Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

img_tutorial_rewind_destaque
1

Rewind Brasil e Face Tracking no After Effects CC2015 – Parte #01

Eu usei este efeito em uma cena que gravei para o #RewindBrasil a convite do Ricardo Santiago do canal RikStudios. Vocês podem conferir o vídeo completo com vários YouTubers aqui embaixo. Minha participação neste projeto acontece aos 3’17”, logo depois do nosso parceiro do Brainstorm Tutoriais.

#RewindBrasil

O tutorial

Depois que o #RewindBrasil foi lançado no finalzinho de 2015, várias pessoas me perguntaram como eu tinha feito essa cena, então, resolvi criar este tutorial, dividido em 2 partes. Na 1ª parte, vamos explorar o recurso de Face Tracking, adicionado pela Adobe no After Effects CC2015, e alguns truques com expressões para facilitar a aplicação dos elementos e efeitos na 2ª parte do tutorial.

img_rewind_003

O que vamos precisar?

  • Adobe After Effects CC2015 (o recurso de Face Tracking está disponível a partir desta versão).
  • Cerca de 1 hora para completar a aula e a sua versão do efeito.

Download dos materiais e do projeto da Parte #01

img_rewind_002

Você pode efetuar o download gratuito dos materiais desta videoaula e do projeto (AE CC 2015).  Vou disponibilizar para vocês 4 opções das cenas que gravei para o #RewindBrasil, com elas você poderá criar a sua versão deste projeto.

Você será redirecionado para o site Gumroad, não se assuste, lá você pode doar o quanto quiser ao Aedicas ou baixar os materiais gratuitamente. 

Download do Projeto (Temporariamente vamos utilizar o site MEGA para o download do projeto)


Passo a Passo de como fazer o efeito

Nesta 1ª parte estudaremos o recurso de Face Tracking. Vamos criar um link do objeto aplicado na cena com os pontos extraídos da solução de tracking. Além disso, conheceremos alguns truques com expressões que irão facilitar nosso trabalho, principalmente, quando falamos da rotação do objeto aplicado que pode ser controlada usando os pontos de tracking dos olhos. Ao final deste passo a passo teremos uma cena preparada para aplicação de efeitos. Vamos lá!

Expressão usada no tutorial

Lembre-se de modificar a expressão de acordo com o seu projeto.

a=thisComp.layer("Cena_001.mov").effect("Face Track Points")("Left Eye Outer");
b=thisComp.layer("Cena_001.mov").effect("Face Track Points")("Right Eye Outer");
v=b-a;
radiansToDegrees(Math.atan2(v[1],v[0]))+transform.rotation


Inscreva-se no nosso canal do YouTube e Convide seus amigos!

inscreva-se

Aprenda mais com as dicas e tutoriais do AEdicas…

Tutorial de After Effects: Liquid Motion Effect
Vamos explorar um estilo de animação bem legal, o Liquid Motion que usamos nas novas vinhetas do Canal do AEdicas. Tudo isso no Adobe After Effects com plugins nativos.

destaque_liquid_motion


Tutorial Adobe After Effects: 2D Smoke/Clouds
No tutorial desta semana, aprenda a criar 2D clouds/smoke no Adobe After Effects. Serão apenas alguns passos para completar este projeto. Usaremos apenas Shape Layers e alguns efeitos do próprio After Effects, como o Posterize Time e o Find Edges.

destaque_smoke_clouds

Envie o resultado final para nós!

Seja criativo e crie sua própria versão deste material e envie-a para nós (aedicas@gmail.com). Se tivermos um bom número de vídeos, quem sabe criamos um clipe com os melhores e postamos aqui no Canal. Sinta-se a vontade para se divertir com esta cena. Claro, que tudo isso depois de assistir a 2ª parte deste tutorial que estará disponível em breve!

img_rewind_001

Ótimas ideias a todos.
Adriano Dorow Darosi – AEdicas e SpaceRocketadriano_portfolio

AdobeAdobe After EffectsCC2015efeitos nativosFace TrackingMotion DesignMotion GraphicsNovidades CC2015RewindBrasilTutoriais 2016TutorialVideoaulayoutube

Adriano Dorow Darosi • 9 de fevereiro de 2016


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Danilo 9 de fevereiro de 2016 - 17:35 Reply

    Olá, no MEGA está pedindo uma chave de decodificação!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>