Nesta videoaula em português do AEdicas, exploraremos a animação de um ícone no After Effects. Seguiremos as etapas do processo e usaremos a criatividade para deixar a animação mais interessante e dinâmica durante o tutorial.

Para aprender ainda mais, veremos como começar o projeto a partir do Illustrator, separando e preparando o arquivo para usá-lo no AE. Já no After Effects, animaremos os elementos do ícone e adicionaremos elementos, como shape layers e solid layers para melhorar a peça de Motion Graphics. E aí, tá a fim de aprender mais uns truques com After Effects? Então, entra aí e assista a videoaula.

camera03

728x90_V1

 

Resultado final do projeto Animação de ícone: Câmera Fotográfica

 

O que é preciso para fazer?

  • Adobe After Effects (Tutorial foi feito no CS5.5).
  • Adobe Illustrator (Tutorial foi feito no CS5.5)
  • Cerca de 01 hora do seu tempo.

 

Download do projeto Animação de Ícone: Câmera Fotográfica (After Effects CS5.5)

camera02

Caso sinta dificuldades ou queira apenas estudar o projeto, aqui estão os arquivos para download. Você será redirecionado para o site Gumroad, não se assuste.

Projeto Animação de Ícone: Câmera Fotográfica.

 

Acompanhe o passo-a-passo do projeto

camera04

Nesta videoaula em português, você aprenderá como animar o ícone de uma câmera fotográfica no After Effects. Para isso, começaremos com uma arte, semelhante a que você receberia de uma agência, no Illustrator. A arte deste ícone será separada em layers, para que no After Effects, cada elemento possa ser animado separadamente. Além dos elementos prontos no Illustrator, acrescentaremos uma pitada de Shape Layers e seus Contents para melhorar a apresentação da animação. Por fim, os mattes completaram a composição ajudando a revelar os textos da peça. Assista ai ao tutorial.

Extras do Tutorial

Nesta videoaula, falamos sobre assuntos de outros posts e dicas aqui do blog. Para que você não fique perdido, aqui estão os links para você pesquisar mais sobre.

Dica Rápida: Script Move Anchor Point

Preparando os arquivos do Illustrator: separando em camadas

 

Agora é com vocês…

camera01

Agora que você já sabe com se faz esta animação, é hora de criar outra com algum ícone que achar interessante. Tente explorar os truques de shape layers aprendidos nesta videoaula. Não pense apenas em como fazer para entrar com os elementos, mas também, acrescente elementos que façam sentido e deixem o vídeo mais dinâmico, bonito e interessante. Esta é a dica que fica ai para vocês.

  • E aí, gostou da videoaula? Se gostou, por favor, ajude a compartilhar! Ficaremos muito felizes com isso!
  • Alguma dificuldade em acompanhar a videoaula?
  • Já fez a sua? Envie ai pra galera ver.

 

Compartilhe esta videoaula e participe do nosso crescimento

 

Dúvidas? Escreve aí nos comentários.

 

Ótimas ideias a todos
Adriano Dorow Darosi

 

 

Adriano Dorow Darosi

Publicitário, Editor, Motion Designer, fundador do AEdicas e namorado de uma professora universitária.

View all posts

24 comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Valeu cara.
    Estou gostando muito destes tutoriais principalmente porque, você está falando sobre os [contents] dos Ae onde ninguém sita ou faz referencia de como usar.
    Por isso gostaria de aproveitar o espaço para pedir tutoriais que explorem mais este conteúdo.
    Valeu sucesso.

    • Ainda estamos nos preparando para criar tutoriais que usem Cinema 4D. Esta barra de informações deve ter sido feito em parte no C4D e After Effects. Vou anotar suas sugestões aqui Luis. Já viu nosso novo tutorial de animação de ícones? Veja lá.

  • Olá ,adriano .. queria tirar uma dúvida , gostaria se saber como faço a sonoplastia , se faço as animações com base na trilha ou se vou ajustando a trilha conforme as animações.

    • Eu prefiro sonorizar depois de criar as animações. Como no caso deste projeto aqui. Fiz as animações e depois escolhi uma trilha que desse um Up no vídeo. Depois disso, sincronizei os efeitos sonoros com as animações.

