Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

8

Plantão AEdicas # 1º dia – aprendam como criar um globo e um painel de LED

Olá amigos do AEdicas.com, hoje vocês irão descobrir como criar um Globo no After Effects e como utilizar o plugin CC Ball Action para criar um Painel de LED.

Como pano de fundo para estas 02 técnicas, criaremos, neste tutorial, mais uma vinheta para o seu Canal ou Blog, desta vez será a do “Plantão AEdicas” que vocês poderão facilmente personalizar com o nome do seu canal. Para construir esse Look de painel de LED, utilizaremos o Plugin CC Ball Action que vem com o After Effects a partir da versão CS4. Por fim, desenharemos alguns gráficos para completar o projeto. Preparem-se e vamos ao 1º dia do tutorial deste projeto.

O que vocês vão precisar?

  • Adobe After Effects (a partir da versão CS4 ou do CC Ball Action Instalado).
  • Mapa do nosso Planeta. (Você encontrará ele em Download do Projeto)

 Download do projeto

Caso precisem, façam o download do projeto e abram para acompanhar melhor esse tutorial.

Download do Projeto. – Adobe After Effects CS5

 

Como criar um globo e um painel de LED no After Effects

 

Passo 01

Para começar importem o arquivo “earthspec1k”, com o mapa da terra em preto e branco, para dentro do projeto e criem uma composição com o tamanho da imagem desse arquivo. Para isso arrastem a imagem para o ícone de composição na parte inferior da aba Project. O nome da composição pode ser “Textura Terra”, caso queiram mudar é só usar o atalho CTRL (CMD) + K.

 

Passo 02

Assim, já teremos uma composição com o tamanho exato da imagem. Podemos, então, compor o visual do globo. Para isso, criem um Adjustment Layer (Layer>New>Adjustment Layer) e insiram o efeito Tint (Effect>Color Correction>Tint) nele, mudando as 02 cores para azul, claro e escuro.

 

Passo 03

Agora aplicamos o efeito CC Ball Action (Effect>Simulation>CC Ball Action) para que o visual de nossa imagem seja formado por centenas de pontos.

 

Passo 04

Para terminar o visual dessa composição, aplicaremos os “meridianos”. Para isso, usaremos o efeito Venetian Blinds (Effect>Transition>Venetian Blinds).

 

Passo 05

A textura da Terra está pronta. Para continuar o projeto, vocês precisarão criar uma nova Composição com o preset HDV/HDTV 720 29.97 e como nome “Globo”. Nessa nova composição, insiram a Comp que criamos anteriormente. Para transformar nossa imagem em um Globo usamos o CC Sphere (Effect>Perspective>CC Sphere).

 

Passo 06

Vocês irão reparar que os continentes não ficaram muito nítidos em nosso Globo. Para deixar o visual bem melhor, ajustaremos algumas coisas no CC Sphere.

 

Passo 07

No Globo ainda aplicaremos o efeito Glow.

 

Passo 08

Precisamos de mais contraste entre os “continentes” e  o “mar”. Conseguimos isso duplicando CTRL(CMD)+D a  Camada e colocando ela em Overlay.

 

Passo 09

Com o Globo pronto, podemos começar a animar o movimento de rotação dele. Se girarmos o Globo com o Y Rotation não conseguiremos um resultado muito bom. Então, precisaremos fazer isso diretamente na composição que criamos primeiro. Apliqum ao Mapa da Terra o efeito Motion Tile (Effect>Stylize>Motion Tile), que utilizaremos para fazer o movimento de Rotação da Terra. Vamos inserir alguns keyframes apenas na propriedade Tile Center, movendo a posição do Motion Tile em X. Queremos um giro rápido no início e outro suave em seguida.

Em 00″00f

 

Em 01″00f – Depois de criar o keyframe selecione-o e segurando CTRL (CMD) clique sobre o keyframe até ele virar uma bola. Isso fará com que o movimento não pare até o último keyframe que criaremos em seguida.

 

Em 07″00f

 

Passo 10

Para aumentar a impressão de velocidade do giro inicial da terra, criaremos um outro globo só de retângulos com movimento rápido, que ficará sobre o Globo principal. Para isso, criaremos uma composição com o mesmo tamanho da composição do Mapa da Terra.

 

Passo 11

Nessa nova composição, criem um Sólido branco (Layer>New>Solid Layer). Usem a ferramenta Rectangle Tool para desenhar um retângulo.

 

Passo 12

Esse elemento deverá entrar e sair da tela rapidamente, vamos animá-lo. Posicione-o fora da tela a esquerda e crie o primeiro keyframe em Position, 20 frames depois, movimente-o para fora da tela a direita. Ative o Motion Blur da Layer e da Camada.

No inicio da Composição:

 

Em 00″20f

 

Passo 13

Agora, duplicamos esse sólido com a animação e invertemos seus keyframes, para ter o movimento dele ao contrário, da direita para a esquerda. Para inverter basta selecionar os 02 keyframes e clicar com o botão direito do mouse e selecionar Time-Reverse Keyframes.

 

Passo 14

Dupliquem esses 02 sólidos e deixem alguma diferença de tempo entre eles. Também selecionem todos os keyframes e apertem F9.

