O que preocupa você? Quais são os assuntos que instigam sua curiosidade, que intrigam você? E, qual é a relação que isso tem com o After Effects ou com o AEdicas? É simples, todas as suas preocupações, curiosidades e opiniões podem ser transformadas em um infográfico animado, produzido no After Effects, Cinema 4D ou o software que você quiser.

Esta é uma forma de expressar todas essas questões de forma criativa e interessante. E não é só isso, é também uma excelente maneira de praticar e respirar Motion Design, além de aumentar seu portfólio. Só para constar, esta história começou com uma ideia para um tutorial. Entra aí e respire esta ideia.

01

Antes de mais nada, o que é um Infográfico?

Esta resposta é simples, são gráficos com informações ou gráficos que representam informações. Eles são muito usados em revistas e jornais, onde textos e ilustrações se complementam para facilitar a compreensão por parte dos leitores. Os infográficos também deixam as informações mais dinâmicas e interessantes, principalmente, para nós que gostamos de design.

 InfograficoFonte: http://blog.crazyegg.com/

Mas os infográficos não são exclusividade dos ilustradores de revistas ou jornais, eles estão presentes e se fundem ao universo do Motion Design. Nesse universo, os infográficos ganham ainda mais vida e dinamismo, além de uma outra dimensão de possibilidades. E é nesse universo que o After Effects se lança.

Mobile Infographics from Özgür Atmaca on Vimeo.

 

Como posso criar um infográfico no After Effects?

Essa resposta é bastante ampla, vamos começar com a história deste infográfico do AEdicas. Tudo começou enquanto eu procurava uma ideia para um tutorial (e acabei encontrando), queria mostrá-los como tinha feito uma animação de um projeto no trabalho, mas não poderia utilizar esse projeto do cliente para isso. Precisava criar algo novo e simples para cumprir o objetivo rapidamente. Pra isso, comecei a pesquisar algumas informações sobre água, dados sobre o desperdício, etc., etc., etc. Depois, desenvolvi as telas como se fossem infográficos de uma revista, sempre lembrando que precisaria animar tudo e incluir alguns truques para o After Effects. Aí, foi só animar tudo, criar uma transição e acrescentar o áudio.

 

Desperdicio 02

O que você vai precisar para criar o seu

Essa não é uma grande história, mas podemos retirar alguns itens para te deixar mais próximo de criar seu próprio material:

  • Encontre alguma informação ou ideia para divulgar, algo que considerem interessante.
  • Represente esta ideia graficamente com ilustrações e textos curtos.
  • Coloque tudo no After Effects e desenvolva as animações e transições.
  • Pense em movimentos que contribuam com a sua ideia (como no caso da água subindo e descendo).
  • Inclua efeitos sonoros para melhorar ainda mais o entendimento.
  • Não deixe de criar o seu.

 

Não sabe como ilustrar sua história?

Se você tem uma ideia sobre o que criar seu infográfico, mas não sabe como irá ilustrar, tente o seguinte:

  • Fale com algum amigo designer e peça para ele criar uns gráficos, explique o que quer.
  • Procure por referências ou adquira alguns pacotes de infográficos em sites como Shutterstock
  • Busque em sites com elementos disponíveis de graça para projetos não comerciais, como o NounProject, especializado em ícones. Lembre-se de citar o autor dos gráficos quando compartilhar o vídeo.

 

Uma ideia, um infográfico – Crie seu próprio Infográfico e compartilhe conosco!

Desperdicio 03

Depois de plantar esta semente, espero que vocês consigam se inspirar para criar projetos pessoais, animações que tragam algum conteúdo que representem vocês. Isso vai ajudar no seu portfólio e melhorar suas habilidades em animação. Façam os seus e divulguem no grupo do AEdicas no Vimeo ou na página do AEdicas no Facebook. Espero que seja uma ótima experiência a todos.

  • Quais assuntos você gostaria de abordar em um infográfico?

 

Ótimas ideias a todos!

Adriano Dorow Darosi

 

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

3 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *