03 Dicas sobre PreComps no Adobe After Effects

Agrupar camadas em PreComps pode ajudar muito na hora de montar projetos com muitos elementos. Desde organizar a timeline até permitir ajustes rápidos, as Pré-Composições vão ajudar seu projeto a ficar mais fluído. Hoje, vou dar 03 dicas, na verdade vou contar 03 coisas que costumo fazer ou usar e que estão relacionadas ao botão Precompose do Adobe After Effects. Senta ai e vamos trocar uma ideia sobre o assunto.

01 – Organizar a Timeline

precomps_001

Muitos projetos podem ficar desorganizados visualmente se você simplesmente deixar tudo numa mesma Composição (Comp). Por isso, costumo agrupar eles dentro do After Effects usando o recurso PreCompose e caso seja necessário ativo a opção Collapse na timeline para deixar Blend Modes e posições em 3D funcionando na composição principal. Claro que cada projeto é um caso diferente, mas é sempre bom planejar ele na hora de começar pra não passar mais trabalho na hora de finalizar ele.

precomps_002

 

 

02 – Ajustes em Lote

precomps_003

Aqui vem um ponto interessante, muitas vezes eu costumo usar vários elementos animados repetidas vezes durante o projeto ou em uma composição específica. Então, novamente, as precomps podem auxiliar nesse trabalho. Jogo tudo que preciso dentro dessa precomp (ou comp já que é a mesma coisa) e adiciono ela a cada uma das timelines. Caso seja preciso alterar isso a pedido do cliente, basta alterar a pré-composição e isso ficará ajustado ao longo de todo o projeto.

precomps_004

 

 

03 – True Comp Duplicator

precomps_005

Esse é daqueles scripts que todos, e eu repito todos, devemos ter instalado no Adobe After Effects. Esse realmente vai criar uma cópia editável da composição selecionada sem que você se preocupe com alterações na composição copiada ou original. O script está disponível aqui no Aescripts através do sistema Name Your Price onde você define o valor a ser pago por ele.

precomps_006

03 Dicas sobre PreComps no Adobe After Effects

Claro que pra ficar mais fácil de entender essas dicas, preparamos um vídeo pra vocês assistirem e aplicar essas dicas dentro do After Effects.

Utilizem essas dicas sabiamente e não deixem seus colegas irritados com a desorganização de vocês. Acredito que seja importante pensar nesses pequenos detalhes que nem sempre dizem respeito ao visual ou a animação, mas que permitem deixar o projeto mais fácil de entender tecnicamente.

Agrupar Layers no After Effects

Vou ficar devendo o script ou plugin (preciso pesquisar) que permite “agrupar” camadas sem ser usando Precompose. Ele existem sim, eu já cheguei a usar por um tempo, mas perdi depois que fiz uma limpa no meu sistema operacional (o famoso reset anual no Windows). Não é exatamente igual a agrupar uma camada no Photoshop, mas até que funciona legal.

E você, tem boas dicas sobre como você organiza seu projeto? Com ou sem precomps?

Ótimas ideias a todos.
Adriano Dorow Darosi

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *