É claro que não estamos aqui para falar sobre parques de diversão. Aliás, a forma como eu descobri esta expressão não tem nada a ver com uma roda gigante. O fato é que iremos conhecer esta expressão aqui no AEdicas. Vamos lá!
Como cheguei a esta expressão
Apesar de usar uma roda gigante para ilustrar esta expressão, ela não tem nada a ver com isso, pelo menos não com a situação em que tive que criá-la. Precisei criá-la para salvar algum tempo durante um Job lá da produtora onde trabalho. Ao invés de animar tudo na mão, corrigindo a rotação de cada ícone, preferi me aventurar no mundo das expressões e da matemática básica. Chato, mas valeu a pena, porque permitiu melhorar a animação sem muitas dores de cabeça.
Vejam bem o frame acima, imaginem que isso tudo estava girando ligado a um Null, ou seja, em algum momento os ícones ficariam de cabeça para baixo, o que limitaria minha animação ou aumentaria o tempo de execução. Notei, enquanto ainda buscava uma solução manual, que bastava anular a rotação, subtraindo a rotação geral da rotação de cada ícone. Não entendeu nada, não é? Vamos esclarecer com este vídeo abaixo.
A expressão da roda gigante
Confira nosso passo-a-passo de como montar essa expressão:
Download do projeto com a expressão
Clique aqui para baixar o projeto. Este link irá redirecioná-lo ao site GumRoad, não se assuste.
O que dizer sobre as expressões do After Effects?
De tempos em tempos, aqui no AEdicas, falamos sobre expressões. Sempre existe uma para facilitar algum processo e sempre existirão as formas de fazer as coisas com expressões. Porém, nem sempre elas são fáceis de lidar ou se ajustam facilmente ao seu trabalho. Por isso, acredito que todo Motion Designer deve saber desenvolver as coisas “na mão” como dizemos, sem a ajuda de expressões ou presets, é uma forma de evitar contratempos no caso da expressão milagrosa se revelar inapropriada para determinado trabalho. Esse foi o caso desse trabalho, já sabia o que deveria fazer para resolver o problema que tive e por causa disso, acabei descobrindo como montar essa expressão para me ajudar.
-
Já criou uma expressão por necessidade?
Adriano Dorow Darosi
Ótimas ideias a todos!
Olá, Adriano, tudo bem?
Cara, boa dica ai!
Mas vou te sugerir uma bem mais fácil para essa ocasião.
Ao adicionar os objetos na comp você ativa a layer 3D e linka da forma que você fez no objeto central. Depois tu criar uma camera.
Após esse processo tu seleciona todas as layers que você não quer que rotacionem, clique com o botão direito e vai em transform > Auto-Oriente > Orient Towards Camera, e pronto. Rotacionando o objeto central as layers permanecerão na sua rotação inicial, conforme a expressão que você criou em no tutorial.
Abraço!
Emerson, obrigado por mostrar outra solução para o mesmo problema, achei ótima. Acredito que as duas sejam rápidas e fáceis de fazer, cabe a cada um decidir qual preferir. Muito obrigado.
Valeu, Adriano!
Muito bom a dica, vai ser bem útil, s´fiquei curioso pra ver o que te fez usar essa expressão! kk
Olá João, o trabalho em que usei essa solução está no meu Vimeo, chama-se Marktur. http://www.vimeo.com/adrianodorda
daria para vc enviar o donwload do projeto para gente treinar.
obg!!!
Vou colocar o download no post, com certeza.
Para quem é mais limitado e tem medo de expressões (eu) esses tutoriais de expressões simples podem estimular quem tem esse receio.
Parabéns pelo vídeo, didática e pelo Blog.
Obrigado Baltazar. Acho que é bem por aí, perder o medo. Além disso, se tiver o hábito de guardar os projetos com as expressões, sempre dá pra recuperar e adaptar. Sempre ajuda.
Vlw pelo comentário!
Amigo vi no seu vídeo que ao importar o arquivo AI ele vem em camadas, tentei varia vezes fazer essa façanha porém só importa uma única camada.
Como poderia proceder?
Dê uma olhada nesse post aqui do AEdicas, irá ajudar https://aedicas.com/dicas2/dica-rapida-illustrator-para-after-effects-preparando-as-camadas/
Cara, bem legal sua dica! Eu faço de um modo que acredito ser ainda mais simples, apenas seleciono o linko o rotation da cadeira no do eixo principal (na expressão e no parent) e completo com *-1, por exemplo ficaria assim: thisCompLayer(“Roda”).transform.rotation;*-1. Esse menos um vai inverter o movimento da cadeira em relação a roda principal, e vai deixa-la sempre estavel.
Abraços!
Ah legal Gustavo, vou tentar dessa maneira ai.
Depois faça um tutorial ensinando como se importa pra fora!
Abrass
Hahaha, todo mundo tem seus vícios…
Cara, muito obrigado. Você acaba de salvar meu job aqui, rs Tava precisando fazer esse efeito e fiquei perdidão, depois de tanto quebrar a cabeça, recorri ao papai google e me deparei de cara com seu vídeo. Muito bacana, continue com esse projeto. Deus te abençoe, valeu!
Valeu brother! Aquele abraço!