Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

2

Plantão AEdicas # 2º dia – aprendam como criar um globo e um painel de LED

Olá amigos do AEdicas.com, depois de descobrir como criar um Globo no After Effecs e formar um painel de LED com o plugin CC Ball Action, agora é hora criar alguns elementos gráficos, animá-los e multiplicá-los com o Plugin Echo para deixar nossa vinheta mais dinâmica.

Neste segundo dia do Tutorial “Plantão AEdicas” vamos finalizar o projeto. Desenharemos elementos gráficos com a ferramenta Pen Tool (G) e só pra não perder o costume faremos pequenos ajustes na Composição inteira com o efeito Curves. Fique atentos porque o Plantão AEdicas acabou de começar. Vamos ao tutorial.

Veja o #1º dia

Plantão AEdicas – 1º dia.

 

O que vocês vão precisar?

  • Adobe After Effects (a partir da versão CS4 ou do CC Ball Action Instalado).
  • 1ª Dia do “Plantão AEdicas” pronto.

Download do projeto

Caso precisem, façam o download do projeto e abram para acompanhar melhor esse tutorial.

Download do projeto – Adobe After Effects CS5

 

Como desenhar elementos gráficos com o ferramenta Pen Tool (G) e multiplicar elementos com o plugin Echo

Para completar a vinheta que começamos ao montar um Globo e criar o visual de um painel de LED, façamos o seguinte.

 

Passo 01

A primeira coisa a fazer é abrir o projeto do tutorial anterior e na Composição “Globo”, inserir um Sólido (Layer>New>Solid…) amarelo (#FFC000) com o tamanho da Comp. Feito isso, utilizem a ferramente Pen Tool (G), para desenhar uma seta para a direita. Para auxiliar coloquei algumas linhas-guia na composição, se fizer isso também deixe-as com a opção Lock Guides ativada (View>Lock Guides) para que não interfiram no uso da ferramenta Pen Tool.

 

Insira algumas linhas guias e utilize-as para desenhar uma seta.

 

Feche a máscara clicando no primeiro vértice criado e você verá a seguinte figura.

 

Passo 02

Se você quiser, pode esconder as linhas-guia a partir de agora (View>Show Guides). Em seguida, dupliquem esse elemento e mudem a cor dele, para isso é só mudar a cor do sólido. Com o elemento duplicado selecionado é só ir em Layer>Solid Settings… e mudar para a Cor Branca. Feito isso, mova-o para a direita, deixando uma pequena brecha entre os 02 elementos.

 

Passo 03

Precisamos movimentar esses 02 elementos, faremos eles entrarem da esquerda para a direita. Então, movemos eles para fora da tela a esquerda e criamos 01 keyframe em Position.

Em 01″10f – Mova as setas para fora da tela e crie o keyframe.

 

Em 02″00f – Mova os elementos para fora da tela a direita, deixe os keyframes em Easy Ease (F9).

 

Passo 04

Queremos que elementos iguais a este façam o mesmo movimento, porém da direita para a esquerda. Para que isso aconteça, temos que inverter os keyframes e mudar o lado para onde as setas apontam. Antes de mais nada, dupliquem as 02 setas que já temos e coloquem-as acima das anteriores. Feito isso selecionem seus keyframes, cliquem com o botão direito e então Keyframe Assistant>Time Reverse Keyframes.

 

Passo 05

Com os keyframes invertidos, agora precisamos mudar a direção para onde as setas apontam. Mudem Rotation (R) das 02 camadas para 180º.

 

 Passo 06

Se vocês repararem no vídeo final desse projeto, várias dessas setas passam rapidamente na tela, certo? Como vocês imaginam fazer isso? Poderíamos duplicar esses elementos e ajustar as posições dos keyframes, mas faremos de uma forma mais fácil. Insiram um Adjustment Layer e deixem ele, na timeline, acima das setas que criamos, apliquem o efeito Echo (Effect>Time>Echo).