 

Passo 15

Dupliquem todas as Camadas e movam elas para baixo na Timeline. Atrasem essas camadas de forma que se alinhem como abaixo.

 

Passo 16

Essa composição também precisamos deixar com o aspecto de painel de LED. Para isso, aplicamos um Adjustment Layer (Layer>New>Adjustment Layer) e aplicamos o efeito CC Ball Action.

 

Passo 17

Criem mais um Adjustment Layer, mas desta vez posicionem-o entre a 5ª e a 6ª Camada da Composição. Nesse Adjustment coloquem o efeito Tint e deixem as cores preta e azul claro.

 

Passo 18

Voltem para a Composição “Globo” onde temos a camada “Textura Terra” duplicada. Sobre essas duas camadas insiram a Composição “Globo_Passagem Retângulos” que criamos. Nela, apliquem o efeito CC sphere, Glow e Optics Compensation (Effect>Distort>Optics Compensation).

 

Passo 19

Na Camada “Globo_Passagem Retângulos” animaremos as Rotações do CC Sphere. Em 01″00 ativem todos os keyframes de rotação do efeito, voltem ao inicio da composição e alterem cada um dos valores de rotação.

Em 01″00f

 

Em 00″00f

 

Deem F9 nos Keyframes

 

Passo 21

Para a entrada do nosso Globo, iremos animar a Scale e Position dele. Antes disso, precisamos linkar todas as camadas na Layer que irá controlá-las. Assim, só precisaremos criar keyframes em uma delas, as outras irão seguir o movimento. Selecionem as 02 primeiras camadas e utilizem a ferramenta Parent.

 

Passo 22

Podemos, então, animar a entrada do “Globo”.

Em 00″20f – Deixem os keyframes em Ease Easy (F9)

 

Em 00″00

 

Em 01″10f – Apenas crie os keyframes.

 

Em 02″05f

 

A primeira parte do projeto Plantão AEdicas está pronta. Vocês devem ter chegado num resultado como este:

 

Até o próximo dia…

Bem amigos do AEdicas.com, esse foi o primeiro dia do Tutorial “Plantão AEdicas”, aqui vocês aprenderam como montar um Globo no After Effectes e como utilizar o plugin CC Ball Action para criar um visual de painel de LED. No segundo e último dia desse tutorial, desenharemos alguns elementos gráficos para completar o visual do projeto e animaremos tudo para terminar o projeto. Espero vocês no próximo dia do tutorial, até lá.

 

  • Gostou do tutorial? Deixe sua opinião sobre ele.
  • Alguma dúvida sobre o projeto?
  • Deixe seu comentário.

 

Grande abraço e ótimas ideias a todos.
Como CriarEfeitosVinheta

Adriano Dorow Darosi • 10 de abril de 2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. André Darugna 10 de abril de 2012 - 22:04 Reply

    Impressionante Adriano, qualidade impecável do tutorial…
    Meus parabéns, você vai longe meu amigo!

    Daqui envio a melhor das energias.

    • Adriano Dorow Darosi 10 de abril de 2012 - 23:15 Reply

      Obrigado André, esperamos que sim. O AEdicas tem muito para crescer ainda!
      E com a energia positiva de cada um, fica bem mais fácil.

  2. Zaus 3 de julho de 2012 - 22:47 Reply

    Olha achei muito boa a iniciativa de postar essas aulas, só do uma dica pra nas imagens poder visualizar tambem um pedaço de como ta ficando a composição e nao só os parametros.
    Sucesso

    • Adriano Dorow Darosi 4 de julho de 2012 - 0:13 Reply

      Zaus, obrigado por sua sugestão. Em breve, teremos tutoriais em vídeo pra facilitar o aprendizado e melhorar a visualização de como está ficando o trabalho. Obrigado pelo incentivo, continue acessando e participando do Blog. Grandes ideias a você.

  3. Bruna 4 de julho de 2012 - 17:12 Reply

    Ola, Fiz o download do projeto, mas justo o earthpec1k. jpg veio offline… :(

    • Adriano Dorow Darosi 4 de julho de 2012 - 21:24 Reply

      Bruna,
      pelo que vi está tudo ok com o Download do Projeto. O que pode ter acontecido é que o After Effects não encontrou o arquivo earthpec1k.jpg. Você precisará encontrar manualmente o arquivo, isso pode acontecer as vezes. Na janela Project do AE clique com o Botão e vá em Replace Footage>File… Então, encontre o arquivo na pasta Footage do projeto que vc baixou, selecione o arquivo e dê abrir. Acredito que isso irá resolver, se o problema continuar entre em contato, estamos a disposição! Ótimas ideias!

  4. Rayane 23 de junho de 2013 - 9:19 Reply

    Parabéns, ainda não terminei tudo porém pretendo. É muito difícil encontrar cursos relacionados a criação de videos em minha cidade(até hoje não achei) e encontrar tutorias como este é muito bom. Muito obrigada!

    • Adriano Dorow Darosi 23 de junho de 2013 - 13:40 Reply

      Realmente não é fácil encontrar cursos dessa área, são poucos os que valem a pena. Obrigado pelo incentivo, ficamos felizes que está aprendendo com nosso trabalho.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>