Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

Prime Time
10

Prime Time – produzindo uma vinheta para o seu canal

Olá amigos do aeDicas, hoje vamos produzir uma vinheta para o seu canal de TV, Youtube, Vimeo ou seja lá o que vocês tenham.

Vinhetas são projetos de design, que servem para identificar, anunciar ou promover um programa ou até mesmo a própria emissora ou canal. Todos os canais possuem um projeto detalhado de identidade visual que é expresso nas vinhetas. Tudo é pensado de forma minuciosa para transmitir essa identidade do canal. Agora que já conhecemos um pouco melhor o que é uma vinheta vamos produzir uma vinheta apresentando o programa que vem a seguir. No nosso caso, não vamos criar o On Air Look inteiro do canal, mas apenas uma das vinhetas que pertenceria ao projeto de identidade visual. Bom, para confeccionar esse projeto vamos utilizar apenas alguns plugins básicos do After Effects e uma técnica que descobri acidentalmente, pois é, essas coisas acontecem, ás vezes.

 

O que vocês vão precisar

  • Adobe After Effects

 

Download do projeto

Caso precisem, façam o download do projeto e abram para acompanhar melhor esse tutorial.

Download do ProjetoAfter Effects CS5

 

Produzindo a vinheta do seu canal

Vamos começar a fazer nossa vinheta pessoal. Vamos utilizar apenas recursos nativos do After Effects.

 

Passo 01

Antes de mais nada, vamos criar nossa Composição principal que vai se chamar aeDicas Prime. O preset vai ser o HDV/HDTV 720 29.97. A duração da Composição pode ser de 7s.

 

Passo 02

Se vocês notarem, a vinheta possui 10 cores principais, Roxa (#222057), Magenta (#E411AB), Vermelha (#E41139), Laranja (#E49211), Amarela (#E2E411), Verde Limão (#92E411), Turquesa (#11E456), Azul Claro (#11B5E4), Azul Ciano (#116FE4) e Branca (#FFFFFF). Então vamos criar 10 sólidos, cada um com uma dessas cores (Layer>New>Solid…). Vou mostrar o primeiro sólido abaixo, repitam o processo nos próximos copiando o código de cada uma das cores.

 

 

 

Passo 03

Vamos animar cada um desses sólidos entrando na nossa Composição. Para isso vão até o frame 18 da timeline e selecionem todas os Sólidos. Pressionem a tecla P uma vez, vocês verão que apenas o Position irá aparecer em cada um dos sólidos. Agora ativem o Stopwatch do Position, isso vai ativar os keyframes de todas as camadas.

 

Passo 04

Ainda com todas as camadas selecionadas vão até o inicio da timeline. Na tela da Composition, cliquem nas camadas e arrastem todas elas para forma da tela da composição.

 

Passo 05

Com isso, já teremos a animação das camadas porém com todas ao mesmo tempo. Teremos que deixar a animação delas com diferenças de tempo. Antes disso, transformaremos o último Keyframe de cada uma das Layers em Easy Ease (F9).

 

Passo 06

Deixem a agulha da timeline exatamente em cima do último keyframe da Position. Colocaremos as camadas em posições diferentes nesse último keyframe, observem a figura abaixo.

 

Passo 07

Desalinhamos as camadas, agora precisaremos desalinhá-las também no tempo, fazendo a animação de cada uma começar um pouco depois da outra, começando de baixo para cima, da branca até a roxa. Para facilitar esse processo, vamos aprender uma técnica nova. Prestem atenção: selecionem as camadas de baixo para cima. Isso mesmo, selecionem a última segure SHIFT e clique na primeira. Deixaremos uma diferença de 4 frames entre elas. Vamos até o frame 04 da timeline e apertem ALT + ] (fecha colchete), isso fará com que as layers terminem neste frame.

