Desta vez produziremos uma transição com estilo cartoon para você usar nos seus vídeos. Para fazer esta transição, usaremos Shape Layers e Efeitos nativos do Adobe After Effects. Acompanhe o passo-a-passo deste tutorial e descubra mais esta técnica. Você só vai precisar de uns 20 minutas para entender a técnica. Lembre-se de deixar um like no vídeo e compartilhar o nosso trabalho com seus colegas e amigos. Se precisar, disponibilizamos o projeto para download. Bom tutorial!
Galera, se precisarem de um template de After Effects entre no link ai embaixo. Você será redirecionado para a página do Videohive, um dos sites da Envato. Saiba mais no artigo do AEdicas sobre o assunto: Templates do After Effects no Videohive.
O que vamos precisar?
- Adobe After Effects (na videoaula utilizo a versão CC 2015)
- Cerca de 30 min para acompanhar a aula e criar sua própria transição.
Download do projeto e dos materiais da videoaula
Para que você possa acompanhar o tutorial, baixe os arquivos necessários e o projeto. Você será redirecionado para o site Gumroad, não se assuste, lá você pode doar o quanto quiser pelo projeto ou baixá-lo gratuitamente. No projeto, talvez, você encontrará uma versão um pouco diferente da que foi feita no tutorial, repare nas diferenças e aprenda ainda mais.
Se optar pela doação, saiba que este investimento será revertido na produção de mais conteúdo para o canal e blog do AEdicas. Agradecemos sua colaboração!
Escolha o valor e faça o download do projeto
Passo a Passo de como fazer a transição no After Effects
Tudo começa com uma composição quadrada com a largura maior do que o seu projeto final. Depois desenhamos um shape layer no formato de círculo bem no centro da comp. Adicionamos o Trim Paths e animamos o Start e o End dele, deixando uma diferença de alguns frames entre o início de cada um deles. Animamos também a espessura da borda do Shape e aplicamos o Repeater pra fazer cópias do original. Ajustamos as popriedades do Repeater para que possamos cobrir a maior parte da Composição. Ai aplicamos e ajustamos os efeitos Turbulence Displace, Roughen Edges e Simple Choker. Basta então, fazer cópias e alterar o In point de cada uma delas, mexendo também em suas cores e nas propriedades dos efeitos. Feito isso, aplicamos na composição final, duplicamos e giramos a cópia 180º. Para dar uma visual mais de filme frame a frame, pode-se usar um Posterize Time.
Inscreva-se no nosso canal do YouTube e Convide seus amigos!
Aprenda mais com as dicas e tutoriais do AEdicas…
Tutorial de After Effects: Liquid Motion Effect
Tutorial Adobe After Effects: Shape Layers, Motion Trails e Long Shadow
O que pretende fazer com estas dicas? Troque ideia com outras pessoas que assistiram à videoaula.
Ótimas ideias a todos.
Adriano Dorow Darosi – AEdicas e SpaceRocket
Eu queria saber se vocês fazem algum trabalho comercial com encomenda de vinheta por exemplo.
Com certeza.
Muito bom seus tutoriais!!!
Eu fiz download desse projeto e mais outros, mas como minha versão é CS6 eu não consigo utiliza-los, uma pena!
PS. no vídeo de lower third você disse que tinha disponibilizado os materiais e essas coisas, mas eu não achei eles nem na descrição do vídeo e nem aqui no site.
PArabéns pelos vídeos.
Olá Isabel, vou tentar salvar uma versão CS6 por aqui deste projeto. Sobre o Lower Thirds, o vídeo tinha sido programado pra entrar no YouTube, esqueci de publicar os materiais aqui no blog.
Acompanho o canal faz um tempo e não consigo baixar os projetos, até doaria mas não uso cartão de crédito, na tela onde preenche a doação não achei nenhum lugar pra baixar sem fazer a doação.
Pode ser que eu não tenha visto o local correto mas de qualquer forma está um pouco confuso essa parte. Fora isso o seu trabalho é show de bola, parabéns!!
Olá Bruno,
você deve colocar “zero” caso não queira fazer doação ali. Ai não vai pedir o cartão.
Ajuda! Acabei de fazer o download…o arquivo em .rar não consigo abrir! Estou usando MAC. O winrar não consegui baixar pro MAC!!! Como faço pra abrir os arquivos???
O que aparece de mensagem é: “VLC não pode ser aberto porque a identidade do desenvolvedor não pode ser confirmada”
Não estou com um MAC aqui pra testar o arquivo. Deveria descompactar normal, aqui está funcionando no PC.