquem no Stopwatch (cronômetro) dessa propriedade do efeito. Por fim, na caixa de expressão aberta insiram a expressão: time*250. Isso fará com que o valor resultado da expressão seja multiplicado por 250.
Passo 16
Para completar o visual da Composição precisaremos duplicar essa Camada deixando a Cópia por baixo e trocar sua cor. Porém, para facilitar o trabalho, antes disso animaremos as nossas chamas se apagando. Então, apliquem a Transição Linear Wipe (Effect>Transition>Linear Wipe). Ajustem o Feather dela para 100,0. E por fim, vamos aos keyframes. Um deles no início da timeline, onde o Transition Completion será 0% e o segundo keyframe em 1″20 frames, o Transition Completion em 100%.
Passo 17
Com a animação da camada pronta, duplicamos ela (Ctrl+D). A camada AEdicas 2 deixaremos por baixo e alteraremos algumas propriedades do Glow. Vejam o que muda no Glow dessa Camada. Além de mudar o Glow dessa camada, mudaremos também, a Opacidade para 65%.
Passo 18
Olhando para o projeto, percebi que podemos acrescentar mais um efeito na Camada “AEdicas” (a de cima), para deixar ainda melhor. Aplicaremos o efeito Roughen Edges (Effect>Stylize>Roughen Edges), que deixará as bordas do fogo mais “enrrugadas”, menos uniformes. Deixe o Roughen Edges logo depois do efeito Glow.
Passo 19
Além desses ajustes, precisaremos animar o efeito Roughen Edges. Para isso, utilizaremos novamente a expressão time na propriedade Evolution do efeito. Então, ALT+Clique no Stopwatch (Cronômetro) da Evolution e na caixa da expressão insiram: time*300.
Preview do Projeto até aqui (Passo 19)
Passo 20
Vamos finalizar nosso projeto agora. Para isso, vamo aplicar alguns efeitos na Layer Logo AEdicas (aquela com a Logo e a Placa), em nossa Comp_Principal. O primeiro deles deve ser o Light Sweep (Effect>Generate>Light Sweep).
Passo 21
O próximo efeito a ser aplicado é o Glow (Effect>Stylize>Glow).
Passo 22
Outro ajuste que deve ser feito é o das cores de nossa placa, vamos deixá-la com um tom puxando para o Bronze, já que a placa puramente cinza deixa a impressão de que o texto em chamas está separado da placa. Para ajustar, utilizaremos o efeito Curves (Effect>Color Correction>Curves).
RGB Curve – Ajustando o contraste.
Curva Vermelha (Red Curve)
Curva Azul (Blue Curve)
Passo 23
Agora, aplicaremos mais uma vez o efeito Light Sweep. Para facilitar as coisas, podemos duplicar o efeito Light Sweep que já temos e colocá-lo abaixo de todos os outros. E então, vamos animá-lo para que acompanhe a animação do Linear Wipe dos textos em chamas. Muito bem, no 6º frame da timeline devemos adicionar um keyframe para a propriedade Center do efeito e ajustar sua posição. Exatamente 01 segundo depois, em 1″06f, inserimos outro keyframe e ajustamos a posição dele.
Em 0″06f
Em 01″06f
Passo 24
Aplicaremos também um pouco de sombras na placa. Insiram o efeito Drop Shadow 02 vezes e ajustem cada um deles de forma diferente, um com uma sombra mais longa e outro com uma mais curta e mais escura.
Passo 25
Para criar o movimento inicial da logo, deixamos as Layers em 3D, menos o sólido de fundo. Em seguida, inserimos uma Câmera (Layer>New>Camera) com o preset 50mm e um Null Object (Layer>New>Null Object) com o 3D ativo. Então, linkamos a Câmera ao Null com a função Parent (clique no ícone, segure e arraste até o Null, confira abaixo).
Passo 26
Temos que lembrar que haverá um flare rápido no início, por isso, animaremos o Null Object a partir de 10 frames da Timeline. Assim, em 0″10f ativem os keyframes de Y Rotation do Null e os keyframes de Point of Interest e Position da Câmera, insiram os valores mostrados abaixo. Iremos fazer um zoom out na cena, então, se preferirem ajustar com os controles de câmera para treinar, fiquem a vontade, é claro; em nosso caso pode-se usar o Z Camera Tool (lembre-se sempre de ativar os keyframes de Point Of Interest e Position nas Câmeras). Importante: lembre-se de deixar os keyframes com Easy Ease (F9).