 

 

Passo 08

Certifiquem-se de que a seleção continua (de baixo para cima). Agora vamos fazer nossa mágica. Vá em Animation>Keyframe Assistant> Sequence Layers… Muito bem, você verá porque selecionamos de baixo para cima, a “escadinha” ficará como abaixo.

 

 

Passo 09

Terminando a técnica, precisaremos deixar nossas camadas até o final da timeline novamente. Para isso, selecionem todas elas (agora não importa a ordem), vamos até o final da Timeline e pressionamos ALT + ] novamente.

 

Passo 10

Pra terminar com a parte dos sólidos, aplicamos o efeito Drop Shadow (Effects>Perspective>Drop Shadow), ajustamos ele e colocamos em todas as camadas da timeline. Isso vai dar noção de profundidade a nossa animação.

 

Passo 11

A primeira parte chegou ao fim, agora transformaremos essa animação, modificaremos o visual, deixando tudo em forma de círculo ao invés de retangular. Parece difícil, mas é bem fácil de fazer, descobri isso por acaso enquanto trabalhava em um de meus projetos no After Effects, estava sem ideias e comecei a testar os efeitos, quando vi tinha feito já. Mas vamos lá, apliquem um Adjustment Layer (Layer>New>Adjustment Layer) na Composição e insiram nessa camada o efeito Polar Coordinates (Effect>Distortion>Polar Coordinates), depois ajustem o Polar Coordinates e pronto, tudo virou um círculo.

 

Passo 12

Agora suas composições devem ter um círculo bem ao centro delas, certo? Mas precisamos que isso tudo preencha a tela toda, já que não queremos simplesmente um gráfico de pizza. Mudaremos isso com o CC Radial Fast Blur. Vá em Effects>Blur>CC Radial Fast Blur e, então, é só ajustar.

 

Passo 13

Não sei vocês, mas eu particularmente não estou gostando muito do movimento desse projeto, está muito simétrico, muito certinho. Vamos mudar algumas coisas. Ajustaremos manualmente o tempo das camadas. As últimas 5 camadas entrarão com apenas 2 frames de diferença. Da 07 para a camada 06 deixaremos 13 frames de distância. Veja.

 

Passo 14

Ainda não está como gostaria, vamos ajustar os keyframes das camadas 06 a 10. Ao invés de deixar a distância entre os keyframes em 18 frames para todas as camadas. Deixaremos um frame a mais em relação a camada abaixo. Ou seja, os keyframes de Position da camada 06 terão 18 frames de distância, enquanto que os keyframes da camada 02 (o último dos sólidos) deverá ter 22 frames de diferença.

 

Passo 15

Agora sim, ficou bem melhor, pequenos ajustes fazem toda diferença, lembrem-se disso. Continuando, criaremos agora uma nova Composição onde construiremos uma tela com os Letterings da vinheta. Vamos lá, usaremos o mesmo preset da Composição principal, HDV/HDTV 720 29.97, 07 segundos e o nome “aeDicas Lettering”. Então vamos colocar as informações que veremos na tela. Sugiro que vocês façam seus próprios textos, se quiserem é só fazer uma composição como você vê abaixo. A fonte é Myriad Pro – Semibold, a cor das palavras “Tutoriais” e “Truques” é #B472F1.

 

Passo 16

Agora insiram a Composição “aeDicas Lettering” na Composição Principal, deixem-a acima do Adjustment Layer com o efeito Polar Coordinates. Deixem o início dessa composição com 6 frames de diferença do Primeiro Sólido.

 

Passo 17

Precisamos agora colocar uma transição nessa composição, para que não entre bruscamente na cena. Para isso, utilizamos o efeito Radial Wipe (Effects>Transition> Radial Wipe). Ajustaremos ele para que acompanhe a animação da camada roxa, como se fosse revelado por ela. Para isso, colocaremos dois keyframes nesse efeito da composição. A seguir você vê os ajustes de cada um desses key frames. A distância entre eles é de 6 frames.

