Você conhece a ferramenta Puppet? E o script Duik? Ainda não? Então vamos conhecer estas duas ferramentas de criação no After Effects através de um projeto com textos animados com um estilo cartoon. Nesta videoaula, aprenderemos a usar o Puppet combinado com o Duik.

A ferramenta Puppet é muito útil dentro do After Effects, já que cria uma espécie de “esqueleto” da layer e permite distorcer os elementos para criar movimentos. Entretanto, as propriedades e keyframes do Puppet são díficeis de modificar, ficam dentro da layer e só aparecem quando ela está selecionada. Por isso, existe o script Duik que permite criar controles para cada um dos pinos do Puppet, facilitando o processo de animação. Confira o tutorial e lembre-se de compartilhar!

puppet_duik01

Fala galera, se precisarem de um template de After Effects entre no link ai embaixo. Você será redirecionado para a página do Videohive, um dos sites da Envato. Saiba mais no artigo do AEdicas sobre o assunto: Templates do After Effects no Videohive.

728x90_V1

 

Resultado final do projeto Animação de texto com Puppet e Duik

Um detalhe importante, depois de fazer o tutorial, resolvi colocar as texturas (na verdade as cores) que cito no tutorial. Reparem na videoaula, que as letras estarão dentro de uma PreComp, ou seja, dá pra pirar um pouco nas cores e tudo mais.

 

O que é preciso para fazer?

  • Adobe After Effects (o tutorial foi feito no CS5.5)
  • Script Duik.
  • Cerca de 40min do seu tempo.

 

Download do projeto Animação de texto com Puppet e Duik (After Effects CS5.5)

puppet_duik03

Para que você possa acompanhar o tutorial, baixe os arquivos necessários e o projeto. Você será redirecionado para o site Gumroad, não se assuste, lá você pode doar o quanto quiser pelo projeto ou baixá-lo gratuitamente. No projeto você encontrará uma versão um pouco diferente da que foi feita no tutorial, repare nas diferenças e aprenda ainda mais.

 

Download do projeto – Como animar textos com Puppet e o script Duik

 

Conheça o processo de criação desta animação

Galera, neste projeto iremos explorar o mundo das animações com Puppet. Vamos dar vida ao texto do AEdicas, pra criar uma personalidade para ele, algo um tanto quanto cartoon. Para isso, aplicaremos o Puppet, adicionando pontos que servirão como “esqueleto” da layer. A partir disso, poderemos distorcer a layer, quase como se fosse um personagem. Mas, só usar o Puppet pode ser um pouco complicado no After Effects, os controles ficam muito escondidos em cada layer. Por isso, contaremos com a ajuda do script Duik, uma poderosa ferramenta para criar controles e animações bem legais no After. Bom, vamos ao passo-a-passo deste projeto.

 

Aprenda ainda mais sobre a ferramenta Puppet do After Effects

Esta é uma das videoaulas onde usamos a ferramenta Puppet. Dê vida a suas fotos com esta incrível técnica no After Effects

fotosparalaxe

 

Compartilhe esta videoaula e participe do nosso crescimento

puppet_duik04

Esperamos que você tenha conseguido realizar este projeto e que tenha aumentado seu conhecimento com esta videoaula. Participe sempre que puder deixando seus comentários, dúvidas e sugestões.

 

Dúvidas? Escreve aí nos comentários.

 

Ótimas ideias a todos
Adriano Dorow Darosi

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

12 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *