Otimizando seu Workflow – aprenda a utilizar o recurso Watch Folders do Adobe Media Encoder

Olá amigos do aeDicas.com, a dica de hoje será um pouco diferente, deixaremos o After Effects em segundo plano e  veremos como utilizar o recurso Watch Folders do Adobe Media Encoder para converter, automaticamente, arquivos em diferentes formatos. Esse procedimento irá diminuir o tempo perdido com esse processo e otimizar seu workflow.

O princípio desse recurso consiste em determinar pastas de entrada e saída para os vídeos. Então, ao colocar um vídeo ou exportá-lo diretamente na pasta de entrada o Media Encoder iniciará o processo de conversão, entregando o vídeo na pasta de saída no formato pré-configurado. A única exigência é que o Adobe Media Encoder esteja aberto ou minimizado no sistema. Isso é ótimo, não é verdade? Então, vejamos como fazer pra configurar isso.

(Fonte: Novalis, Won. 2012. aetuts+)

O que você vai precisar

Adobe Media Encoder

Algum vídeo para converter

 

Como configurar o recurso Watch Folders do Adobe Media Encoder

Para começar, como eu disse antes, é preciso que o Media Encoder esteja aberto. Vou apresentar para vocês como fazer isso no Adobe Media Encoder CS5.5 e depois mostrar onde esse recurso fica na versão CS5. Abram o Media Encoder

 

Passo 01

Com o Media Encoder CS5.5 aberto em seu sistema, observem na parte debaixo da tela do programa que existe uma área chamada Watch Folders. Vocês verão também que existe um + nesse local. Cliquem nele.

 

Passo 02

Feito isso, aparecerá uma tela pedindo para que vocês escolham uma pasta em seu computador. Nessa tela escolham a pasta onde irão ser colocados os arquivos a serem convertidos. Eu já criei uma pasta no meu computador chamada Renders a qual será minha Watch Folder. Ou seja, os arquivos que eu puser ali serão convertidos automaticamente. Selecionem a pasta que quiserem e deem OK.

 

Passo 03

Escolhida a pasta desejada, vamos escolher o formato para o qual os vídeos serão convertidos. No meu caso, quero que eles sejam convertidos no formato H.264 com a predefinição Youtube tela panorâmica HD.

 

Passo 04

Pra terminar a configuração, falta apenas escolher a pasta de destino dos arquivos. Criei uma pasta chamada Output MP4 H.264 Youtube HD.

 

Passo 05

Agora é só deixar o Media Encoder aberto e jogar os arquivos que quiser converter dentro da pasta Renders. Então, automaticamente, esses arquivos serão convertidos para a pasta Output H264 Youtube HD.

 

Pronto, a configuração está feita. Agora você terá mais tempo para trabalhar efetivamente em seus projetos do que ter que ficar convertendo arquivos para diferentes mídias.

 

Adobe Media Encoder CS5

O Adobe Media Encoder CS5 possui essa mesma função. A diferença é que ela não fica na tela inicial do programa, mas sim no menu Arquivo (File) do programa e a pasta será mostrada na tela do programa junto a Fila (Queue).

 

Considerações finais

Essa foi mais uma dica rápida para você otimizar seu Workflow. Para melhorar ainda mais você pode exportar seus arquivos do Premiere, Final Cut ou After Effects direto em uma pasta Watch Folder e configurar diversos tipos de conversão. Aproveite o tempo de sobra para aprender novas técnicas aqui no Blog ou para melhorar ainda mais seus trabalhos.

 

  • Gostaram desta dica?
  • Vocês já conheciam esse recurso ou acabaram de aprendê-lo aqui?
  • Comentem sobre suas experiências convertendo arquivos para várias mídias.

 

Grande abraço e ótimas ideias a todos.

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

Add comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.