Um espaço com dicas e tutoriais sobre Motion Graphics

img_destaque_shapelayers_motiontrail
2

Tutorial Adobe After Effects: Shape Layers, Motion Trails e Long Shadow

Um dos destaques do Adobe After Effects são os Shape Layers. Com eles existem inúmeras possibilidades de criação e animação.

Nesta videoaula do AEdicas, vamos mostrar como usar os Shapes para criar Mattes e Motion Trails. Além disso, vamos explorar uma técnica bem fácil e leve de criação de Long Shadow utilizando efeitos disponíveis no After Effects. Assista ao tutorial e não esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube.

logoae_001

Galera, se precisarem de um template de After Effects entre no link ai embaixo. Você será redirecionado para a página do Videohive, um dos sites da Envato. Saiba mais no artigo do AEdicas sobre o assunto: Templates do After Effects no Videohive.

728x90_V1

 

O que vamos precisar?

  • Adobe After Effects (na videoaula utilizo a versão CC 2014.2)
  • Script Auto Crop 2 (Opcional)
  • Cerca de 2 horas para realizar o tutorial.

 

Download do projeto e dos materiais da videoaula

logoae_002

Para que você possa acompanhar o tutorial, baixe os arquivos necessários e o projeto. Você será redirecionado para o site Gumroad, não se assuste, lá você pode doar o quanto quiser pelo projeto ou baixá-lo gratuitamente. No projeto, talvez, você encontrará uma versão um pouco diferente da que foi feita no tutorial, repare nas diferenças e aprenda ainda mais.

Compre ou baixe gratuitamente

Passo a Passo de como fazer esta vinheta no After Effects

logoae_003

Este é um projeto bastante simples, do ponto de vista técnico, mas demanda um bom tempo para ajustar os detalhes. Em primeiro lugar, foi preciso construir a logo e deixá-la pronta para ser animada, com cada uma das camadas na ordem correta (no tutorial não mostramos como fazer isto, mas é algo bem básico). Depois de importar, como a nossa logo está num projeto do Illustrator com o tamanho de 1280×720, automaticamente, o After cria uma Comp neste tamanho com todos os footages (no caso, as layers do Illustrator). Na etapa seguinte, os Shape Layers entram em ação para revelar a logo, criamos um Matte com eles para esta função. Com todas as animações dos Shapes prontas, mais as animações secundárias da logo, adicionamos novos Shapes que nos permitirão fazer os Motion Trails da logo. Por fim, adicionamos o efeito Slant do próprio After para gerar o Long Shadow da vinheta. Simples não? Assista ao tutorial para entender melhor do que se trata este projeto. Divirta-se!

Não deixe de compartilhar este conhecimento com a sua network

logoae_004

Se você gostou, não esqueça de compartilhá-la com seus amigos e colegas. É muito importante que nossa rede de contatos cresça. Por isso, compartilhe, curta nossa página no Facebook e inscreva-se no nosso canal do Youtube.

 

Inscreva-se no nosso canal do Youtube

aedicasyoutube

 

Aprenda mais com as dicas e tutoriais do AEdicas…

Tutorial After Effects – Animação com Shape Layer Repeaters

Se você busca mais tutoriais sobre Shape Layers, talvez interesse este aqui, onde ensinamos a utilizar o recurso Repeater dos Shapes de forma criativa. Aproveite – clique na imagem para acessar o post do tutorial.

shape_layer01

 

Tutorial After Effects: Far Cry 4, Trapcode Form e Particular

Se você não sabe assistir depois deste tutorial, dê uma olhada nesta videoaula do AEdicas. Nela ensinamos como criar uma intro inspirada no jogo Far Cry 4. Assuntos abordados: uso do Trapcode Form para formar gráficos com partículas, uso do Trapcode Particular para gerar partículas adicionais ao projeto. Descubra também as pequenas dicas presentes no conteúdo do tutorial. Clique na imagem para acessar a postagem deste projeto aqui no blog.

img_farcry01

 

 

O que pretende fazer com estas dicas? Troque ideia com outras pessoas que assistiram à videoaula.

 

Ótimas ideias a todos.
Adriano Dorow Darosi

Adobe After EffectsAfter EffectsAnimação com ShapesBrasilDicasEfeitosIlusão de ÓticaInspiraçãoLong ShadowMattesMotion DesignMotion TrailsPasso-a-passoRepeatersShape LayersSlantTutorialTutorial em Português

Adriano Dorow Darosi • 27 de maio de 2015


Previous Post

Next Post

Comments

  1. Henrique Guedes 27 de maio de 2015 - 18:01 Reply

    Olá Adriano, pode parecer uma pergunta bem tosca, mas qual a configuração ideal pra edição no after effects? Eu tenho feito algumas edições seguindo as suas vídeo aulas, e meu note trava inteiro hehe… Abraço e obrigado pelo conhecimento compartilhado.

    • Adriano Dorow Darosi 28 de maio de 2015 - 23:34 Reply

      Não é tosca não a pergunta. Considero ser importante um processador legal (i7 – eu tenho o 4790 – a velocidade de render tá bastante ligada ao processador no After), bastante memória RAM (min 16 GB) e um SSD (min. 250 GB pra ter um bom cache, isso faz uma grande diferença). Quanto a placa de vídeo nunca entendi bem, mas pelo que li os modelos mais novos da GeForce GTX com 2G ou 3GB rodam legal pq possuem um número grande de cores de processamento (e ainda dá pra rodar games haha, mas eu tenho uma Quadro K4000 com 3GB). É confuso mas tá ai. Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>