Há umas duas semanas postamos o vídeo Desperdício de Água e dissemos que haveria um tutorial sobre ele. Aqui está o tutorial.

Nesta videoaula, aprenderemos como criar um infográfico com artes feitas, quase que 100% no After Effects (apenas o mapa do Brasil é de um arquivo de Ilustrator). Dentre os recursos que usaremos estão: o Graph Editor (ou editor de curvas de animação), TrackMattes e a aba Transparency do After Effects. Acompanhe o passo-a-passo de como criar um infográfico.

Leia o post anterior sobre este projeto

Desperdício de Água – Uma ideia, Um Infográfico

01

 

 Veja o resultado final do projeto desperdício de água*

* Durante a gravação do tutorial, fizemos algumas modificações no projeto

 O que é preciso para fazer?

  • Adobe After Effects.
  • O mapa do Brasil em Illustrator.
  • Cerca de 2 horas para completar o projeto.

 

Download do Mapa do Brasil e do projeto

Mapa do Brasil e projeto Desperdício de Água.

Desperdicio 02

 

 Acompanhe o passo-a-passo do projeto Desperdício de Água

Assista ao tutorial. Nele você vai aprender sobre os recursos de TrackMatte, Transparency e GraphEditor (editor de curvas de animação). Além disso, vamos explorar algumas ideias de transições e seguir um workflow para montagem do infográfico.

Aproveite os vetores do Shutterstock para criar seus infográficos

Shutterstock

Pra quem não tem muita habilidade em desenho e que prefere apenas animar as telas prontas, uma dica é utilizar os vetores de um banco de imagens, como o Shutterstock. No site, você encontrará diversos ícones e materiais para usar em suas animações. Saiba mais.

 

Infográfico no VideoHive

Se você estiver procurando por infográficos pré-animados, dê uma olhada no site do VideoHive, são várias opções de templates de After Effects prontinhos para receber os dados que você precisa. Clique aqui para acessar.

 

Gostou? Então adquira este template no VideoHive.

 

Agora é com vocês…

Desperdicio 03

Agora que você já pegou o espírito da coisa, é hora de criar seu próprio projeto de infográfico. Encorajo você a criar um infográfico com alguma opinião ou informação que considera interessante. Esta será uma forma de treinar suas habilidades com o After Effects e de criar um projeto pessoal para seu portfólio. Quando terminar seu infográfico, deixe o link nos comentários.

  • O que você acha dos vídeos infográficos?
  • Você prefere ler textos ou assistir a mesma informação em um vídeo infográfico?

 

Ótimas ideias a todos.

Adriano Dorow Darosi

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

12 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Muito bom. Seria interessante um tutorial relacionado com o tema carnaval 😀
    podia tambem em ensinar a fazer este efeito que o pedro aquino fez?
    http://www.youtube.com/watch?v=_K0mAjXhhZ0&feature=c4-overview&list=UUVM2M2Djfe-MNZ_3JySVegg
    tb gostava de um tutorial seu neste efeito
    http://www.youtube.com/watch?v=s8m1Sci5xFE

    o primeiro efeito o pedro aquino nao tem tutorial e eu queria muito que vc fizesse mais o do carnaval
    tb gostava que nos ensinasse a criar esse efeito que o pedro ja tem tutroial depois queria ver como fica o efeito sendo voce a fazer e com o seu logo pode fazer isso? cumprimentos

    • Vou dar uma olhada nesses vídeos e ver o que conseguiria fazer. Para fazer um de carnaval vai ficar muito em cima da hora. Mas com certeza tentarei fazer algo no estilo, ou melhor, algo diferente um outro efeito, já que já existe um tutorial do Pedro.

  • Muito boa a iniciativa Adriano.
    Acompanho teu site faz uns dois meses, desde o início do ano. Aprendi quase tudo que eu sei em AE até agora com teus tutoriais.
    Trabalho na TV Feevale, uma TV universitária. E surgiu pra mim uma tarefa um pouco antes do teu post, de criar uma série de breaks televisivos com várias dicas relacionadas ao consumo e ao meio ambiente em geral. A partir de vários tutoriais teus de motion graphics, até os de preparação de arquivos no Illustrator, consegui ter resultados bacanas com meus vídeos.

    http://vimeo.com/user25074685
    Postei quatro deles aqui, e gostaria da tua opinião ou alguma sugestão para melhorar nos próximos.

    Muito obrigado por criar tutorias claros e objetivos que realmente dão vontade de aprender a ferramenta. Já indiquei teu site pra todos os colegas de trabalho e de faculdade. Um grande abraço!

    • Ah que legal Guilherme! Que bom que está aprendendo aqui conosco. Conheço a TV Feevale, já estive aí na Feevale, em um Intercom.
      Dei uma olhada nos teus vídeo e acho que estão bem bacanas mesmo. A única sugestão que te dou é dar uma estudada nas curvas de animação, pra controlar melhor a velocidade de entrada e saída dos elementos. Ah! Pesquisa os 12 princípios da animação (bem lembrado, tenho que fazer um post sobre isso, ótima sugestão), tem uns conceitos legais da animação clássica que dá pra aplicar em Motion Graphics.
      E muito obrigado por indicar para os colegas! Grande ajuda!

    • Igor, obrigado pelo incentivo! Cara, as animações deste vídeo são simples, posição, rotação, escala, questão de montar as telas e animar. Difícil é desenhar algo neste estilo, isso pra quem assim como eu, não é ilustrador hehe. Abraço.