  • Ola Adriano, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho, acompanho todos os seus tutoriais e esse é o primeiro que tenho dificuldade, tentei vários formatos de arquivo(psd, png etc), vetores, logos e etc, e pra mim essa dica não deu certo, eu clico em release to layers e apenas gera outro layer com a mesma imagem sem estar separados os layers. Obrigado.

  • Olá Adriano! Gosto muito dos seus tutoriais e sempre os estou reproduzindo aqui, tentando aprender. Com esse não tive problemas, exceto ao fazer o obturador. Quando mexo no position do shape 1 (instruções perto dos 18:47 do vídeo), o repeater se move por inteiro, e não separadamente. O que pode ser isso?
    Obrigado pela atenção, ótimo trabalho 😉

      • Oi Adriano, melhores videos de tutoriais de AE que eu já vi em portugues são seus, continua com esse trampo cara. =D

        To com o mesmo problema do Vitor. O que você explica em 12:40 não acontece aqui. Estou mexendo exatamente no mesmo local, Transform: Shape (tentei nos outros transforms mas nenhum deu o mesmo efeito, sempre mexe todo o shape.) o que pode ser?

        obrigado cara
        abraço

  • Olá Adriano, tudo bem?

    Primeiramente quero agradecer pelas vídeo aulas e dizer que você tem me ajudando bastante nessa nova jornada, sou iniciante no AE e a pouco tempo comecei um curso e estou sempre de olho no seu site pra buscar ainda mais conhecimento na área. AE nunca foi a minha “praia” pois sou designer gráfico e confesso que estou gostando bastante do programa e tentando me acostumar com algumas coisas que estão sendo novidades pra mim.

    Tenho uma dúvida em relação a essa vídeo aula, quando você aperta F9 e entra no Graph Editor, o meu fica diferente do seu, dá só uma olhada:

    http://i.imgur.com/P27LrW9.png

    Eles não ficam curvados como o seu ficou, como você fez?

    Grande abraço!

  • Olá, Adriano!

    Estou fazendo um projeto em que preciso incluir um shape layer com este mesmo efeito do flash da camêra e me lembrei deste seu tutorial.
    Porém comigo aconteceu a mesma coisa que vi em dois comentários anteriores, eu altero o position no transform do shape e o position movimenta o shape por inteiro para o lado, e se eu altero o position no transform do Repetear, ele altera como numa linha os vértices e não como uma esfera.
    Teria alguma luz para me orientar?

    Muito obrigada!
    E sempre mandando muito bem nos tutoriais, parabéns!

    • Olá Luciana,

      Eu também estava com esse problema, depois de 4 horas testando cada possibilidade e queimando meus neurônios, descobri o motivo do problema.
      O problema começa na hora que geramos o repeater, tem que ter muita atenção e isso passa desapercebido na hora de fazer o tutorial. Certifique-se de que esteja selecionado o Contents e não Shape da “layer” na hora de gerar o repeater, caso vc o Shape esteja selecionado o repeater será gerado dentro do shape, junto com o Path, Stroke, Fill e Transform e então não teremos o controle esperado. Não sei se vc me entendeu, qualquer coisa me envie um mail que te explico mais detalhado com printscreen. rogerio.labs@gmail.com

      • Que bom que conseguiu encontrar uma solução para este problema Rogério. Nunca tinha percebido a diferença na hora de criar. Obrigado por compartilhar ela conosco. E Luciana, espero que resolva o seu problema tbm. Valeu Galera.

  • Olá Adriano,

    Estou com o mesmo problema da Luciana e do Tim, conseguiram resolver o problema??
    Vou pesquisar enquanto aguardo a resposta do Adriano, caso eu descubra venho deixar a solução.

    Abraços.

  • Vlw cara, estava pesquisando na web alguma coisa sobre este tipo de efeito, apesar de não ser exatamente o que eu buscava, isso me deu alguma ideias e como ainda estou aprendendo a trabalhar com o Ae isso vai me ser muito útil. Salvando aqui nos favoritos!