O filme Robocop de 2014, é um remake do original produzido em 1987 e foi dirigido pelo brasileiro José Padilha. Seu design foi inspirado pelo original e traz a questão dos policiais robôs em uma perspectiva um pouco mais ameaçadora e realista.

Enquanto no filme a OmniCorp inicia essa nova geração de robôs para o combate ao crime, nos bastidores a equipe dos estúdios Framestore, Method e Soho cria toda essa atmosfera. Vamos conhecer alguns detalhes sobre a pós-produção do filme.

featurette

 

Sobre o filme

O filme se passa no ano de 2028, numa época em que OmniCorp deseja trazer sua tecnologia de robôs militares para as ruas nos Estados Unidos, porém encontra a desaprovação da opinião pública. Para melhorar a imagem do programa a empresa, a empresa usa sua tecnologia em robótica para salvar o detetive Alex Murphy, severamente ferido após um atentado, e transforma o policial em um homem com habilidades especiais.

construcao_da_roupa

Um dos grandes desafios da produção de Robocop foi não deixar transparecer que o ator estivesse vestindo uma armadura e sim que ele realmente fosse esse traje. Para alcançar este objetivo, em muitas cenas foi usada rotoscopia para alongar e aprimorar a armadura e depois restaurar o background da cena. Em outras, a armadura foi totalmente substituída pela versão CG ou foram adicionadas outras partes, bem como, a substituição das texturas originais por outras mais sujas.

 

RoboCop VFX Breakdown: The Suit

No caso de Robocop 2014, os produtores vestiram Joel Kinnaman com uma armadura de verdade. Um dos motivos foi para que o ator pudesse dar vida aos movimentos do personagem e para que a equipe de CGI pudesse aproveitar a performance do ato. Outro motivo foi para que pudesse ser aproveitada a iluminação da cena original nas versões em CGI.

 

Robocop VFX Breakdown by Method Studio

 

Cena Originais X Cenas Finais

Aqui estão algumas das cenas originais e as respectivas cenas finalizadas.

Cena O Futuro dos noticiários

Nesta cena, o apresentador utiliza projeções e hologramas para apresentar seu programa de notícias que aparece ocasionalmente durante no filme. Produzidas pelo estúdio Method

Cena Original

cena_jornal_original

 

Cena Final

cena_jornal_final

 

Suit-up

Cena Original

lab_original

 

CG Pass

lab_cgpass

 

Cena Final

lab_final

 

“Suit Up” – A Sony Pictures RoboCop (2014) Featurette

 

Live from Tehran

tehran_robos

Para criar esta cena, rodada em Toronto, foram utilizados set extensions e versões digitais dos robôs ED-208, ED-209 e drones, criados pela Framestore.

 

Cena Original

tehran_original

 

CG Pass

tehran_cgpass

 

Cena Final

tehran_finalshot

 

Field Test

Para testar as habilidades do ciborgue são feitos testes contra E-208, criados por Mr. X.

Cena Original

training_original

 

Cena Final

training_final

 

Robocop’s POV

Cena Original

pov_original

 

Gráficos

pov_graphics

 

Cena Final

pov_final

 

Guitar Hero

guitarhero

 

Concept Art por Igor Knezevic

Veja aqui o Concept Art criado pelo artista Igor Knezevic para o filme. Uma de suas responsabilidades era criar os designs da cena de remontagem do RoboCop.

concept_roboco1

concept_robocop2

 

Watch Method’s breakdown for the reassembly

 

Fontes

Concept Art & VFX Breakdown Video Of ROBOCOP Reassembly Sequence – Link.

RoboCop redux: inside the film’s biggest scenes Link

Images and clips copyright © 2014 Columbia Pictures Industries, Inc. and Metro-Goldwyn-Mayer Pictures Inc. All Rights Reserved.

 

E aí, assistiu o filme? O que achou do design dele?

 

Ótimas ideias a todos.
Adriano Dorow Darosi

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

5 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *