Olá amigos do AEdicas.com, no tutorial de hoje faremos uma longa viagem para o outro lado do mundo, uma longa viagem ao Japão. Mas como não temos verba, muito menos tanto tempo para viajar, embarcaremos na Estação After Effects e partiremos ao nosso destino. Para completar esta viagem com sucesso usaremos como guia os efeitos Stroke e Radio Waves.

Nossa viagem será muito mais rápida que uma viagem normal, mas será tão bela quanto, usaremos o efeito Curves para embelezar as cores do projeto e o Drop Shadow para marcar a profundidade, o que deixará a composição muito mais interessante. Peguem suas passagens e preparem-se para o embarque, aproveitem.

 O que vocês vão precisar?

  • Adobe After Effects
  • O PSD com o Mapa. Download

 

Criando um mapa, um caminho com Stroke e um destino com Radio Waves

Muito bem galera, antes de começar vocês irão precisar de um mapa, pode ser qualquer um, no nosso caso usaremos o Mapa Mundi, disponível para Download no tópico acima. Vamos aos passos do projeto.

Passo 01

Importe o arquivo Mapas.psd para o projeto do After Effects e crie uma composição com o Preset HDV/HDTV 720p 29,97, deem o nome de “Proxima parada AEdicas” e deixem-a com 10 segundos. Insiram o mapa que importamos nesta composição. Vocês verão que o mapa está com uma ótima resolução, o que permite uma boa qualidade ao aproximá-lo.

 

Passo 02

Não usaremos esse mapa tão grande, por isso diminuímos a Scale para 29,7%, deixando todo mapa aparecendo na tela. Também não deixaremos essa cor nele, portanto, usaremos o efeito Hue e Saturation e ajustaremos conforme a imagem, mudando o mapa para Amarelo.

 

Passo 03

Criamos um sólido preto (Layer>New>Solid ou Ctrl (Cmd) + Y). Nesse sólido aplicamos o efeito Radio Waves que servirá para marcar os pontos de saída, as escalas e o destino de nossa viagem. Apliquem o efeito Radio Waves (Effect>Generate>Radio Waves) e ajustem suas propriedades, feito isso posicionem-o sobre o Brasil. Dupliquem essa camada e posicionem um  ponto na África do Sul e outro no Japão.

 

Passo 04

Inserimos mais um sólido preto na composição e deixamos ele por trás dos pontos do efeito Radio Waves. O mapa ficará escondido e apenas os pontos estarão visíveis. Então, com a ferramenta Pen Tool (G) criamos um Path ligando cada um desses pontos. Obs.: para transformar as linhas dos Path em curvas, alterne para a ferramenta Convert Vertex Tool (G) e selecione um dos vértices do Path e mova as bolinhas que surgirem. Para alternar as ferramentas pressione várias vezes G ou então clique e segure no ícone da ferramenta.

 

Passo 05

Com o Path desenhado precisamos criar a linha efetivamente. Para isso vamos usar o Stroke (Effect>Generate>Stroke). Ajustando o Stroke é possível deixar apenas a linha visível, escondendo a cor preta do sólido que criamos. Vamos aos ajustes iniciais da linha base. A cor dessa linha é: #6A1010.

 

Passo 06

Reparem que na Composição Final desse projeto, a linha é formada na verdade por duas linhas sobrepostas, uma maior, a base que acabamos de criar, e outra menor, que criaremos em seguida. Para criar essa linha central, duplicamos o efeito Stroke e alteramos algumas de suas propriedades, principalmente a opção Paint Style que deve mudar para On Original Image, para que não anule o efeito anterior. A cor dessa linha central é: #D30707.

 

Passo 07

Com a linha e os pontos desenhados, vamos identificar os países a que os pontos se referem, começamos pelo Brasil. Escrevemos o nome e posicionamos ele próximo ao Ponto, a fonte utilizada é a Rockwell. Além de inserir esse texto “Brasil”, para terminarmos o projeto mais rapidamente, criaremos uma animação de entrada para os textos. Assim, diminuímos o tempo desse processo e para ser ainda mais rápido, escolhemos um dos presets do After Effects Text>Animate In>Decoder Fade In. Para aplicar o Preset, clique e arraste sobre a Layer do texto na timeline. Feito isso é só duplicar esse o lettering “Brasil”, alterá-lo para África do Sul e, repetir, mudando para Japão.

Feito isso duplique o Lettering Brasil 2 vezes e alterem-o para os nomes dos outros países.

 

Passo 08

As animações dos letterings e dos pontos já estão prontas, faltando apenas acertar seus pontos iniciais na timeline. Mas antes de disso precisamos animar a camada com stroke. Como temos o efeito stroke duplicado, precisamos ligar a propriedade End dos 02 efeitos. Para fazer isso, vamos ativar a caixa de Expressões do After Effects, segurem ALT (CMD) e cliquem sobre o Cronômetro (Stopwatch). Usamos a ferramenta Expression Pick Whip para ligar os dois efeitos. A partir disso, os valores do Stroke 2 controlarão o primeiro efeito.

 

 Passo 09

Diminuindo o valor de End do Stroke 2, ambas as linhas diminuem. Pensando que faremos um movimento de câmera no início e que precisamos de um tempo para o Lettering Brasil surgir na tela, começaremos os keyframes do Stroke 2 em 1″24f da timeline. Nesse ponto o valor do End será 0% e 20 frames depois, precisamos mover o slider da propriedade End até o ponto da África do Sul.

01 segundo depois deste keyframes inserimos outro com o mesmo valor. Esse é o tempo para a entrada do lettering “África do Sul”. Mais 20 frames e movemos o slider de modo que a linha chegue ao Japão.