 

Passo 07

O efeito Echo repete elementos animados com determinado atraso e número de vezes. Se não o utilizássemos teriamos que duplicar esses elementos várias vezes até chegar ao número desejado. Continuando o tutorial, deixaremos todos esses elementos com o visual de um painel de LED. Vocês até já devem saber como fazer, apliquem um Adjustment Layer (Layer>New>Adjustment Layer), deixem bem acima do último Adjustment Layer que inserimos, e apliquem o efeito CC Ball Action (Effect>Simulation>CC Ball Action), e então ajustem. Além do CC Ball Action, coloquem também o Optics Compensation (Effect>Distort>Optics Compensation) e Glow (Effect>Stylize>Glow). O Optics Compensation deixará o fundo um pouco arredondado.

CC Ball Action e Optics Compensation

 

Glow

 

Passo 08

A partir de agora iremos inserir elementos entre esses 02 Adjustment Layers que temos nessa Comp, ok? Certo, criaremos agora o Lettering “Plantão AEdicas” e as setas que compõem a logo do nosso “Plantão”. Sabem as setas que fizemos antes? Usaremos elas novamente, peguem uma delas (a amarela e apontada para direita), dupliquem, limpem seus keyframes (para limpar os keyframes basta clicar no Stopwatch do Position dela) e então vamos diminuí-la. Ah, deixem o inicio desse elemento em 02″01f.

Pra que vocês não fiquem confusos, vejam como deverá ficar, a seta sem animação, por enquanto.

 

Passo 09

Dupliquem essa seta 02 vezes e deixem a cor Branca nelas. Feito isso, posicionem-as na timeline e na Composição como nas figuras abaixo, vocês precisarão diminuí-las um pouco, a de fora ficará um pouco maior, enquanto a de dentro menor. Para mudar a cor vão em Layer>Solid Settings…

 

Passo 10

Agora criem o Lettering que preferirem, eu vou escrever com duas camadas de texto Plantão AEdicas. Se vocês escreverem com 02 ou mais camadas de texto, será interessante que façam um PreComp delas, pra facilitar as coisas depois. Para dar um PreCompose nas camadas basta selecioná-las e ir em Layer>PreCompose. Lembrem-se de deixar abaixo daquele Adjustment que comentei a pouco. Na tela que surgir, deem um nome para a Composição e deixem com a opção “Move all attributes into the new composition”.

 

Passo 11

Antes de animar esses elementos, precisamos criar o Alpha Matte para a Composição com o Lettering. Então, Dupliquem uma das setas ao lado do logo e mudem sua máscara de modo que fique 100% por cima do “Plantão AEdicas” e continue com o formato, pelo menos no lado para onde a seta aponta, entenderemos o motivo disso.

 

Passo 12

Agora animaremos os elementos, começamos por essa grande seta que criamos. Em 02″24f vocês deverão marcar o keyframe final, que é onde deixamos a seta quando criamos ela. Então, voltamos para 02″04f e movemos essa layer para que fique apenas com uma pontinha abaixo do Globo. Apenas o último keyframe com Easy Ease (F9).

 

Passo 13

Agora vem a mágica, mudaremos o Track Matte da Layer “Plantão AEdicas Lettering” para Alpha Matte. Para isso ela deverá estar exatamente abaixo do elemento que acabamos de animar. Muito bem, vocês irão perceber que a Camada sumiu, certo? É isso mesmo, se deixar a agulha da timeline no último keyframe os Letterings aparecem novamente e nesse meio tempo temos os letterings sendo revelados.

 

Passo 14

Marquem, nas outras 03 setas seus keyframes finais, pode ser todas ao mesmo tempo, em 02″26f, ajustaremos depois a posição deles. Voltem 20 frames e, em 02″06f, movam todas as setas para fora da Composição a esquerda. Feito isso, reajustem as posições dos keyframes, selecionem camada por camada os 02 keyframes e movam-os de modo que o primeiro se alinhe ao inicio da camada na timeline.

Mova as setas para fora da Tela.

Ajuste a posição dos Keyframes na Timeline.

 

Falta Pouco!

Agora temos a maior parte do Projeto pronto. Precisamos fazer ainda: desenhar os “quadrados” das partes inferior e superior, alguns ajustes nas cores e inserir as informações passando em cima e embaixo na Composição Final. Vamos lá, estamos quase no fim.

 

 Passo 15

Muito bem, vamos desenhar alguns quadrados. Vou fazer com vocês os 02 primeiros, nos outros basta repetir o processo. Para fazer o primeiro, criem um sólido amarelo (#FFC000), então desenhem um quadrado com a ferramenta Rectangle Tool (Q). Reparem que desenhando o quadrado em uma layer abaixo do Adjustment Layer ele já ficará distorcido.

