Twitch Plug-in – Crie transições caóticas no After Effects

Olá amigos do AEdicas, hoje vamos ver como criar algumas transições com visual caótico no After Effects. Para compor esse visual, usaremos o plug-in Twitch, criado pela Video Copilot e que possibilita uma ótima gama de efeitos visuais para peças de Motion Graphics.

O Twitch consiste em 06 controladores que criam diferentes tipos de efeitos de forma randômica (ou aleatória). são eles: Blur, Color, Light, Scale, Slide, Time. São esses controladores que proporcionam toda essa gama de efeitos visuais para Clipes musicais, transições, entre outras composições. Esse post foi feito em resposta ao pedido do @WhatysHD, nosso seguidor do Twitter que queria muito aprender a usar esse plug-in no After Effects. Ficamos felizes com a sugestão e esperamos ter muitas mais para responder aqui no blog, obrigado @WhatysHD pela contribuição! Confiram o tutorial.

O que vocês vão precisar?

  • Adobe After Effects
  • Twitch da Video Copilot (US$ 45,00) – Link.
  • O projeto “Tutorial Twitch AEdicas”Download

 

Criando transições caóticas com o Twitch

 

Passo 01

Em primeiro lugar, abram o projeto Tutorial Twitch AEdicas. Esse projeto contém uma timeline com 3 imagens e 3 Letterings (textos) diferentes. O que queremos fazer nele é criar transições com o plug-in Twitch.

Passo 02

A questão aqui é onde aplicar o efeito Twitch para criar as transições que desejamos. Se inserirmos no texto ele apenas acontecerá nesse texto. Por isso, para que todas as camadas sejam afetadas usaremos um Adjustment Layer (Layer>New>Adjustment Layer). Nesse Adjustment Layer aplicaremos o Twitch.

Passo 03

Abrindo o Twitch veremos diferentes opções: Amount (Intensidade), Speed (Velocidade), Enable, Behavior e Operator Controls. O Amount e o Speed são os controles principais do Twitch com eles ativamos, aumentando os valores, ou desativamos, diminuindo-os.  Em Enable encontramos caixas de seleção que ativam cada um dos controladores. Em Operator Controls podemos ajustar as propriedades de cada um dos controladores do Twitch (Blur, Color, Light, Scale, Slide e Time).

Passo 04

Notem que a Timeline do projeto possui 3 imagens em sequencia com cortes secos entre elas. Para fazer a transição entre elas usaremos os controles de Amount e Speed. Mas antes disso, precisamos ajustar o Twitch. Em primeiro lugar, precisamos escolher os controladores que estarão ativos. Então, ativamos o Blur, Color, Light, Scale e Slide.

 

Passo 05

Abrindo as opções dos controladores, faremos algumas modificações nas propriedades de 02 deles: Color e Slide.

Ajustes em Color – para que o efeito mude para várias cores.

Ajustes em Slide

Passo 06

Depois de fazer os ajustes vamos criar as transições. Para isso, precisaremos criar os keyframes bem no ponto do corte e ajustar conforme mostra a imagem abaixo. Façam isso nos 02 pontos de corte, entre as fotos, e no início da Timeline, para criar um efeito de entrada também.

 

Passo 07

Agora, 10 frames antes e depois de cada um dos keyframes criados no Passo 06, criamos keyframes para Amount e Speed com os valores em 0. Deixando em 0, o Twitch não criará nenhum efeito nesses pontos, assim, conseguimos criar uma transição com o Plug-in.

Para terminar os keyframes de Amount e Speed do Twitch, acrescentamos mais um keyframe em cada uma das propriedades com os seguintes valores:

 

Passo 08

Para finalizar, criamos uma segunda composição com a Transição com Twitch e damos o nome de Render Transição com Twitch. Para fazer isso, arrastamos a composição Transição com Twitch no Painel Projetc para o ícone de composição na parte inferior do painel.

Aos 05″27f da composição, criamos um fade out de 20 frames com o Opacity. (O primeiro keyframes em 100% e o último em 0%).

E pronto, a transição com o Twitch está pronta!

Sobre os efeitos sonoros do projeto, usei os que vem junto com o pacote do Plug-in e a Trilha encontrei no Freeplaymusic – um site com várias trilhas.

 

Download projeto

Caso precisem, façam o download do projeto e abram para acompanhar melhor esse tutorial*.

Download do Projeto – Adobe After Effects CS5

*Sempre que possível tentem fazer o tutorial antes de fazer o download do projeto.

 

Considerações finais

Esta é uma forma bem simples de utilizar o Twitch, este é um poderoso Plug-in criado pela equipe do site Video Copilot e possibilita centenas de efeitos visuais, recriando o clima de diferentes gêneros dos filmes. Se você adquiriu o Plug-in e instalou os Presets que vem junto com ele, é possível testar diferentes visuais, é só aplicar os  presets a uma Layer ou a um Adjustment Layer, como fizemos, se quiser que todas as Layers sejam afetadas. Esperamos que com isso vocês possam começar a desvendar esse ótimo Plug-in, especialmente o @WhatysHD que foi quem mandou a sugestão para a equipe do nosso Blog. Esperamos ter muitas outras sugestões, tanto de você @WhatysHD quando de outros seguidores do Twitter, fãs no Facebook e usuários do aedicas.com. Estamos totalmente a disposição de vocês, enviem-nos suas sugestões pelo Twitter, Facebook ou pelo E-mail – contato@aedicas.com – ficaremos felizes com a participação, responderemos o mais breve possível, sempre, sem exceção! Deixem seus comentários e obrigado!

  • O que achou do Plug-in Twitch?
  • Teve alguma ideia para uma de suas peças de Motion Graphics?
  • Deixem seus comentários, eles são muito importantes para nós.

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

 

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

12 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estude After Effects

curso_motion_001

Assista nossos tutoriais e tenha ótimas ideias!

curva_script

x_particles

Nossos Amigos!

Banner_Oeditor

AEdicas no Vimeo

Acompanhe as novidades do AEdicas