 

Passo 18

Pronto, a animação está pronta, agora vamos fazer alguns últimos ajustes. O primeiro deles é duplicar a nossa camada de letterings, deixando a de baixo em Overlay e aplicar o efeito Gaussian Blur (Effect> Blur>Gaussian Blur) com 5,0 de Blurriness.

 

Passo 19

Por fim, vocês podem fazer alguns ajustes na composição inserindo outro Adjustment Layer sobre todas as Camadas. Nesse projeto, fiz isso e ajustem com o efeito Curves (Effects>Color Correction>Curves) em RGB, Red e Green.

Pronto, a vinheta acaba de ficar pronta. Pelo menos para mim é isso, lembrem-se que vocês podem personalizar ainda mais este projeto, mudar as cores, inserir elementos e montar uma breve vinheta para o seu canal.

 

Considerações finais

Nesse tutorial aprendemos 02 técnicas do After Effects, a primeira é a “Sequence Layers” que é muito simples de usar e pode salvar muito do seu tempo nos projetos. A Sequence Layers pode ser empregada, por exemplo, quando vocês fizerem vídeos em Stop Motion, já que fica muito fácil de colocar os Frames um após o outro. A segunda técnica, que inclusive eu descobri por acaso recentemente, pode auxiliar-nos para criar Gráficos de Pizza por exemplo, permitindo que se façam ajustes muito rápido e facilmente. Aproveitando essas duas técnicas montamos uma vinheta para o nosso “Canal de TV”. Além disso, lembrem-se sempre que pequenos ajustes no timing das animações ou mesmo nas cores podem fazer toda diferença. Espero que tenham gostado.

  • E aí, o que acharam deste tutorial?
  • Vocês também costumam testar os efeitos do After Effects aleatoriamente?
  • Se tiverem alguma dúvida não esqueçam de perguntar.
  • Deixem seus comentários.

 

Grande Abraço e ótimas ideias a todos.

EfeitosTransiçõesVinheta

Adriano Dorow Darosi • 27 de março de 2012


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Gilson ps 31 de maio de 2012 - 14:20 Reply

    muito bom valeu

    • Adriano Dorow Darosi 1 de junho de 2012 - 10:41 Reply

      Obrigado!

  2. Filipe Dias Gianotto 30 de julho de 2012 - 17:46 Reply

    Poderia utilizar a vinheta colocando os devidos créditos na descrição do meu vídeo?

    • Adriano Dorow Darosi 30 de julho de 2012 - 22:17 Reply

      Pode sim, apenas coloque os créditos e sempre que puder compartilhe nossos conteúdos. Abraço.

  3. ZilmaraS 19 de setembro de 2012 - 15:39 Reply

    Quando chego no passo 6, a camada azul cobre todas as outras?
    Podem me ajudar?

    • Adriano Dorow Darosi 4 de outubro de 2012 - 23:00 Reply

      Nesse passo, você deve mover as camadas para a direita, para que a posição do keyframe final delas não cubra as que estão abaixo na Timeline. Será que ajudei? Qq coisa avise. Abraço.

  4. Paula Araujo 13 de março de 2013 - 13:51 Reply

    Obrigada! Estou encantada com esse site, tem me ajudado muito.

    • Adriano Dorow Darosi 15 de março de 2013 - 18:26 Reply

      Por nada, aproveite nossos tutoriais e compartilhe nossos conteúdos. Obrigado pelo incentivo!

  5. Gustavo 8 de outubro de 2015 - 17:03 Reply

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber como fazer uma pequena alteração nesse projeto. Preciso que o “arco-íris” final cubra toda a tela, e não apenas o canto superior esquerdo. Como posso fazer?
    Meu nível é de iniciante extremo hehehe

    Obrigado

    • Adriano Dorow Darosi 22 de outubro de 2015 - 13:50 Reply

      Esse tutorial é das antigas. Bom, eu faria até a parte em que aplico o Polar Coordinates, depois aumentaria o arquivo, cuidando pra não estourar os pixels. É uma tentativa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>