 

Passo 16

Em 01″19f, criem o keyframe final desse quadrado e voltem 05 frames e, em 01″24f, movam o quadrado para fora da tela da Comp.

 

Passo 17

Vamos criar o segundo, selecionem essa camada do quadrado e dupliquem pressionando CTRL(CMD)+D. Em Layer>Solid Settings mudem para a cor Branca. Então, reajustem a posição da Camada na timeline movendo 01 frame para frente no tempo. Depois disso, ajustem apenas o keyframe final do quadrado.

Agora basta repetir até chegar ao outro lado da tela. Feito isso, é só fazer o mesmo na parte superior, apenas a entrada dos quadrados que muda, da direita para a esquerda. Se quiserem, façam alguns testes, deixando uma diferença de 02 ou mais frames entre a entrada de cada quadrado.

 

Passo 18

Pra terminar essa composição, adicionem um Adjustment Layer (Layer>New>Adjustment Layer) sobre todas as camadas e apliquem o efeito Curves (Effect>Color Correction>Curves), só para não perder o costume dos ajustes finais. Além disso, adicionem acinma do último Adjustment, um sólido (Layer>New>Solid Layer) com a cor #1A1A1A e o Blending Mode em Overlay.

Curva RGB.

 

Curva Red.

 

Curva Green.

 

Curva Blue.

 

Sólido em Overlay.

 

Preview do Projeto até aqui (Passo 18)

 

Passo 19

Criem uma nova Composição com o mesmo Preset HDV/HDTV 720 29.97, deem o nome de “Plantão AEdicas Final”. Nessa composição, insiram um Sólido com a cor #1A1A1A que será o fundo e coloquem a Composição “Globo” na timeline. Então com a ferramenta Rectangle Tool (Q) desenhem uma máscara na Comp “Globo” deixando espaço em cima e embaixo para inserirmos os letterings nessas áreas.

 

Passo 20

Para os letterings nas partes superior e inferior criaremos uma outra Composição com o tamanho: 2500×75, Square Pixel. Então, nessa linha, escrevam o texto que preferirem e insiram algumas setas iguais as das outras composições. Lembrem-se de repetir alguns textos a direita e a esquerda para que fiquem em cima repetindo.

 

Passo 21

Então, precisamos colocar essas nossas faixas na Composição “Plantão AEdicas Final” e animá-las deixando em movimento o tempo todo da Composição. Lembre-se de deixar o movimento em cima para um lado e embaixo para o outro lado.

 

Passo 22

Pra finalizar o projeto, insiram um Adjustment Layer logo abaixo da Composição “Globo” com os efeitos CC Ball Action e Glow.

Pronto, mais um Projeto terminado com sucesso!

Considerações finais

Muito bem, com este tutorial aprendemos como criar um Globo 3D no After Effects e como deixar tudo com um visual de Painel de LED através do efeito CC Ball Action. Além disso, conhecemos um efeito muito interessante, o Echo que contribui para diminuir o tempo de algumas composições e, ainda, desenhamos alguns elementos gráficos para terminar o projeto. Melhorem ainda mais esse projeto, mudem suas cores, joguem tudo em um cenário 3D, criem um efeito de saída, enfim, criem suas próprias versões dele.

  • Gostaram deste tutorial?
  • Já conheciam as ferramentas que aprendemos aqui?
  • Deixem seus comentários, eles são muito importantes.

 

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

Como CriarEfeitosVinheta

Adriano Dorow Darosi • 16 de abril de 2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Storm 13 de maio de 2013 - 16:54 Reply

    Não conhecia algumas ferramentas pois comecei agora a trb. com after efectts, sou mais ou menos um autodidata, que adora aprender coisas novas e este vosso tutorial é dos mais incriveis que já vi.
    muito bom trabalho.

    • Adriano Dorow Darosi 16 de maio de 2013 - 23:24 Reply

      Obrigado Storm, que bom que gostou, espero que os outros tutoriais sejam úteis aos seus estudos. Também sou autodidata, gosto de pesquisar e fazer experimentos no After Effects, além de trabalhar com ele é claro. Obrigado pelo incentivo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>