 

Passo 10

A partir da animação da camada com stroke, ajustamos a entrada das outras camadas na timeline.

 

Preview do projeto até aqui

Passo 11

Como vocês puderam perceber, animamos todo a primeira parte do projeto sem ter nada em 3D. Fizemos isso para facilitar a montagem do visual final e da animação principal do projeto.
Antes de deixar algumas camadas em 3D e inserir uma Câmera, vamos colocar um sólido (Layer>New>Solid..) como BG de nossa composição, a cor dele será #191919. Além disso, acrescentamos um sólido preto e aplicamos o efeito Grid 02 vezes e deixamos ele sobre a camada do mapa. Observem o que acontece quando no segundo Grid aplicado ajustamos o Blending Mode para Stencil Alpha.

 

 Passo 12

Agora insiram uma Câmera (Layer>New>Camera) e um Null Object (Layer>New>Null Object). Deixem o Null Object em 3D e ativem, também, o 3D e o Motion Blur das outras camadas menos a do Fundo. Em seguida, deixamos o Parent da Camera ligado ao Null Object, que servirá como controlador da Camera. Façam também alguns pequenos ajustes no Z da posição dos elementos da composição.

 

Passo 13

Movimentamos, então, a câmera através do Null Object. Para chegar aos keyframes que vocês veem abaixo, movimentei o Null através de seus controles na Janela da Composição. A ideia geral é que tenhamos um movimento no começo chegando no primeiro ponto que é o Brasil, mas ao chegar a câmera não para, ela continua em um leve movimento, até que a linha segue para o próximo ponto e, assim por diante, até chegar ao Japão. Vamos aos keyframes:

Em 00″00

Em 00″27 – Câmera chega ao Brasil

Em 01″27 – Leve movimento e surge o Lettering “Brasil”

Em 02″20 – Câmera segue a linha até a África do Sul

Em 03″17 – Leve movimento e surge o Lettering “África do Sul”

Em 04″10 – Câmera segue a linha até o Japão

Em 05″10 – Leve movimento e surge o Lettering “Japão”

Em 06″00 – Zoom rápido faz a transição para a Assinatura

 Preview do projeto até aqui

 Passo 14

Para a assinatura, dupliquem um dos letterings dos países, desativem o 3D dele e o Motion blur dele e mudem-o para AEdicas.  Então, aumentamos seu tamanho, cores e modificamos a posição do último keyframe, deixando-o 5 frames para trás. O inicio dessa layer na timeline é com 3 frames de diferença em relação ao último keyframe do Null Object. Criamos também a layer com o Slogan do AEdicas: “A escola do After Effects”.

 

Passo 15

Dupliquem também uma das camadas com Radio Waves, mudem a cor do stroke para Vermelho e ajustem sua posição para o pingo no “i” do AEdicas. Também animaremos o Frequency e Expansion do Radio Waves.

 

 Passo 16

Na assinatura inserimos, mais um sólido com o Efeito Grid 02 vezes, no primeiro efeito Grid (Effect>Generate>Grid) modificamos apenas o Border para 2,0. Já no segundo ajustamos também o Anchor Point, Corner Point e Blending Mode. Além disso, essa Layer deve começar com um Fade in.

 

Passo 17

Falta pouco para terminar. Vamos dar um pouco mais de profundidade ao projeto, mas sem usar nenhum efeito que demande o uso das propriedades de 3D. Vamos aplicar aos textos e a linha o efeito Drop Shadow (Effect>Perspective>Drop Shadow). Ajustem conforme abaixo, copiem e colem em cada uma das Layers de texto e, também, a Layer com stroke da composição.

 

Passo 18

Para os ajustes finais, utilizamos um Adjustment Layer com o efeito Curves (Effect>Color Correction>Curves) e ajustamos a curva do Azul (Blue) para deixar um visual mais bacana. Esse Adjustment Layer deve ficar posicionado na Timeline abaixo das camadas de texto da Assinatura. E, por cima de todas as camadas, inserimos um sólido Preto com o efeito Vignette feito com uma máscara.

 

Efeito Vignette

Muito bem, o projeto “Próxima parada AEdicas” está pronto. Se quiser faça o download do projeto abaixo.

 

Download do projeto

Caso precisem, façam o download do projeto e abram para acompanhar melhor esse tutorial*.

Download do Projeto – Adobe After Effects CS5

 

Considerações Finais

E aí galera, gostaram do Tutorial? Espero que sim e que tenham aprendido algumas técnicas rápidas para montar um mapa de forma bacana no After Effects. Esse tipo de projeto é muito utilizado, principalmente, quando em matérias ou institucionais de empresas fala-se da abrangência ou das exportações por exemplo. Também é bastante útil para projetos que mostram o caminho percorrido para uma matéria ou documentário. Experimente por exemplo, inserir um avião ou barco seguindo junto com a linha. Com este projeto vocês puderam aprender como criar usar um mapa e aplicar o efeito Stroke e o Radio Waves em suas composições. E mais, vimos como através de expressões, escritas com o auxílio da ferramenta Expression Pick Whip, pode-se ligar duas propriedades de efeitos diferentes. E era essa a proposta deste Tutorial, chegamos a nosso destino final, obrigado pela companhia.

  • E aí, o que acharam deste tutorial?
  • Para onde pretendem viajar nas férias de Julho? Aproveitem para acrescentar as fotos e os caminhos percorridos em um projeto no After Effects.

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

 

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

25 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estude After Effects

curso_motion_001

Assista nossos tutoriais e tenha ótimas ideias!

curva_script

x_particles

Nossos Amigos!

Banner_Oeditor

AEdicas no Vimeo

Acompanhe as novidades do AEdicas