Nesta videoaula, recriaremos o efeito das vinhetas do Canal Sony no After Effects, aprenderemos como utilizar a expressão Follow the Leader (siga o mestre) e como usar Expression Controls para ter mais controle sobre as expressões do projeto.

Conheça também Dan Ebberts e seu site, onde ele explica diversas expressões. Agradecemos ao leitor Alessander Pitu pela sugestão deste tutorial. Confere aí!
Imagem 01

O que vocês vão precisar

  • Adobe After Effects (o tutorial foi feito no CS5.5)
  • A expressão de Dan Ebberts Site:

delay = 5; //number of frames to delay
d = delay*thisComp.frameDuration*(index - 1);
thisComp.layer(1).position.valueAtTime(time - d)

 

  • Veja também a expressão modificada do tutorial:

delay =thisComp.layer("Expression Controls").effect("Delay")("Slider");
Y_offset = thisComp.layer("Expression Controls").effect("Y_Offset")("Slider");
d = delay*thisComp.frameDuration*(index - 1);
thisComp.layer(1).position.valueAtTime(time - d)+(0,Y_offset*(index))

 

Aprenda como criar o efeito Mouse Trails da vinheta do Canal Sony

 

Veja como ficará o projeto final:

 

Assista ao passo a passo de como criar esse efeito no After Effects:

O AEdicas quer ouvir você…

Imagem 02

Com este projeto você aprendeu mais uma expressão para facilitar seu trabalho no After Effects. Na maioria das vezes, precisamos criar as animações “na unha”, keyframe a keyframe, mas as vezes é possível facilitar o processo utilizando truques como esse. Tente, sempre que puder, utilizar controles de expressão para facilitar a modificação do projeto quando preciso. E é claro, não deixe de acessar o AEdicas e compartilhar nossas dicas.

  • Gostou desta expressão? O que você acha do uso de expressões no AE? Facilitam a vida ou são muito complicadas para usar no dia a dia de trabalho?

Um grande abraço e ótimas ideias a todos.

Adriano Dorow Darosi

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

24 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olá Adriano! Parabéns pelo tuto .. sempre de grande ajuda. A respeito do uso de expressões, são sim uma mão na roda, principalmente devido aos prazos. Apesar que, tem animadores (eu por exemplo) que preferem fazer a coisa mais natural, na mão saca? Pois muitas das vezes acaba tornando vício. Por exemplo: Eu animo teoricamente bem no After, mas devido ao uso de algumas expressões e script`s que acabam nos tornando viciados. Quando eu vou para um soft de 3D por exemplo, não consigo com que as minhas animações fiquem fluídas, e isso já é um retrato do vício em script`s. Mas devido aos prazos em produtoras, acaba que temos que ficar a mercê deles sabe. Bom, essa é a minha ideia sobre o uso deles. Mas ajudam bastante, isso sem dúvidas!

    • Acho que seu comentário ilustra muito bem este assunto. É bem por aí, não adianta ser o mestre das expressões e não conhecer o modo, digamos assim, tradicional de animar keyframes. As expressões ajudam, mas elas são apenas uma das ferramentas disponíveis. No caso das animações fluídas, vale muito a observação do mundo ao seu redor, a compreensão do que deve ser transmitido, bom gosto e, claro, o conhecimento das ferramentas. E, falando de animação em softwares 3D e fluidez, vejo que explorar o Graph Editor do AE é o canal, já que ele te mostra exatamente a aceleração e desaceleração como em programas de 3D. Ah e lembrei de uma coisa interessante, se você quiser no AE tem como mostrar o gráfico da expressão (no Graph Editor) e aí consegue-se entender o que a expressão está fazendo exatamente. Obrigado pelo comentário Max, essa sua ponderação é bem importante e deve passar pela cabeça de cada um de nós nessa situação.

      • Pois é cara, tem que aprender mesmo os conceitos básicos da animação, conhecer as ferramentas, sempre ver referências (e está aí um ponto positivo para as referências que são postadas aqui) e observar muito bem. Sobre o gráfico, eu comecei a dar uma olhada nele, e ver como se comporta, e estou aos poucos começando a aplicar em animações 3d também. Por nada cara, estamos aí. E parabéns pela iniciativa!

  • O engraçado é que estava procurando ontem essa expressão. Acabei a encontrando-a em outro lugar. Dai abri aqui hoje e tinha um post relacionado sobre isso, bacana!
    Eu apenas alteraria ela para facilitar no caso de sua layer que você quer que siga não estiver acima da layer que terá o delay:

    delay = 5; //number of frames to delay
    d = delay*thisComp.frameDuration*(index – 1);
    thisComp.layer(“Nome da layer que você quer que ela siga”).transform.position.valueAtTime(time – d)

  • Oi Adriano! Muito bacana o tutorial! O site em geral é muito legal! Estou iniciando meu contato com o After e tem sido bem produtivo pra mim acompanhar os teus posts. Tentei reproduzir esse tutorial e quando eu copio e colo a expressão na minha composição dá uma mensagem de erro. Tentei com a expressão original e também com a modificada – as duas dão mensagem de erro. Eu adoraria conseguir reproduzir esse efeito. Se tiver uma luz para me dar eu agradeço imensamente. Parabéns pelo teu trabalho! Grande abraço, Debora.

  • Olá Adriano, sou ilustrador e estou me aventurando no after pois gosto de animação, tenho um pouco de conhecimento de animação em flash, mas sempre achei esse software limitado mas creio que esse conhecimento está me ajudando. Procurando por tutoriais e expressões achei seu site. Gostei muito de várias das suas dicas, bacana sua iniciativa. Vou passar bastante por aqui. Abração.

  • muito bom estou iniciando no after effects e pode ter certeza que estarei sempre olhando suas video aulas gratissimo pelo seu interesse de dividir seus conhecimentos obrigado obrigado obrigado

  • esto com uma duvida, se eu quiser, fazer o mesmo efeito só que na VERTICAL, no tutorial está na horizontal e eu quero fazer de várias maneiras como, vindo de cima pra baixo, de baixo pra cima, na diagonal, etc…

    O que deve ser feito nesse caso?

  • Parabéns pelo vídeo, muito legal.
    estou iniciando no after effects, pretendo criar um vídeo em imagens 2d para promover a empresa que trabalho, queria saber se devo fazer animação por animação ou tudo junto?

    Abraços