Em mais um tutorial aqui do AEdicas, vou mostrar como usar o preset Amortype para fazer uma animação fluída de texto, como um amortecedor, mas animando letra por letra.

Pela definição parece difícil, mas é muito fácil, já que funciona através de um preset que nós veremos na videoaula. E é claro que não vamos parar apenas no preset, vamos ir um pouquinho mais além e deixar a animação mais encorpada. Quer aprender como faz? Entra ía e confira.

728x90_V1

Depois de uma semana trabalhando em projetos freela (o que sempre é bom pra complementar a renda), estou de volta aqui com vocês. Agradeço a preocupação e a cobrança daqueles que sentiram falta de um tutorial na semana passada; “E aí, por que não teve tutorial esta semana?”. Fico feliz e motivado com a participação de cada um de você e só pra avisar, vou responder os comentários que deixei passar. Mas, chega de enrolar vocês, vamos ao que interessa.

img_typeanim03

 

Resultado final do projeto Amortype Animation

O que é preciso para fazer?

  • Adobe After Effects (o tutorial foi feito no CS5.5)
  • Preset Amortype 2.0.
  • Cerca de 15 minutos do seu tempo.

 

Download do projeto Amortype Animation (After Effects CS5.5)

img_typeanim02

Para que você possa acompanhar o tutorial, baixe os arquivos necessários e o projeto. Você será redirecionado para o site Gumroad, não se assuste, lá você pode doar o quanto quiser pelo projeto ou baixá-lo gratuitamente.

 

Download do projeto – Amortype Animation.

 

Conheça o processo de criação desta animação

Este projeto é bem fácil e bastante útil, vale a pena guardar como um coringa para animações de texto. Basicamente, vamos aplicar o Amortype 2.0 e ele fará boa parte do trabalho. Como o preset já coloca vários controles para controlar as expressões que ele cria, precisaremos apenas de pequenos ajustes. Depois de aplicar o preset e acertar os parâmetros, iremos encorpar um pouco mais a animação, duplicando a layer de texto e modificando o visual de cada uma das cópias, pra deixar mais legal. Vamos lá, confira o passo-a-passo na videoaula.

 

Aprenda mais sobre expressões…

img_typeanim01

Pra você que se interessa por expressões, vale a pena dar uma olhada no site do Dan Ebberts, o cara é fera neste assunto. Este preset foi desenvolvido com a ajuda dele e dá pra ver o resultado do trabalho dele. Dá uma passada ali. Mas se você não é adepto a lógica, matemática e expressões, conhecer o preset já basta, hehe.

 

Compartilhe esta videoaula e participe do nosso crescimento

 

Dúvidas? Escreve aí nos comentários.

 

Ótimas ideias a todos
Adriano Dorow Darosi

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

14 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olá Adriano,
    Primeiramente parabéns pela iniciativa do site, admiro muito seu trabalho.
    Estou com uma dúvida com relação a esse preset, por que tenho um texto maior que esse do tutorial e gostaria que a velocidade dele fosse mais rápida, que ele entrasse com menos de 1 segundos no máximo, mas não consigo modificar isso. Pensei que faria isso diminuindo o item “Duration”, mas sempre dá algum erro quando diminuo ainda mais do que está ali (que já é um número bem pequeno).

    Obrigado.

  • Gostei muito da dica! Obrigado!

    Sobre o preset, recomendo utilizar com muita precaução porque ao modificar os valores, pode dar erro na expressão e a sua criação vai danificar. O pior é que não dá pra voltar atrás quando aparece a mensagem de erro com Ctrl+Z. Comigo, por exemplo, fiz a sequência do tutorial, mas quando inventei de experimentar os valores do Offset e Decay no Amortype, deu erro no código e perdi a camada toda. Sumiu da animação. Acredito que seja por conta de valores que não possam ser divididos, como o zero.

    Mas também é estranho, porque às vezes não dá. O preset quebra um puta galho, mas para brincar com ele é bom fazer backup duplicando camada e ir testando o valores aos poucos, sem números exagerados ou pequenos demais. E salvar, claro. rs

    • Ronan, é como você falou, quando coloca o valor 0 no slider control da expressão, ele vai dividir por zero e vai dar erro. Pra consertar, vc precisa primeiro colocar um valor maior que zero. Depois, aperte EE (“e” duas vezes é o atalho que mostra as propriedades com expressões no After) e ative as expressões novamente, tem um símbolo de diferente, um igual cortado com um traço. Clicando ali deve resolver o problema. Lembrando que este preset coloca expressões em 3 lugares diferentes.