Atalhos: depois de criar os keyframes, pressione a tecla ‘U’, desta forma apenas as propriedades com keyframes são mostradas.
Em 0″10f
Agora em 01″15, retornamos Y Rotation para o valor inicial que é 0º.
Avançamos 10 frames e, então, em 01″25f, criamos os keyframes da posição final da Câmera.
Passo 27
Agora precisamos mudar a posição dos keyframes do Linear Wipe das Layers que formam nosso efeito de chamas e do Light Sweep da Layer “Logo AEdicas” . Além de movê-los para “apagar” as chamas pouco depois da entrada da placa, deixaremos uma diferença de 05 frames entre os primeiros keyframes das camadas. Outro detalhe é deixar o início das camadas “AEdicas”, “AEdicas 2” e “Logo AEdicas” em 0″10f para que não apareçam antes da passagem do flare que colocaremos daqui a pouco. Para cortar as camadas aos 10 frames utilize ALT+ [
Em 00″28f, coloquem o primeiro keyframe do Linear Wipe da Layer “AEdicas” e 5 frames depois da Layer “AEdicas 2”. Importante: lembre-se de arrastar os keyframes do Light Sweep (Layer “Logo AEdicas”) junto para não precisar reajustá-los depois. (Para arrastar os keyframes basta selecioná-los, clicar e segurar sobre um deles e arrastar)
Preview do Projeto até aqui (Passo 27)
Passo 28
Adicionem um Sólido Preto (Layer>New>Solid) a Composição. Nesse sólido coloquem os seguintes efeitos, nessa ordem: Lens Flare (Effect>Generate>Lens Flare), Tritone (Effect>Color Correction>Tritone) e Glow (Effect>Stylize>Glow). Façam os ajustes nesses efeitos. No caso do Lens Flare, deixaremos para o próximo passo, quando também vamos animar as propriedades do efeito. Deixem o Blending Mode desse sólido em Screen para que apenas o Flare apareça na Composição.
Passo 29
Essa passagem do Flare terá apenas 0″20 frames, portanto, temos que saber que ele irá atravessar de um lado a outro e bem no meio dessa passagem vai estourar na tela. Assim, teremos 2 keyframes em Flare Center e 3 em Flare Brightness. Vamos a eles.
Em 0″00f – Coloquem o Flare Center numa posição fora da tela da Composição a esquerda, o Flare Brightness em 0%.
Em 0″10f – Brightness deve ir a 200%.
Em 0″20f – Coloquem o Flare Center fora da Tela da Composição a direita, o Flare Brightness volta a 0%
Feito isso, terminamos este projeto e você já pode comemorar ou não. Aos que quiserem continuar o projeto fica o incentivo. Uma das coisas que pode ser acrescentadas é uma Vignette (Aquelas Bordas Escurecidas) que deixaram o visual ainda melhor. Além disso, é possível que você duplique a Composição da Logo, nessa cópia apague o texto e coloque-a atrás da nossa Placa (“Logo AEdicas”) na Comp_Principal. Isso fará com que a Placa tenha profundidade. Bom, essas são algumas ideias que surgiram agora, continuem melhorando este projeto.
Considerações finais
O tutorial desta semana acaba de chegar ao fim, aos que completaram ele com sucesso, parabéns. Aos que tiveram dificuldades, sejam persistentes e se precisar deixem suas dúvidas nos comentários. Bom, nesse tutorial vimos como criar um efeito de fogo apenas com os Plugins que já vem com o After Effects. Além disso, conhecemos o recurso Layer Styles do After Effects, muito semelhante ao usado no Photoshop. Esse fato não é coincidência, já que ao importar um arquivo de Photoshop no After Effects é possível trazer esses estilos de forma editável. Por fim, o tutorial apresentou e acrescentou uma nova expressão a nossa cartela, a expressão time. Essa expressão, que retorna um valor dependendo do tempo da timeline, pode ser útil para criar animações contínuas, sem que seja preciso criar vários keyframes. Layes Styles e essa expressão serão muito citados aqui no Blog.
- Gostaram deste tutorial?
- Vocês já brincaram com fogo? No After Effects é claro.
- O que vocês acham das expressões no After Effects, úteis, difíceis de usar? Deem sua opinião.
- Deixem seus comentários, eles são muito importantes.
Grande abraço e ótimas ideias a todos.
Muito legal esse tutorial eu fiz aqui e ficou show de bola.. muito obrigado
Que bom que gostou Carlos, toda semana teremos pelo menos um tutorial novo pra todos praticarem. Obrigado pelo incentivo!
efeito especial