Vamos dar uma olhada nos bastidores do filme Fast & Furious 6, estrelado por Vin Diesel para descobrir alguns dos segredos por trás das cenas. Apesar de vivermos numa época de Green Screen, Compositing e CG, nem tudo é criado digitalmente.

O diretor do sexto filme da franquia, Justin Lin, capturou a maior parte das cenas acrobáticas do filme na câmera, chegando a construir parte de um Antonov AN-225 para as filmagens. Vamos de carona em 22 breakdowns do filme oferecidos pela WIRED e MPC de Londres.

flipcar

Antes de mais nada uma olhadinha no trailer, para aqueles que, assim como eu, ainda não assistiram ao filme.

Fast & Furious 6 Trailer Oficial (2013)

Desde que Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) envolveram-se com um chefão do crime no Rio de Janeiro, eles estão fugindo separados pelo mundo. Enquanto isso, o agente Hobbs (Dwayne Johnson) persegue uma organização de mercenários pilotos por 12 países, cujo mentor (Luke Evans) é ajudado por uma impiedosa aliada. Para prendê-los, Hobbs, então, decide fazer um acordo com Dom (Vin Diesel) e sua equipe para que vença esse bando nas ruas de Londres e, em troca, eles possam retornar ilesos para casa.

 

FAST & FURIOUS 6: EXPLOSIVE EFFECTS EXCLUSIVE

Neste breakdown trazido pela WIRED, vemos como as cenas com o Antonov, um grande avião russo, foram feitas pela equipe diretor Justin Lin. Na cena, Dominic Toretto (Vin Diesel) realiza uma fuga de um avião pouco antes dele cair e explodir em sua tentativa de decolar. Aqui está um resumo dos bastidores desta cena que não foi 100% criada digitalmente, o avião e as explosões foram realmente gravadas. O estúdio inglês Double Negative foi o responsável pelos efeitos visuais.

MPC Fast & Furious 6 VFX breakdown

O estúdio MPC criou algumas das cenas de ação do filme Velozes e Furiosos 6. Veja neste breakdown algumas das perseguições em alta velocidade realizadas em Londres. As cenas de Londres foram feitas por um helicóptero numa noite normal da cidade, com carros na rua e tudo mais. Esses carros foram apagados e a equipe de efeitos visuais adicionou os carros em CG. Tudo pela segurança e para não parar a cidade inteira, é claro.

 

Veja algumas cenas do filme

Aqui estão algumas das cenas do filme e uma comparação de como foram filmadas e como ficaram depois da pós-produção. Como já vimos, muitas partes foram realmente filmadas, mas é claro que nem tudo. Vejam ai.

A queda do Antonov

Nesta cena, com certeza alguém chegou e disse durante uma reunião de brainstorm “e se a gente usa-se um avião de verdade”. Deve ser muito legal ver a produção de uma cena com explosões de perto.

antonovcrash01 antonovcrash02

planecrash01 planecrash02

 

A ataque do tanque

É só um tanquezinho vindo ai, dá nada. Bom, vejam que para esta cena a equipe do filme usou uma pré-visualização antes de realmente produzir a cena.

carjump01

 

O estacionamento

Pra que um monte de figurantes se você pode criá-los em CG.

soldiers_02 soldiers_01

collapse02 collapse01

 

Outras cenas do filme

vindiesel01 vindiesel02

 

Fontes e Saiba Mais

Ian Failes. Fast & Furious 6:just plane crazy! Fxguide. Link.

Fast & Furious 6 VFX breakdown. MPC. Link.

FAST & FURIOUS 6: EXPLOSIVE EFFECTS EXCLUSIVE. Wired. Link.

 

Como você acha que o CG deve ser utilizado nos filmes?

 

Adriano Dorow Darosi
Ótimas ideias a todos.

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *