Mais uma semana com animação de ícones! Desta vez, algo mais simples e nem por isso menos importante.

Nesta videoaula, veremos como animar uma xícara de chá, usando apenas o Illustrator com as camadas separadas e o After Effects. Aprenderemos a pensar melhor em nossas animações e a utilizar alguns truques “de preguiçoso”, como usar máscaras em Add e Subtract para separar ainda mais o objeto no After. Não tem muito pra falar desta animação, você precisa assistir ao tutorial. Entra aí! E depois, não esqueça de compartilhar!

 

img_xicara01

 

728x90_V1

 

Resultado final do projeto Animação de ícone 02: Xícara de Chá

O que é preciso para fazer?

  • Adobe After Effects (Tutorial foi feito no CS5.5).
  • Trapcode 3D Stroke – Red Giant (Usado para animar a fumaça saindo da xícara)
  • Cerca de 40 minutos do seu tempo.

 

Download do projeto Animação de Ícone 02: Xícara de Chá (After Effects CS5.5)

img_xicara02

Para que você possa acompanhar o tutorial, baixe os arquivos necessários e o projeto. Você será redirecionado para o site Gumroad, não se assuste, lá você pode doar o quanto quiser pelo projeto ou baixá-lo gratuitamente.

Projeto Animação de Ícone 02: Xícara de Chá

 

Conheça o processo de animação deste projeto

Como em muitos projetos, a coisa começa no Illustrator, mas desta vez, você já vai ter o ícone com as layers separadas, aproveite esta colher de chá. Depois do arquivo de AI preparado, tudo fica bem mais fácil, no After Effects, precisamos apenas usar os parâmetros básicos para animar este projeto. Claro que nem tudo é tão fácil e rápido, é preciso estar atento ao timing das animações e a relação entre os keyframes. Por isso, olho no Graph Editor e imagine o mundo onde está inserido este ícone. É preciso também, imaginar a relação deste ícone/objeto com o ambiente natural dele, qual sua física. Vamos ao processo para estimular sua criatividade em novos projetos. PS: As Comps estão com o nome “Xícara de Café”, era pra ser o projeto inicial, mas com a cordinha acredito que ficou mais interessante.

 

Extras

Veja também no AEdicas, algumas videoaulas que poderão ajudá-lo a criar projetos como este.

Animação de Ícone: Câmera Fotográfica

Dica Rápida: Script Move Anchor Point

Preparando os arquivos do Illustrator: separando em camadas

 

Agora é com vocês…

img_xicara03

Chegamos ao final de mais uma videoaula do AEdicas e agora, mais uma vez, é a sua vez de criar um projeto personalizado para compartilhar conosco. Imagino que você deva estar com várias ideias depois deste tutorial. Então, que tal ir preparar um chá ou um café para assimilar o que aprendeu aqui? Esta é uma parte muito importante, destine 5 minutos para processar as informações e depois mão na massa. Quero ver o que vocês vão criar a partir deste projeto!

  • E aí, gostou da videoaula? Se gostou, por favor, ajude a compartilhar! Ficaremos muito felizes com isso!
  • Alguma dificuldade em acompanhar a videoaula?
  • Já fez a sua? Envie ai pra galera ver.

 

Compartilhe esta videoaula e participe do nosso crescimento

 

Dúvidas? Escreve aí nos comentários.

 

Ótimas ideias a todos
Adriano Dorow Darosi

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

13 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Carabfaz tutorial mais vezes por semana!
    Faz coisas mais avançadas de motion graphics e outros ícones e mais tutoriais em cada semana
    Cara esse tutorial foi bem simples, faz uma coisa mais avançada ta ligado?
    CE sabe um cara que e o Pedro Aquino, faz paradas mais avançadas mais legais ensina para nos como que faz um projeto de motion graphics avançado. Mostra para gente você fazendo seu projectos fodas CE posta esses reais e essas shits muito todas e depois não mostra para gente nada avançado. Faz tutorial de mais animações de texto 2d avançadas, particulas luminosas, objectos quebrarem-se
    Faz tutorial logo, hoje

    • Esse tipo de comentário me revolta.
      O cara vem no blog para criticar o trabalho que o Adriano faz com a maior dedicação possível, chega ao ponto de ser ridículo.
      Você, Antonio Malandro, deveria ter vergonha na cara e aprender a agradecer e respeitar o trabalho das pessoas. Com essa sua atitude você não vai chegar a lugar nenhum.
      Todos os tutoriais do Adriano, não ensinam a fazer uma coisa só, mas, ensinam a técnica(que pra mim é a mais importante) pois com ela posso realizar também outras coisas que sejam diferentes do tutorial.
      Um abraço e seja mais humilde.

      • se voce ver bem, se voce for la no canal do mt mographics o cara domina muito mais que o aedicas. so tou dizendo para trazer tutorial mais avancado e masi frequente mano!
        alguma coisa no genero map fold effect que o cara tem tut em ingles e eu queria perceber ele em portugues!
        um efeito de morph tb seria bom como disse o juan ribeiro ou mesmo outras animacoes 2d

        • Antônio, eu entendo sua inquietação, passo pela mesma situação cada vez que faço um novo tutorial. Infelizmente, não trabalho apenas com meu blog, sou empregado de uma produtora e tenho muito pouco tempo por semana para investir no site. Quero chegar ao ponto de colocar 5 tutoriais por semana e mais 5 dicas pra completar. Falta tempo e equipamento. É por isso que prefiro focar num público maior e crescente que são as pessoas que acabaram de descobrir o After Effects. Sei que estamos certos por causa do feedback positivo que recebo dos nossos leitores a cada dia. Mas digo a você, continue assistindo a maior variedade de tutoriais possíveis, seja no AEdicas ou em qq outro canal ou site, sempre inquieto e querendo mais. Abraço.

  • Olá Adriano, parabéns pelo excelente tutorial.
    Você poderia abordar um tutorial sobre morph em motion graphics ?
    Tenho um pouco de dificuldade nessa área.
    Desde já agradeço.
    Continue com esse brilhante trabalho.
    Um grande abraço 😀

  • cara, não consigo utilizar a xicara num projeto que ja tenho. da um erro dizendo que a textura da xicara é menor, ai não da pra renderizar.